Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Big Data & Analytics: uma visão geral deste profissional da TI

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Big Data & Analytics

big-data-e-analytics-uma-visao-geral-deste-profissional-da-TI.jpg

O conceito de Big Data pode ser resumido em quatro principais eixos, com os quais o profissional especializado terá que lidar em sua rotina de monitoramento e análise de dados, seja em ambiente público ou privado.

Plataformas com grandes volumes de informação, que muitas vezes necessitam ser subutilizadas, demandam o tratamento de dados em tempo hábil, para fornecer respostas até mesmo dentro de processos simultâneos. Assim, volume e velocidade são, respectivamente, o primeiro e segundo eixo.

A veracidade dos dados somada à variedade de estruturas e formatos – como áudio, imagem, vídeo e documentos, compõem os dois eixos restantes. A preocupação aqui, é ter informações consistentes e dominar todas as extensões de dados da atualidade.

Agora, foquemos no conceito de Analytics. É preciso saber gerir os dados com a máxima eficiência e extrair o significado de cada um deles, gerando valor para a organização. E para isso, é necessário deter um panorama estratégico e analítico dos processos, bem como uma postura baseada na liderança engajada.

Temos, então, cinco “Vs”: volume, velocidade, variedade e veracidade – Big Data – e  por fim, valor – Analytics.  O desafio geral do profissional que trabalha com Big Data & Analytics é dominar a informação, em seus níveis de coleta e extração, vinculando a visão de um verdadeiro cientista de dados.   

Formação ampla

Além da perspectiva analítica, uma formação focada em diversas competências da TI, é imprescindível para quem deseja ter uma carreira de sucesso.

A primeira competência é a inteligência artificial. A partir dela, é possível conhecer o funcionamento de máquinas de algoritmos, modelos compostos e conjunto de hipóteses. Isso permitirá a busca pela correlação em um mar de dados confusos que serão compreendidos facilmente, sem privilegiar a exatidão.

A segunda é a habilidade matemática, que possibilita o estudo de tendências e estatísticas para transformação desses dados em um conjunto de informações estratégicas para a corporação.

Big Data vs BI: quem é quem?

Enquanto BI pode ser definido como o cenário do conjunto de dados no passado, abrangendo aspectos como perfil, região, tempo e descrição,  o conceito de Big Data se restringe às predições que podem ser feitas das informações em determinado momento.  Dessa forma, BI é um dos produtos de Big Data.

A eficiência em Big Data dependerá dos algoritmos que o profissional implementará e da estratégia adotada para se ter insights sobre os dados.  O Analytics fica embutido dentro desse desempenho, assegurando a privacidade das informações e demonstrando as modelagens estatísticas.

Perfil do profissional de Big Data & Analytics

É importante frisar que, além dos volumes de dados não estruturados, há os algoritmos que fazem processamentos paralelos, entregando informações em tempo real. Com a tecnologia de armazenamento em nuvem – cloud computing – é possível, ainda, processar e acessar dados em vários lugares. 

Portanto, para se trabalhar com grandes volumes de informação é fundamental ter uma base sólida de recursos computacionais e tecnológicos, além de habilidade com processamento paralelo, modelagem automática, estatística e análise preditiva.

Uma formação com forte embasamento conceitual, e prática voltada para governança de dados, liderança e engajamento é o que irá diferenciar o profissional no mercado cada vez mais competitivo.

Desafio da profissão: Inteligência e Gestão

Segundo dados levantados pela Gartner, as organizações que construírem sistemas de gerenciamento de informação inovadores, irão superar seus pares financeiramente em 20%. Essa expectativa é para 2015, ou seja, para um futuro bem próximo.

E é por isso que quando se fala no profissional de Big Data & Analytics um aspecto merece destaque: a tomada de decisão.

De um modo resumido, pode-se dizer que as corporações que utilizam dados como combustível estão necessitando cada vez mais de profissionais com perfis transformadores, capazes de implementar práticas de autogestão.

É a visão analítica ocupando seu lugar, mais uma vez, nesse contexto que relaciona inteligência, decisão e ações inovadoras do cientista de dados. Logo, é preciso contar com uma formação como a da BandTec, que te proporciona tudo isso! Inscreva-se agora para o curso de pós-graduação em Big Data & Analytics, o mais completo do mercado!

Pós Graduação Big Data & Analytics 

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: