Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

BandTec é destaque em matéria que fala sobre a humanização do ensino de TI.

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI

Todos os anos as associações soltam a mesma informação: faltam profissionais qualificados. O Brasil vive um apagão de mão de obra. Sim, é verdade. Vivemos um grande problema, mas essa carência de gente para trabalhar em tecnologia da informação e em diversos outros setores da economia não é suprida não apenas pela falta de gente formada, mas pela falta de pessoas bem qualificadas. A baixa qualidade do ensino de base acrescida de uma formação duvidosa no ensino superior são os ingredientes que engrossam esse mingau. Mas se a perspectiva é tão ruim, o que fazer? A resposta pode estar em ações simples.

É cada vez mais comum encontrar em instituições projetos que visam a melhorar o aprendizado do aluno, agregar conhecimentos distintos da área de formação mas que, de alguma forma, serão valorizados pelo mercado. Um desses exemplos vem da Bandtec, faculdade de tecnologia vinculada ao tradicional Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Em conversa recente com diretores da instituição, chamou a atenção da reportagem uma iniciativa da instituição de incluir na formação dos alunos de TI, ou seja, estudantes de exatas, algumas aulas com viés de humanas.

Batizada inicialmente de Projeto H, a iniciativa foi bem recebida e virou programa fixo na grade da Bandtec. A iniciativa é simples, não requer grandes investimentos, mas gera um valor imenso ao profissional. Em síntese, funciona da seguinte maneira: os alunos têm encontros semestrais, não obrigatórios, onde durante todo o período de aula, em torno de três horas e meia, eles trabalham o desenvolvimento de capacidades que faltam aos profissionais de TI, como comunicação e liderança.

Como explicou o professor Luiz Bido, psicólogo que ajudou a criar o programa, os alunos são incitados ao autoconhecimento, às relações com terceiros, liderança e motivação, responsabilidade social, carreira e formação continuada. É como um coaching partilhado ao longo da formação. “Queremos promover valores humanos na carreira acadêmica e profissional. Construir escopo, uma atitude que o mercado reconheça. Para que num processo de seleção a pessoa olhe e pense: ‘Esse cara pode conversar, lida com grupo, olha a TI de outra maneira, lida bem com gente’. E isso é um diferencial.”

Confira a matéria na íntegra no site IT Web

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: