regulamentos.jpg

10 certificações de TI

Postado por Equipe BandTec

Muitos profissionais de TI desejam aperfeiçoar suas habilidades técnicas e intelectuais, além de suas competências na solução de problemas, para se tornarem verdadeiros líderes de Tecnologia da Informação em ambientes corporativos.

As 10 principais certificações de TI

Uma opção rápida e que funciona como um “antibiotico na veia” são as certificações. Com elas é possível complementar o conhecimento acadêmico obtido em cursos de  graduação e pós-graduação e, ainda, abrir as portas para atuar em empresas focadas em softwares, plataformas e produtos tecnológicos específicos. Tudo isso em um curto período de tempo, em apenas três meses, o profissional pode se preparar e realizar várias das provas de certificação dos principais fabricantes de TI.

Então, se você quer acelerar sua carreira e se destacar no mercado, confira nossa seleção das 10 principais certificações de TI:

1. Project Management Professional, da PMI (Project Management Institute)

Qual corporação não necessita de um idealizador e gerente de projetos? É claro que, quaisquer projetos de tecnologia demandam um líder apto a elaborar e gerir cada etapa de sua execução.

A certificação PMP é a mais indicada para quem deseja alcançar cargos de gestão e liderança em tecnologia da informação, com salários variáveis entre 4 mil reais e 10 mil reais, por mês.

2. Information Technology Infrastructure Library (ITIL™)

Trata-se da metodologia de referência para implementação de processos e infraestruturas de TI mais utilizada no globo. As normas ITIL™ estão organizadas oficialmente em 40 livros, onde se encontram padronizadas como recomendações das melhores práticas de tecnologia da informação. O ITIL™ é composto por módulos. As etapas fundamentais são o “IT Service Support” e o “IT Service Delivery”.

Curso de Gestão de TI (ITIL e Cobit)

3. Certificações Oracle

Para quem sonha em ser um profissional de Database ou de Banco de dados e abrir oportunidades de trabalhar com processos de Big Data essa é a melhor alternativa. A Certificação Profissional Avançada de PL/SQL da Oracle, por exemplo, é focada em PL/SQL (server-based) e construção de aplicações de internet fundamentadas em dados não estruturados para Oracle 9i e Oracle Database 10g, um pré-requisito da Oracle PL/SQL Certified Associate.

4. Certificações Microsoft

Nem seria necessário dizer que a Microsoft é uma das gigantes mundiais em Tecnologia da Informação. É exatamente por isso que os profissionais com suas certificações são extremamente “cobiçados” pelo mercado.

A Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD), por exemplo, pode ser conquistada após a conclusão de três etapas: comprovar conhecimento em HTML5, JavaScript e CSS3; na sequência comprovar aptidão em desenvolvimento de aplicações web ASP.NET MVC 4; e por fim, no desenvolvimento em Windows Azure e serviços web.

5. CompTIA

A CompTIA é uma associação global de TI que fornece certificações nos seguintes níveis: básico, profissional e especialista. A elaboração dos exames da CompTIA é feita com o apoio de grupos internacionais e especialistas renomados para definir todas as competências necessárias ao candidato.  Muitos dos exames exigem conhecimento em mobile device management, troubleshooting, segurança e infraestrutura de rede.

6. TOGAF

O TOGAF (The Open Group Architecture Framework) é uma referência de arquitetura corporativa, focada em fornecer padrões globais para desenho, planejamento, implementação e gestão de arquiteturas, de modo a estabelecer uma linguagem comum entre os arquitetos de TI.

7. International Business Machines (IBM)

Por meio da IBM Brasil o profissional de TI consegue adquirir certificações em conceitos como UML, SOA, RUP e tecnologia XML. Também é possível conseguir certificações em produtos Information Management (U2, DB2, Optim, Content Manager, Informix, SolidDB).

De acordo com o IDC, as chances de um profissional com certificação IBM conquistar um emprego aumentam em 53%.

8. Certified Internetworking Expert - CISCO

As certificações da CISCO também validam as aptidões técnicas de arquitetos de infraestrutura e redes convergentes e complexas, além de fornecerem conhecimento em aplicações dependentes da internet, por meio de treinamentos rigorosos e recursos para atualizações contínuas do aprendizado.     

9. Control Objectives for Information and related Technology (CobiT)

O CobiT é um conjunto de diretrizes idealizadas em framework, voltadas para auditoria de processos, práticas e controles de TI, com abordagens de redução de risco e enfoque na integridade, confiabilidade e segurança. De forma resumida, o CobiT é a união de ferramentas para alcance da excelência em TI.

10. Certificações EMC

A EMC é uma das líderes em soluções de TI e promove certificações nas seguintes vertentes: BRS Specialty (Backup and Recovery Systems) e Consolidate Specialty (Storage and Big-Data). Com elas, o profissional estará apto a implementar produtos como Datadomain, Avamar, Networker (produtos BRS), Isilon (produtos Mid-Range) e VXN.

Se você deseja conseguir essas e outras certificações, é necessário procurar uma instituição de ensino que prepare especialistas em tecnologia da informação para prestar os devidos exames.


É importante frisar por fim, que, embora a formação para certificações sejam rápidas (entre 2 e 3 meses) elas condicionam o profissional a trabalhar somente com tecnologias específicas, de determinados fabricantes, impedindo uma atuação generalista caso não haja outras especializações no currículo.

vestibular2016

 

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: