Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

10 profissões de TI em alta para 2016

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Notícias

Nos últimos dois anos estamos vendo diversas empresas mudando suas estratégias para acompanhar as tendências tecnológicas do mercado. Esse cenário tem sido muito favorável aos profissionais de TI, que são procurados para auxiliar estas mesmas empresas em sua jornada rumo ao digital.

Pensando nisso, a revista ComputerWorld EUA realizou uma pesquisa com algumas empresas norte-americanas para mapear as profissões que estarão em alta durante este ano. As informações obtidas mostram um foco em arquitetura, programação e cloud. Confira a ranking abaixo:

O6NM390.jpg

1º Arquitetura de TI

Segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados disseram que pretendiam contratar profissionais para essa qualificação ainda este ano. Uma mesma pesquisa foi realizada em 2014, todavia, este cargo não constava na lista. O fato de estrear no topo não é uma surpresa, já que há uma grande demanda por profissionais nesta área.

2º Programadores e Desenvolvedores

A demanda por esses profissionais segue aumentando, principalmente quando falamos de mobile e sistemas orientados à Internet das Coisas, onde cerca de 40% dos participantes da pesquisa disseram ter planos de contratações nestas qualificações.

3º Gestores de projetos

Em 2014, este posto ocupava a segunda posição na pesquisa, porém sofreu uma leve queda, com 39% dos respondentes dizendo que iriam ampliar suas equipes quanto a gestão dos projetos.

4º Big Data

A procura por profissionais familiarizados com a tratativa de grandes volumes de dados vem ganhando importância no mercado. Segundo a pesquisa, 36% dos respondentes estão buscando profissionais para esta posição.

5º Business Intelligence/Analytics

Profissionais que saibam traduzir tendências e padrões em informações relevantes para as empresas são bem valorizados pelo mercado, e isso pôde ser observado na pesquisa, já que 34% dos participantes afirmaram que planejam contratar esse tipo de profissional.

6º Help desk

O suporte técnico é uma parte muito importante no segmento tecnológico, e a pesquisa revela que 30% dos respondentes planejam incrementar suas equipes para esta tarefa.

7º Administrador de banco de dados

Cerca de 25% dos participantes revelaram que pretendem contratar profissionais para esta tarefa no ano de 2016. Comparando com 2015, a procura avançou uma posição. O interesse nesses profissionais seria em projetos envolvendo big data, BI e analytics, demandando especialistas em tecnologias como SQL, Oracle, DB2 e Hadoop.

8º Segurança/Compliance/Governança

Há um ano, esta posição ocupava a quarta colocação. Segundo a pesquisa, um quarto dos respondentes revelaram a pretensão pela contratação desses profissionais.

9º Cloud/SaaS

As novas tendências de computação em nuvem vêm ampliando a busca por profissionais com estes conhecimentos específicos. Na edição de 2015 desta pesquisa, esses profissionais ocupavam a 12ª posição.

10º Desenvolvedores web

Embora a procura tenha caído em um ano, já que em 2015 o cargo ocupava a 5º posição da lista, cerca de 24% dos respondentes planeja contratar desenvolvedores web em 2016. De fato, essa qualificação deve continuar ocupando a lista ainda por um tempo, considerando a expansão massiva das tendências digitais nas organizações.

Assim, podemos constatar que a situação do mercado de TI vai muito bem, obrigado. As vagas para profissionais com conhecimentos específicos não param de surgir, e os salários tendem a aumentar devido a carência de mão de obra capacitada. Para isto, uma formação completa que acompanha as tendências do mercado é extremamente necessária, e a Faculdade BandTec pode te ajudar neste quesito. Como? Clique aqui para saber mais.

Fonte

http://computerworld.com.br/conheca-dez-profissoes-de-ti-mais-quentes-em-2016

vestibular2016

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: