Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Afinal, Inglês é importante ou não na área de TI?

Postado por Equipe BandTec

Tags: Inglês

“Se você trabalha com TI, falar inglês não é uma exigência.”

Já ouviu essa frase antes? Caso sua resposta seja sim, nossa dica é: não caia nessa! Que a língua inglesa é considerada universal, temos certeza que você já sabia. Mas isso não vale apenas para quando você está viajando e quer pedir um hamburguer na lanchonete ou quando joga online com pessoas do mundo todo. O inglês é, acima de tudo, a língua universal dos negócios. Então se você quer se dar bem no mundo corporativo, é bom começar a estudar e praticar!

Afinal, Inglês é importante ou não na área de TI?

Já comentamos que para se destacar na carreira de TI é preciso estar sempre atualizado e atento às novas tecnologias. Para isso, o profissional deve acompanhar notícias, eventos, blogs, webinars e podcasts sobre tecnologia da informação, bem como buscar informações em livros e e-Books. Acontece que as principais fontes de conhecimento sobre a área estão em… English!

E não para por aí! Sabe aquele curso que você quer fazer ou aquela certificação que iria te ajudar a conquistar uma promoção dentro da empresa? Pois é, há grandes chances dos materiais de estudo ou provas serem também em inglês. Neste post que falamos sobre cursos gratuitos na área de TI, isso fica evidente.

E se você está pensando: “Não tem problema, dá para esperar pela tradução dos materiais para o português”. Mas será que dá mesmo? Pense que enquanto você está esperando por esse conteúdo, outros profissionais que falam inglês já estão fazendo uso desses novos conhecimentos. E você sabe que, quando falamos em tecnologia, tudo evolui muito rápido… então existe a possibilidade de que quando esse material traduzido estiver pronto, seja tarde demais.

Até para aprender adequadamente linguagens básicas de programação você precisará do inglês, uma vez que uma parte das API’s e diversos termos específicos da área estão escritos nessa língua. E no mercado, ainda mais se você trabalha ou pretende trabalhar em grandes corporações, o inglês sempre estará presente, por mais que você tente escapar. O treinamento que vem da sede no Reino Unido? Será em inglês. O comunicado do CEO sobre as metas para o próximo semestre? Em inglês. A nova ferramenta que foi implementada? Todinha em inglês.

Por fim, se você deseja assumir posições mais estratégicas e de gestão dentro de uma empresa, já sabe, não é? Falar outros idiomas é fundamental, tanto para continuar seu desenvolvimento profissional quanto para se relacionar com organizações de outros países, em projetos globais.

Opções gratuitas para aprender inglês

Caso você não tenha dinheiro para matricular-se num curso agora, existem plataformas online e gratuitas para começar a aprender e praticar: Livemocha e Duolingo. O Livemocha é a maior comunidade online do mundo para aprender outras línguas. Já o Duolingo é um aplicativo bastante didático e ganhador de diversos prêmios. Está disponível para iOS, Android e Windows Phone. Existem muitas outras opções, é só procurar!

Outra possibilidade é verificar se a instituição de ensino escolhida por você para cursar a graduação em TI oferece aulas de inglês ou parcerias com escolas especializadas no ensino de línguas. Aqui na BandTec, por exemplo, oferecemos aos nossos alunos aulas de inglês durante os 5 semestres dos cursos de graduação. E não pense que não conta nota, pois conta sim! Exigimos dos nossos alunos a mesma dedicação dada às outras matérias, com uma vantagem, claro, o inglês é praticado dentro da faculdade, em apresentações de projetos e outras atividades com foco em TI e no mercado de trabalho.

E você aí está esperando o quê para se dedicar ao idioma da terra do iPhone? Bons estudos!

Ebook - As novas áreas da Tecnologia da Informação
 
 

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: