regulamentos.jpg

A importância do profissional de TI na estratégia de negócio da empresa

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI

O cenário corporativo global vem experimentando mudanças expressivas no que diz respeito à elaboração de estratégias de expansão e, principalmente, de evolução de desempenho para sobreviver às instabilidades e complexidade do mercado. E em meio a essas mudanças, a tecnologia da informação tem se configurado como a chave da descoberta de soluções com potencial para agregar vantagem competitiva.    

Com a tecnologia cada vez mais inclusa no âmbito estratégico das empresas, o profissional de TI precisa ter domínio não apenas de software e hardware em seus aspectos técnicos, mas também ter visão de negócios. Pode-se afirmar que em muitos casos, não é a TI que faz parte dos negócios. Ela se transforma na própria tática de toda a cadeia produtiva e expansiva da empresa.   

 

A importância do profissional de TI na estratégia de negócio das empresas

O novo profissional da Tecnologia da Informação

Ir além dos conhecimentos de tecnologia em nível operacional. Essa é a ordem para o profissional de TI da atualidade, o qual precisa estar engajado em debates e projetos com foco na inovação para fazer a diferença. A otimização dos processos, o aumento da produtividade e rentabilidade são alguns dos objetivos que estarão a cargo do especialista, em um panorama globalizado que exige, no mínimo, a igualdade das condições tecnológicas entre concorrentes.

O fato é que já não é mais possível traçar estratégias de negócio sem considerar TI. O profissional deve visualizar a empresa de forma integrada, vivenciando cada processo corporativo de modo a encontrar oportunidades de uso de tecnologia, com projetos que possam impactar positivamente a empresa.   

Responsabilidades e complicação continuada

É importante frisar que esse novo papel da Tecnologia da Informação no contexto corporativo exige cada vez mais dos profissionais.  A função passa a ter grandes responsabilidades se considerarmos que boas estratégias de negócio dependem invariavelmente de um alinhamento consistente com TI.

O avanço tecnológico cada vez mais rápido não permite pausas para descanso. O que hoje é considerado TI de ponta estará obsoleto em um curto período de tempo, exigindo novos saltos de escala, atualizações e especializações em um mercado com “complicação continuada”.

O alinhamento das operações e táticas com as mudanças externas deverá ocorrer com agilidade para que a empresa consiga se adaptar sem rupturas em sua estrutura organizacional, respeitando a sua cultura, e sem prejudicar o ciclo de tomada de decisões.

Portanto, o profissional de TI do século XXI precisa estar alinhado com as melhores práticas, ser inovador, entendendo muito bem de tecnologia, mas com uma visão de negócios consistente. Com isso conseguirá responder com habilidade às demandas corporativas e, assim, contribuir com a implementação da estratégia de negócio da companhia em que atua.  

vestibular2016 

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: