Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Como Começar uma carreira em TI

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI

Tecnologia da Informação (TI) é um grande campo para quem aprecia criatividade, competição e trabalho em constante mutação. Esta área também dá a você a oportunidade de trabalhar em uma variedade de áreas. Finanças, cuidados de saúde, alta tecnologia, entretenimento – dê um nome, que há um trabalho de TI no campo. Seu primeiro passo é ter aulas de TI na especialidade de sua escolha e investir nesse campo.

Há também um crescente número de trabalhos de TI uma vez que você tem seu primeiro emprego. Mas ao contrário do que alguns pensam, para obter aquele trabalho é necessário um conhecimento maior do que saber HTML, manter seu próprio site, ou mesmo ser um mestre de hardware. Entretanto, se você seguir os passos seguintes, você estará bem preparado para começar uma ótima carreira de TI.

1.Considere a área de TI que você gostaria de trabalhar. Se você gostaria de trabalhar com animação computacional, então, se preparar para sua carreira aprendendo linguagens de computador orientadas para aplicações de negócio não vai adiantar. Isso não sugere que você precisa decidir o quê fazer imediatamente. Se você não sabe, então é melhor começar com aulas básicas de TI e ver o que você gosta. Isso pode surpreender você – você pode ter uma aptidão oculta para design gráfico, networking, hardware, escrita técnica ou mesmo administração de projetos. Mas uma vez que você tem um sentido geral de onde você gostaria de ir com sua carreira de TI, será muito mais fácil de começá-la.

2.Localize um bom programa e se inscreva. A maioria dos trabalhos de TI atualmente requer no mínimo um grau de Bacharel em ciência da computação ou algo relativo. Empregadores querem ver candidatos com uma base sólida – não apenas que você montou um computador em seu porão. O passo 1 lhe dará uma percepção melhor de qual faculdade procurar; se você está interessado em networking, mas a faculdade que você freqüenta não oferece aula alguma de networking (ou não tem um programa forte), você não será preparado. Tente encontrar uma lista de companhias que recrutam de um programa particular de determinada faculdade de ciência da computação. Se você vê empresas que você gostaria de trabalhar, será provavelmente uma boa faculdade para você.

3.Faça algum networking (do tipo social). É bom para obter contatos o mais cedo possível. Se sua faculdade tem um Clube do Computador, junte-se a ele. É uma boa maneira de conhecer professores, e para eles te conhecer. Em TI, professores são chamados constantemente por empregadores em busca de alunos talentosos para estágios ou trabalhos. Mesmo se você não for o estudante mais talentoso, seu nome aparecerá na mente do professor se ele te conhecer de outros cenários que não sejam as aulas padrões. Também, recrutadores e profissionais de TI virão conversar no Clube. Tenha um currículo pronto, não importa quão curto, e mantenha os cartões de negócio que você tem desses profissionais. Eles manterão seu currículo em arquivo e provavelmente ligarão para você de tempos em tempos para ver se você tem algo novo para adicionar ao seu currículo, ou se você está pronto para uma entrevista de emprego.

4.Participe de grupos de usuários. Ao longo do Passo 3, grupos de usuários tem encontros com aqueles que tem interesse em aspectos similares do TI. Os membros são ótimas conexões já que eles normalmente se conhecem  de outros trabalhos dentro das companhias ou de outras companhias que oferecem trabalhos na área. É bom para você obter algum conhecimento de diversos aspectos de tecnologia – um ótimo passo se você ainda está tentando encontrar seus interesses.

5.Consiga um estágio. A maioria das faculdades requer um estágio para se graduar, mas você pode também conseguir um por conta. Não será o salário que você ganharia como um trabalhador normal, mas os estágios normalmente são pagos. E bastante freqüentemente, se você está numa boa posição numa companhia, eles oferecerão a você um emprego de tempo integral depois de seu estágio. No mínimo, você terá uma referência disponível para seu currículo.

6.Considere fazer trabalhos por empreitada. Muitas firmas menores não precisam de um pessoal de TI em tempo integral, mas só precisam de uma base de dados ou rede aqui ou ali. Esta é uma ótima maneira de ampliar seu currículo. E normalmente, estes trabalhos são do tipo que chamam a atenção dos professores. Então, fazendo alguns trabalhos assim, você pode ter um belo currículo no tempo que terminar sua graduação.

7.Envie seu currículo para postos de trabalho respeitáveis. Sites populares de currículo como Monster.com permitem que empregadores e recrutadores encontrem seu currículo e entrem em contato.

8.Esteja atualizado com a tecnologia em seu campo. TI se move rapidamente. Se você não mantiver suas habilidades atualizadas, você será retirado do mercado. Veja se sua companhia tem um programa de reembolso para atualizações, e se aproveite disso. Você pode não precisa de uma graduação avançada, mas você precisa se manter a par das tecnologias que estão sendo implantados na sua empresa (e empresas onde você pretende trabalhar), e tornar-se habilidoso nelas.

Seguindo estes passos você com certeza será um futuro profissional de TI altamente qualificado, reconhecido no mercado e muito bem remunerado. Estude e mantenha contatos, afinal, ambos são fundamentais para qualquer carreira que você deseja seguir.

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: