Dicionário de TI.png

Dicionário de TI

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI

Em todas as áreas de trabalho existem diversos jargões, e em TI não poderia ser diferente. Dezenas de palavras podem aparecer no dia a dia do profissional e por causa do número elevado destas é difícil conseguir conhecer todos os significados.

Para auxiliar a adquirir um maior conhecimento sobre as palavras comuns no mercado de  TI, nada melhor que um dicionário. Confira algumas das palavras mais utilizadas com seus respectivos significados.

A

ABNT »( Associação Brasileira de Normas Técnicas ) , Trata-se de um órgão brasileiro responsável pela padronização de normas.

Acesso Dedicado »Modalidade de acesso a Internet , na qual o computador do usuário mantém-se permanentemente conectado à rede.

Acesso Discado ( dial-up) »A conexão dial-up , é feita via telefone e modem. Há o estabelecimento de uma chamada telefonica-dial para um computador modem . ë o tipo de acesso utilizado pela maioria dos usuários domésticos .

Access time »O tempo de acesso, em milissegundo, que um driver gasta para começar a distribuir dados solicitados por um programa.

Acelerador Gráfico »Hardware que possui um processador(chip) dedicado a parte gráfica, liberando o processador principal do computador para outras tarefas , o que melhora o poder de processamento da maquina.

Âncora »Tag que em um documento HTML define uma seção e serve como alvo a um hiperlink. Assim, ao clicar sobre uma ancora, o usuário vai para outro ponto do mesmo documento ou para outro documento disponível na web.

ActiveX »Ë uma especificação criada pela Microsoft , que permite a inclusão de elementos multimídia em paginas web , aumentando sua interatividade. Ela permite a construção de paginas dinâmicas , com scripts que rodam a partir do servidor. O ActiveX ainda apresenta incompatibilidade com vários browsers, gerando muitos bugs, pois ele sobrecarrega o servidor devido a grande quantidade de processamento exigido, alem de apresentar brechas de segurança.

Acrobat »Formato de arquivo desenvolvido pela Adobe , que permite que documentos sejam exibidos em qualquer micro com as fontes e layout corretos. Suporta imagens, tabelas e recursos de segurança.

ADC »(Analogue-to-Digital Converter) Componente que faz conversão de um sinal analógico para digital. Todas as placas de som do micro possuem um ADC, responsável por digitazar os sons analógicos vindos do microfone ou outro dispositivo analógico qualquer.

ADPCM »(Adaptive Delta Pulse Code Modulation) Tecnica que diminui o tamanho dos arquivos de som.

ADSL »( Assimmetric Digital Subscriber ou Linha Digital Assimetrica para Assinates) Tecnologia que viabiliza a transmissao de dados , inclusive video , em alta velocidade , por linha telefonica comum. As velocidades variam, em geral , entre 256 Kbps e 2 Mbps.

Agentes »Instrumentos de pesquisas que buscam automaticamente informaçoes on-line ,conforme definiçoes que recebem.

AIFF »(Audio Interchange File Format ou Formato de Arquivo para Troca de Audio) Padrao para arquivo de audio em formato mono e estereo, desenvolvido pela Apple para a plataforma Macintosh , também , também utilizado em maquinas Silicon Graphics.

Algoritmo »Um conjunto de informaçaoes matematicas , usado para encripar dados , compactar arquivos , entre varias outras aplicaçoes. Um arquivo compactado ou encripatado pode ser usado apenas por quem tiver o algoritmo de desencriptaçao ou descompactaçao , que permitirá reverter o processo.

Analógica »Forma de comunicação que usa ondas eletromagneticas continuas.

Aninhado »Quando se tem um objeto dentro do outro, como uma tabela, por exemplo , voce possui um aninhamento , ou seja, um objeto funcionando como ninho para outro objeto.

Anonymous »(anônimo) Normalmente utilizado para conectar –se a um servidor. O nome de usuarios “anonymous”indica que se trata de um usuario não registrado na maquina em questao.

ANSI »( American National Standards Institute) Uma associação voluntaria , formada por varios membros e varias companhias. A ANSI encarrega-se de estabelecer padroes para a industria,compatibilidade de linguagem de programaçao, protocolos de rede, especificaçoes eletricas de varios componentes, etc.

Anti-Aliasing »Esta tecnica permite suavizar os contornos em imagens, adicionando pontos de cores intermediarios. O Anti-Aliasing é um recurso cada vez mais utilizados nos jogos 3D, com o objetivo de melhorar a qualidade da imagem , sobretudo ao se utilizar baixas resoluçoes.

API »(Application Program Interface) Um conjunto de funçoes que oferece aos programadores acesso ao hardware e permite ativar um determinado dispositivo no programa. Quando um programa executa uma funçao em que estão envolvidas recursos do sistema operacional Windows, por exemplo, provavelmente, ele esta fazendo uma chamada para alguma API do Windows.

Aplicaçoes Web »Programas especialmente escritos para rodar em um servidor web, onde podem realizar funções especificas em um website, como, por exemplo, controlar e formatar o fluxo de informaçoes de um banco de dados.

Aplicativo »O mesmo que programa ou software.

Applet »Pequenos programas que executam tarefas especificas numa webpage. Costumam ser embutidos no sistema operacional ou em outros aplicativos . Os Applets podem ser feitos em varias linguagens, a mais utilizada é Java. Estes pequenos programas são automaticamente instalados ao acessar a pagina, o que torna as paginas web mais interativas e dinamicas.

Archie »Ferrament que permite procurar informaçoes em servidores FTP. Indique ao archine a informaçao que deseja encontrar e ele retorna-lhe o nome(endereço) dos servidores onde se pode encontrar aquela informaçao.

Area de Trabalho »Area de trabalho ou desktop é a area vista e disponivel no monitor quando o usuario liga o computador.

Area Util »Desconsidere toda a area que a interface de um software ocupa; o que sobra é chamado de area util ou area util de trabalho. Assim , quanto mais janelase/ou mais softwares abertos no desktop , menor sera a area util que o usuario dispoe.

ARPANET »Uma rede experimental criada pela ARPA(Advanced Research Projects Agency). Nela foram testados as teorias e o software no qual a internet se apoia.ë considerado o bisavo da internet atual.

Arquitetura Cliente-Servidor »Arquitetura de rede de computador , na qual o processamento pode ser distribuido entre clientes( usuarios) da rede, que requisitam informaçoes; e servidores(fornecem as informaçoes)da rede.

Arquitetura Fechada »Um software de arquitetura fechada é um programa que possui um projeto , onde a linguagem de programaçao de construção é única para aquele.

ARJ »Um formato de compactação de arquivos bastante conhecido , mas não tao utilizado quanto o ZIP.

Artefatos »Quando se refere a tratamento de imagens, refere-se aos “erros”que aparecemem imagens escaneadas , filmes digitalizados, causadas por poeira , infidelidade na reproduçao de cores gerado pelos scanners, e entre outras fatores.

ASCII »( American Standard Code for Information Interchange ) é ainda o codigo de caracteres de texto mais usados. Cada um do texto ASCII ocupa 8 bits de dados ( 1 byte) , o suficiente para 256 combinaçoes diferentes , que incluem caracteres , numeros e simbolos diversos. Na giria , “ASCII”também é usado em relaçao a um arquivo de texto puro , sem formataçao.

ASP »( Active Server Pages ou Paginas de Servidor Ativas ) Ambiente para programaçao por scripts , desenvolvida pela Microsoft, que permite a criaçao de scripts no servidor( não no cliente) . Vem sendo bastante usado para criar paginas dinamicas , interativas e de alta performance, por Ter bons recursos e ser facil de aprender se comparada a outras linguagens, pois o proprio servidor transforma os scripts em HTML pafrao, fazendo com que qualquer browser faca sua leitura.

Attach »Literalmente significa “anexo”. A expressão é utilizada para designar arquivos que acompanham mensagens de e-mail, newsgroup ou BBS. Não há restrição quanto ao tipo de arquivo que pode ser enviado (texto, imagem, som, programa,etc.).

AVI »( Audio Video Interleave) Formato de arquivos audiovisuais criado pela Microsoft.

B

 

B »Em informatica , no geral, é a abreviaçao de Byte( e não bit) que repersenta a quantidade de armazenamento nas unidades de disco ou memoria do seu computador. Corresponde um conjunto de oito bits e é suficiente para 256 combinações diferentes .

B2B »(Business to Business) Negócios entre empresas , envolvendo produtos , serviços ou parcerias. Este termo é mais usado em relação aos sites que promovem este tipo de comércio , oferecendo toda a praticidade e infra-estrutura necessária , cobrando em troca uma mensalidade ou comissão sobre as transações.

Backbone »Parte principal de uma rede , formada por computadores de alto poder desempenho e memória , capaz de transmitir dados em alta velocidade e atingir grandes distancias. Normalmente interliga redes regionais e nacionais , às quais outras redes menores estão conectadas ; essa é razão da adoção do termo em inglês que quer dizer ”espinha dorsal”. A Internet é formada por inúmeros backones que interligam as redes de universidades, empresas , provedores de acesso, etc.

Back-door »Porta dos fundos. Ë uma porta aberta no sistema , não documentada , que permite ao criador ter acesso a ele. As Backdoors podem ser criadas tanto pelo responsável , como meio de acesso emergencial ao sistema , quanto por alguém interessado em invadi-lo, roubar informações etc. Neste ultimo caso , o meio mais usado é convencer algum usuário do sistema a executar o programa que abrirá a backdoor , enviando-o, via email ou alguma armadilha.

Background »Segundo plano ou plano de fundo.

Backup »Uma copia exata de um programa e/ou arquivo , feita para fins de arquivamento ou para salvarguarda das informações .

Ban »Impedir um nick de entrar num canal, só operadores podem fazer isto, eles normalmente fazem isso para punir uma pessoa que esteja desrespeitando as regras do canal.

Banco de dados »Um conjunto de informaçoes relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira util , com o proposito de servir de base para que o usuario recupere as informaçoes , tire conclusoes e tome decisoes.

Bandwidth »( Largura de Banda) Refere-se a capacidade de transmissao de uma rede em determinado meio de comunicaçao ( fio, fibra otica, etc) , normalmente medida em bits por segundo (bps) ou em Hertz. Quando maior a largura de banda , maior a capacidade de envio de dados de um canal.

Banner »Faixa. Atualmente refer-se a um anuncio , que é colocado em paginas na web, geralmente com um link paraa pagina do anuciante.

Barra de Rolagem »Barras existentes nas laterais verticais e/ou horizontais da janela de algum documento ativo de um programa qualquer, que surgem quando o conteúdo do documento excede o tamanho da Janela.

Baud Rate »Uma medida e velocidade para modems. Indica o numero de bauds , ou seja, de sinais sonoros transmitidos por segundo.

Bauds ou Bps »Velocidade de comunicaçao das portas seriais ou portas paralelas.

BBS »( Bulletin Board System ou Sistema eletrônico de quadro de mensagens ) Serviço eletrônico que oferece recursos como correio eletrônico, acesso a outros computadores e serviços remotos, meios de oferecer e receber arquivos de
domínio público, conversas on-line. O acesso ao BBS pode ser feito via modem, por discagem direta, de forma independente, sem o uso de uma rede.

Bcc »Abreviatura de blind carbon copy. Cópia de uma mensagem de e-mail enviada para várias pessoas sem que o endereço dos destinatários apareça no documento.A maioria dos programas de e-mail oferece os campos Bcc e Cc. Quando se usa o Cc, todos os endereços aparecem na mensagem.

Beta »Quando um programa é chamado de beta , quer dizer que aquele é uma versão pré-lançamento do programa e que , por esse motivo, ainda possui muitos bugs, pois esta em fase de testes. Não é a versão final do produto.

Biblioteca »Em programação , refere-se a um conjunto de rotinas de programação desenvolvidas pelo fabricante de um produto. As rotinas podem ser incorporadas aos programas criados, seja para implementar determinada função ou para criar a interface entre o novo programa e o sistema operacional.

Binário »Sistema numérico usado em computação , que consiste em apenas dois valores( dígitos ): 1 e 0, utilizados para representação interna das informações. Todas as operações executadas pelo computador são interpretadas como zeros ou uns.

BinHex »Um formato de conversão de arquivos que transforma os arquivos que estão em binário para texto ASCII, é muito utilizado pelos micros Macintosh.

BIOS »(Basic Input-Output System ) Sistema básico de entradas e saídas. Conjunto de rotinas essenciais que testam o hardware durante a partida , inicializam o sistema operacional e suportam a transferencia de informações entre os dispositivos de hardware.

Birô »Empresa que realiza diversos serviços de pré-impressao e , não raro, serviços de produção e impressão final.

Bit »( binary digit) Qualquer circuito eletrônico é baseado em transistores , componentes extremamente simples , que permitem apenas dois estados : podem estar ligados ou desligados. Já que todo tipo de dado a ser processado precisa ser codificado em seqüências destes dois valores , foi criado o sistema binário , que permite representar qualquer tipo de informação ou de operação aritmética , através da combinação dos números 1 e 0 , chamados de bit.

BitNet »Iniciais da expressão “Because It’s Time Network” (Porque é tempo de rede), é o nome de uma rede acadêmica e de pesquisa iniciada em 1981 e operada pela Educom. Formada, na sua maior parte, por mainframes IBM, utiliza um protocolo diferente da Internet (RSCS – Remote Spooling Communication System). No entanto, é possível a troca de mensagens entre a Internet e a BitNet.

B2C »( Business to Consumer) Vendas ao consumidor. Ë geralmente usado em relação aos sites que vendem produtos no varejo,

Bitmap »Formato onde cada ponto de imagem é representado por um certo numero de bits, sem compactaçao.

Bookmark »Uma ferramenta presente em todos os browsers atuais que serve como um bloco virtual de anotações. Nele, o usuário guarda os endereços que mais lhe interessam para poder acessá-los quando quiser.

Bots »São programas de computador que simulam ser um usuário do IRC para cumprir determinadas funções. Existem tanto bots benéficos como os que ajudam na administração do canal quanto bots maléficos que visam desconectar uma pessoa do IRC.

Boot »O processo de inicializar ou reinicializar um computador. Al ser ligado pela primeira vez ou ser religado , o computador executa o software , que é carregado e inicia o sistema operacional e se prepara para o uso normal.

Boot disk »Um disquete que contem os arquivos-chave do sistema operacional, geralmente , de um PC, e que podem ser utilizado para dar partida ou inicializar o computador.

Boot record » ( Registro de inicializaçao) Parte do disco rígido que contém a inicializaçao do sistema operacional.

Bounce »Mensagem de correio eletronico informando que a mensagem que voce enviou não foi entregue, Em geral , contem um codigo de erro e o conteudo da mensagem não entregue.

Bps( bits per second ) ȃ usado para medir a velocidade de modems e redes em geral. Refere-se ao numero de bits transmitidos por segundo.

Briefing »Questinario detalhadp que visa conhecer o cliente seu produtou ou serviço , seu mercado, seu consumidor e o objetivo a ser trabalhado , sintetizando , dessa maneira , os aspectos que devem ser levados em consideração para melhor desenvolvimento do projeto.

Broadband »( Banda Larga ) Uma forma qualquer de acesso rapido a internet , como acesso via cabo, ADSL, satelite etc.

Broadcast »Uma transmissao enviada amais de um receptor.

Browser »Programa que desempenha o papel de mostrar os documentos de um website de maneira visualmente agradável e intuitiva.

Buffer »Uma pequena área de memória ultra-rápida usada, para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo .

Bug »Erro de programação ou fabricação recorrente , que um software ou hardware manifesta, causando defeito na funcionalidade do programa ou hardware.

C

 

C »Linguagem de programaçaão de alto nível, desenvolvida principalmente para escrever programas estruturados.

C++ »Uma versão orientada a objetos da linguagem de programação C, desenvolvida no inicio de 1980, por Bjarne Stroustrup, nos laboratorios Bell, e adotada por diveros criadores de software, inclusive a Apple Computer e a Sun Microsystems, Inc.

Cabeça de impressão »Nas impressoras que imprimem um caracter ou uma linha por vez, a cabeça de impressão é a parte que se movimenta para frente e para trás na página para criar o texto ou imagem.

Cabeça de leitura/gravação »Recupera(lê) e armazena(escreve) informações em um disco. É um dispositivo magnetico que se movimenta para frente e para trás apenas micrometros sobre o disco.

Cabeçalho »O texto que se repete na parte superior de toda pagina de um documento é chamado de cabeçalho. No processamento de dados, um cabeçalho é o primeiro registro de um arquivo e contém as informações essenciais do arquivo.

Cabo ȃ aquele monte de fios encapados com borracha ou plastico que conecta o computador a outras partes do sistema, como impressora,monitor, etc.

Cabo SCSI » É um cabo grosso com grandes conectores retangulares nas pontas.

Cable modem »Um tipo de modem que é acoplado ao cabo do sitema de televisão. Um cable modem pode transmitir documentos em uma velocidade muito superior a de um computador acoplado a um modem normal, que manda sinais apara a rede por meio da linha telefônica.

Cache »Um subsistema especial da memória de alta velocidade, utilizado para armazenar dados temporariamente até que eles sejam solicitados. Os dados utilizados com mais frequência são copiados para ela,permitindo um aceso mais rápido. É uma forma de acelerar a memória, o processador e as transferências do disco. Os caches de memória armazenam o conteudo das posições mais atualizadas da RAM e os endereços onde esses dados estão armazenados.

Cache Card » Cartão cache.

CAD(Computer Alded Design) »Desenho auxiliando por computador.

Cadeia SCSI »Ocorre quando varios dispositivos SCSI são ligados atraves de cabos SCSI.

Caixa de alerta »É uma mensagem que aparece na tela para avisa-lo de alguma coisa esta errada ou para informa-lo sobre uma situação na qual suas ações podem Ter consequências irreversiveis.

Caixa de dialogo »É qualquer caixa ou janela na tela com a qual você trava um “dialogo”.

Caixa de edição »É o nome daquele pequeno retangulo que aparece nas caixas de dialogo, onde você pode digitar algo.

Caixa de ferramentas »Muitos aplicativos principalmente de pinturas, desenhos , layout de pagina, tem uma caixa de ferramenta.

Caixa de rolagem ou paginação »Quando a barra de rolagem de uma janela estiver cinza, você verá uma caixa pequena de rolagem.

Caixa de seleção »Permite que você escolha quais caracteristicas que deseja aplicar ao que estiver fazendo.

Canal alpha »Quando você realiza alguma seleção em uma imagem e salva o que selecionou, isso ocorre em um canal que recebe o nome de alpha channel ou canal alpha.

Caminho ou Nome do Caminho »É a sequência de nomes que informa ao computador e a você a localização do arquivo. Ex: C:NomedoalunoMini-Dicionario Tecnico de Informatica.html

Campo »É uma area preparada em um documento, geralmente em um banco de dados de algum tipo para receber as informações que serão inseridas.

Caps Lock »No teclado, Caps Lock(Fixa Maiusculas) tem a função da tecla fixa maiusculas do computador.

Captura »O termo captura tem pelo menos dois significados uma captura tela ou seja tira uma foto da tela do computador ou captura o texto ou seja gravar o texto em um arquivo do disco.

Caracter »É qualquer letra, numerom sinal de pontuaçãoou outro simbolo.

Cartão Cacher »É uma placa instalada dentro do computador, especificamente destinada ao armazenamento temporario de informações.

Cartao de registro »Quando voce abre a caixa de um novo software ou hardware, quase sempre há um cartão de registro dentro do pacote.

Carregamento de página » O mesmo que Download.

Cascade »Janelas sobrepostas uma a uma, em forma de cascata, na tela do computador.

Cavalo de Tróia »Programa que se esconde dentro de outro programa para danificar hardware e/ ou software. Muitos vírus são na realidade Cavalos de Tróia ou Trojans.

CD(Compact Disk) »Desenvolvido para armazenar musica e substituir os antiquados discos de vinil com vantagens. Os fabricantes perceberam que o CD também poderia ser usado para gravar dados. Criou-se, então, uma distinção: CDs destinados a gravar musicas passaram a ser chamados de CD-DA , enquanto os destinados à gravação de dados são os CD-ROM.

Cert(Computer Emergency Response Team) »Organismo criado em 1988 pela Darpa( divisão da extinta ARPA), visando tratar questões de segurança na Internet.

CGI(Common Gateway Interface) »É a interface que permite que os servidores Web interpretem e manipulem as informações em tempo real, de maneira que possa executar processos complicados sem a intervenção do usuário. Esse processo é realizado por pequenos programas, rodados no servidor, que permitem adicionar vários recursos a uma pagina web, retornando para o usuário a resposta desejada.

CGI bin »O nome mais comum dado ao diretório do servidor Web, onde os programas de CGI ficam armazenados.

Chat »Lugar na Internet aonde as pessoas se encontram para conversar.

Chips »Circuitos integrados formados por milhões de minúsculos componentes que desempenham uma função especifica. Material com o qual são construídos os microprocessadores.

Cibercultura »O termo veio rebatizar e dar novas caracteristicas ao que se chamava ate entao de pessoas ligadas à “esfera de dados”. A cibercultura tem como pano de fundo as novissimas tecnologias em especial as relacionadas a comunicação digital, realidade virtual e a biotecnologia.

CiberEspaço »Mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informações.

Click Through »Percentual de cliques que um banner ou outro elemento publicitário produziu. É calculado dividindo-se o numero de cliques pelo numero de exibição do banner ou outro elemento publicitário.

Cliente »Programa responsável pela solicitação de um serviço feito a um servidor. A Internet é toda baseada em uma estrutura Cliente/Servidor. Na Web os clientes são os navegadores, enquanto os servidores são os programas que armazenam as paginas e verificam as autorizações dos usuários para acessar determinados arquivos, além de executar programas especiais.

Clipart »Imagens prontas para serem usadas em documento.

Clipboard »Área de armazenamento reservada na memória do computador, que guarda os arquivos quando estes são copiados ou recortados.

Clock »O circuito eletrônico do computador que gera uma serie continua de pulsos de sindronização de sinais digitais, que coordenam todas as operações do computador.

Cluster »Unidade de armazenamento de dados , formada por um numero fixo de setores que o sistema operacional utiliza para ler ou gravar informações.

CMOS »Complementary Metal Oxide Semiconductor- Um tipo de memória que armazena informações de configuração que perduram, através de bateria, mesmo se o computador for desligado, como relógio, calendário ou senha de acesso ao computador.

CMYK »Cian, Magenta,Yellow and Black- É um padrão de quatro cores primarias que, combinadas, formam cores ilimitadas

Cobol »Linguagem de programação desenvolvida entre 1959 e 1961. Os programas desenvolvidos em cobol, que é uma linguagem compilada são segmentadas em quatro parte: identificação, ambiente, dados e procedimentos.

Codec »Tecnologia de compactação e descompactação para vídeo digital e áudio estéreo.

Componentes ActiveX »São bibliotecas que contém varios objetos reunidos, principalmente os que necessitam de instâncias para funcionar.

Comutador »Você há deve já deve Ter ouvido falar que os sistema telefonico atual é “comutado”.Isto significa que o seu telefone esta ligado a uma central, que encaminha suas ligações para o numero apropriado, estabelecendo a comunicação. Ao desligar , a central desfaz a conexão para poder utilizar a mesma linha em novas ligaçòes. Esta é a funçào do comutador: endereçar varias entradas para varias saidas.

Código Fonte »Durante o desenvolvimento de um programa, ele é inicialmente escrito em uma linguagem de programação e , depois traduzido, com o auxílio de um programa especial,chamado compilador,para uma forma que pode ser entendida pelo computador.

COM »Communucations- Porta de comunicação ou porta serial usada por modems, mouse e algumas impressoras

Compilador »Programa que transforma o código fonte em linguagem de máquina, que somente o computador identifica e usa para execução.

Compressão »Técnica usada para diminuir o tamanho dos arquivos, sem perda de dados, para que ocupem menos área nos discos e demorem menos tempo para envio/recepção.

Conexão Direta »Ligação permanente entre dois computadores. Também é conhecida como linha dedicada.

Controle de Fluxo »O processo de inicio-fim de hand shaking que impede que ser modem ou impressora serial receba uma quantidade excessiva de dados do seu computador ou de outro modem.

Configuração »Configurar seu computador e as diversas partes a ele conectadas significa estabelecer características comuns, para que funcione em harmonia. Configurar um programa é ajustá-lo às características da sua máquina e de sua própria pessoa

Conta »Permissão para acesso a um dos servidores da Internet e, por meio dele, a toda a rede.

Cookies »Mensagem enviada ao browser por um servidor Web. Normalmente, esta mensagem é gravada no micro cliente como um arquivo de texto. Sempre que o cliente volta a acessar aquele site, a mensagem é reenviada ao servidor. O objetivo do cookie é identificar o usuário e, por exemplo, exibir páginas personalizadas. Para isso, o usuário precisa ter fornecido informações pessoais numa visita anterior ao site.

Copyright »Também chamado de direito de reprodução pu direito de autoria. Esse termo refere-se aos direitos de propriedade material e moral de qualquer produção intelectual, ou seja, os direitos de propriedade do autor de obra e os reprodução/divulgação.

Corpo »Tamanho da letra.

CPM »Custo por milhão de impressões – É uma forma de se determinar o preço da propaganda de banner. Se uma publicidade em CPM custa 25$, isso quer dizer que você dera 1000 impressões fornecidas ao seu banner, a um custo de 25$, para colocá-lo naquele site.

CPU »Unidade Central de Processamento ou Processador- A unidade de processamento é o controle do compudator. O dispositivo que interpreta e executa as funções. É o chip que funciona como “cerebro” do computador.

Cracker »Indivíduo que faz o possivel para entrar num sistema informatico alheio, quebrando sistemas de segurança.

Criptografia »Consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto de cálculos, ou seja, há uma conversão da informação sigilosa para um código secreto.

CTR » Click-Through Ratio-É o método que mede quantas vezes um banner é clicado, ou seja, é uma relação existente entre a quantidade de vezes que um banner é mostrado e a quantidade de vezes que é clicado.

CTS » clear to send-Sinal usado em transmissões de dados entre o computador e modem paara dizer “ok, estou pronto para transmitir”.

Cursor »Ponto de inserção que pode ser visto, geralmente, nos monitores de computadores e que executa tarefas, como por exemplo, arrastar um arquivo, comandado por um dispositivo acoplado normalmente, um mouse.

CUSeeMe »Um programa de conferência por vídeo, desenvolvido na Cornell University. Foi o primeiro programa a permitir que usuários do Windows e de outras plataformas participassem de conferencias em tempo real atraves de video na internet.

Customazar » Personalizar, ajustar, otimizar.

D

 

Dac »Digital to Analog Converte- Conversor Digital-Analógico. Uma placa de som que pode reproduzir sons armazenados em um arquivo.

DCC »Abreviatura de Direct Client to Client (Direto Cliente a Cliente), é um método usado em chats (para reduzir o lag) ou para passar arquivos entre duas pessoas que estejam no IRC.

Dados »Qualquer tipo de informação processada pelo computador.

Dados Relacionais »Representam os dados contidos em um Banco de Dados, através de relações que estabelecem vínculos de acordo com as informações que estão contidas em várias tabelas.

Database »No âmbito da Internet, diz-se do computador que contém um número muito grande de informações disponibilizadas pela rede.

Data Warehousing »Técnica que envolve a coleta de dados de computadores de grande porte e seu armazenamento em outro banco de dados, de modo que possam ser analisados para a descoberta de tendências ou sugestão de novas estratégias.

Default »Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, podendo ser modificado pelo usuário.

Descompressão »Consiste em obter o arquivo original a partir de um arquivo comprimido.

Desktop Publishing »Sistema compacto de composição( editoração eletrônica ), que inclui um microcomputador, um processador de texto, programas de ilustração, retoque e montagem de paginas.

DHTML » ( HTML dinâmico ) »É a junção de tecnologias como HTML, JavaScript e “folha de estilo” , para produzir sites “animados”. O DHTML permite que uma imagem mude de posição a partir de um clique do mouse em alguma região da página.

Dial-Up »Designação de um tipo de ligação de acesso à Internet, via conexão discada(Dial) para um computador, através de um modem para conectar uma rede qualquer à super-rede Internet.

DirectX »Ferramenta de desenvolvimento de jogos e aplicativos multimídia para Windows.

Diretório » Pasta existentes, geralmente, em um disco rígido onde ficam contidos arquivos.

Discussão »Fóruns globais onde pessoas com interesses em comum trocam informações, debatem idéias e fazem perguntas umas às outras. Tudo através de mensagens que são distribuídas aos usuários pelo esquema de Mailing List ou Newsgroups.

Dithering »Recurso que cria a ilusão de novas cores, misturando pontos de cores diferentes. Um exemplo clássico é uma foto de jornal: apesar de aparentar ser composta por várias tonalidades de cinza, existem apenas pontos branco e pretos que, intercalados, dão a impressão de novas tonalidades.

DLL »Dynamic Link Library – biblioteca de Conexão Dinâmica. Um conjunto de funções e rotinas(imprescindíveis) de programação , que podem ser acessadas dinamicamente por um programa.

DNS »Sistema responsável pela conversão dos endereços no formato simbólico (Exemplo: juliobattisti.com.br) para o formato numérico (Exemplo: 192.18.1.7), também chamado de endereço IP.

Domínio »Um termo do LAN Manager e do Windows NT utilizado para representar um grupo de dispositivos, servidores e computadores agrupados dentro de uma rede. O termo também é utilizado na Internet com o mesmo sentido. É um sistema de endereçamento que envolve um grupo de nomes que são listados com pontos entre eles, na ordem do mais específico para o mais geral.

Dom »Document Object Model- São modelos de objetos( com suas propriedades e métodos), expostos ao programador DHTML. Através do envio de mensagens a estes objetos, o programador a estes objetos, o programador pode explorar como está ocorrendo a interatividade com o usuário.

Download »É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador através da rede. “Baixar” um arquivo significa fazer o download do mesmo.

DPI »Dots per inch- pontos por polegadas –É usado com relação à resolução de uma imagem impressa. Este termo é aplicável a imagens.

Dram »Dynamic Randim Access Memory ou Dynamic RAM- Memória Dinâmica de Acessi Aleatório. Tipo de chip de memória que requer que seu conteúdo seja atualizado freqüentemente.

E

 

E-Business »eletronic-business- Todo e qualquer tipo de negócio realizado e administrado com a ajuda da Internet.

E-Commerce »eletronic-commerce- Todo e qualquer tipo de relação comercial de compra e venda de produto e/ou serviços, realizada com a ajuda da Internet.

ECMA »European Computers Manufactures Association – Associação Européia de Fabricantes de Computadores.

E-mail »Sistema de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas através do uso de computadores. Na Internet, talvez seja o segundo serviço mais popular, depois das páginas WWW.

E-Marketing »eletronic –marketing- Todo tipo de empreendimento de marketing, realizado por uma empresa com a ajuda da Internet.

Emulador »Um programa que simula o ambiente de um outro computador. Existem atualmente emuladores para PC e Mac que simulam quase todos os equipamentos antigos, desde vídeo games até sistemas como MSX e Amiga. O problema dos emuladores é que, por trabalharem traduzindo instruções, sempre há perda de desempenho. Ë preciso um Pentium para rodar satisfatoriamente um jogo de Mega Drive, equipamento completamente ultrapassado.

Encriptação »Processo que codifica um arquivo por medida de segurança.

Endereço IP »Número especialmente desenvolvido para acessar um determinado computador na Internet.

Entry Page »Entry page- página de entrada ou home page é a primeira tela(página) que um internauta vê ao visitar um web-site.

EPS »Ecapsulated PostScript- Formato de arquivo muito usado na industria gráfica, pois transforma todas as informações contidas num documento ( texto, fotos, ilustração) em linguagem matemática descritiva para ser impressa da maneira mais profissional possível.

Ethernet »Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão. Os dados trafegam a velocidade nominal de 10 Mbps.

Extensão de arquivo »A extensão é um código universal que determina o tipo de arquivo em questão. Sendo a extensão que determina em qual aplicativo o arquivo foi criado.

F

 

FAQ »Frequently Asked Questions- As perguntas mais comum sobre algum tema. Para ler antes de perguntar.

FAT »File Allocation Table- Tabela de Alocação de Arquivos. Uma tabela, gravada no próprio disco, que indica quais setores estão disponíveis e quais contém dados de arquivos.

Feedback » Reação, retorno, resposta.

Finger »Programa utilizado para obter informações sobre alguém que tenha um endereço eletrônico na Internet. É indicado o endereço eletrônico da pessoa, o finger procura e devolve a informação relativa a mesma, após Ter inquirido ao computador onde essa pessoa tem a sua caixa de correio.

Firewall »Combinação de hardware e software cujo papel é o de filtrar o trânsito de informações entre redes fechadas (como as de uma empresa) e a Internet. Impede que usuários não autorizados entrem nesta rede interna, via Internet, ou que dados de um sistema caiam na Internet, sem prévia autorização. Usa sistemas de monitoração que olham tudo o que entra e sai do servidor e outros protocolos de segurança.

Floppy drive »Unidade de disco flexível e independente.

Fonte »Arquivo de fonte digital, que consiste em um conjunto de instruções para reproduzir uma serie de caracteres , de maneira harmônica, que permite a leitura desses caracteres em uma impressora e/ou no monitor.

Frame »Moldura, quadro. Quadro de uma pagina HTML. Cada home page pode Ter vários frame, sendo cada um deles, documento distinto.

FPS »Frames per Second ou Quadros por segundo- Expressão relacionado ao frame-rate, que indica o numero de quadros por segundo em um jogo, vídeo , ou qualquer outro tipo de imagem em movimento.

FQDN »Fully Qualified Domain Name ou Nome Qualificão de Domínio Completo- Tudo aquilo que encontra-se a direita do símbolo @ em um endereço eletronico. Geralmente, identifica-se a designação do país, da instituição e de um computador.

Freeware »Programa que pode ser usado gratuitamente. Não é a mesma coisa que domínio publico. O programa continua pertencendo ao seu criador.

FTP »Protocolo de Transferência de Arquivos. Ferramenta que permite transferir arquivos e programas de uma máquina remota para a sua e vice-versa na Internet.
Também é utilizado para designar o programa que realiza a transferência dos arquivos.

FTP Anônimo »É o uso do protocolo FTP em localidades conectadas à Internet que oferecem acesso público aos seus arquivos, sem a necessidade de identificação ou
senha especial. Normalmente o sistema requer que o login seja “anonymous” e a senha seja o e-mail do usuário.

FTP Server »Servidor de FTP- Computador que utiliza aplicativos(software) acessíveis via programa, que usam o protocolo de transferencia de arquivos.

Full-Duplex »Quando a informação circula em ambas as direções pela linha de dados. Se utilizarmos uma placa de som full-duplex para conversar pela Internet, poderemos falar e ouvir ao mesmo tempo.

FYI »Uma série de documentos sobre a Internet que contêm informações básicas para usuários iniciantes.

G

 

G-Line »Recurso usado por IRCops para impedir que determinado usuário ou um grupo deles entre em qualquer servidor da rede. Ao contrário do k-line ele vale em
toda rede, mas costuma durar poucas horas. Geralmente é usado contra quem insiste em usar bots de ataque.

Gama »Medida da quantidade de contraste característicos existente em algum suporte, por exemplo, papel, monitor , filme fotográfico.

Gamut »O maior intervalo de cores possíveis de produzir com um certo conjunto de tonalidades, num determinado equipamentos ou sistemas.

Gateway »O mesmo que roteador. Sistema que interliga duas ou mais redes com diferentes protocolos de comunicação, de modo que seja possível transferir informações entre elas. A Internet é formada por inúmeros roteadores interligados, cada um servindo como meio de conexão para uma rede distintas.

Geocities » Serviço pioneiro para hospedar gratuitamente páginas web.

Gestalt »Escola de Psicologia Experimental que realizou intensas pesquisas sobre a percepção do homem sobre as formas. O termo Gestalt se tornou sinônimo de boa forma.

GIF »Formato de compactação de imagem. As imagens compactadas em GIF não perdem qualidade como no JPG, mas em compensacão os arquivos são maiores. Também existem a ilimitação de 256 cores.

Gibabit »Altíssima comunicação de dados- um bilhão de bits por segundo.

Gigabyte »Unidade de armazenamento de dados. Um gigabyte eqüivale a 1.024 Megabytes. O tamanho do disco rígido HD é medido em gigabytes.

Gopher »Sistema de organização de arquivos através de menus. Ferramenta muito usada com a função de localizar e recuperar arquivos na Internet. O nome “gopher” é proveniente do mascote da Universidade de Minnesota, local onde o projeto foi desenvolvido. Os servidores Gopher podem ser acessados via telnet ou através de um browser. No Brasil, existem servidores Gopher como: ANTARES – Rede de Servicos de Informacao em Ciencia e Tecnologia. Centro de Recursos em Bioinformatica (BBRC), Brasilia, DF. RNP – Rede Nacional de Pesquisa – Rio de Janeiro. Projeto hiperNet – Universidade Federal de Santa Catarina, SC. Universidade de São Paulo. PUC – Rio de Janeiro. Base de Dados Tropical (BDT), Campinas, SP.

Guest »Cliente. Numa rede , são os terminais que enviam solicitações ao servidor. Ao abrir uma página qualquer seu micro passa a ser o guest que baixa os arquivos da pagina aberta a partir do servidor(ou host), onde esta hospedada.

GUI »Graphic User Interface- Interface grafica que procura facilitar a comunicação homem/máquina, lançando mão de recursos visuais a leitura, como icones, menus interativos , etc.

H

 

Handashaking »Sinais enviados entre dois modens para assegurar que a conexão entre ambos foi feita, a velocidade e os protocolos estao corretos e,mais tarde, que os dados foram enviados e aceitos.

Hacker »Pessoa maníaca por computador, grande conhecedor de rede e segurança.
Capaz de invadir sistemas de computadores, nem sempre com intenção de provocar dado a usuarios ou frabricantes.

Hard disk » Disco rígido interno. Dispositivo usado para armazenar informações.

Hardware »Componentes fisicos de um sistema de computador, abragendo quaisquer perifericos como impressoras, modems, mouses.

Hexadecimal »Um sistema numerico com 16 digitos, onde os de 1 a 10 são representados por numeros de 0 a 9; e os de 11 a 16 são representados por letras de A a F.

Hieraquia ȃ uma conjunto dos diretorios de um determinado sistema de aquivos, que engloba a raiz e todos os subdiretorios.

Hipermídia »Possui capacidade de agregar várias mídias, como texto, hipertexto, imagens, sons, videos, animação em um único arquivo.

Hiperespaço »Espaço criado pela Internet entre sistema remotos. Graças a esse espaço criado na web, é possivel estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Hipertexto »Documento que contens links ou seja ligaçoes não-lineares para outrs documentos, o que permite um processo de leitura não sequencial.

Hiperlink »Palavras ou endereços em destaques de uma página da Web que, ao serem clicadas se conectam a outra página ou parte da página.

Hit »É um forma questionavel de medir o trafego em um website. Conta-se um hit toda vez que um browser faz uma solicitação a um servidor.

Home Pager »O mesmo que Entry Pager ou é a primeira tela que o internauta vê ao visitar um website.

Host »Servidor. Numa rede é o computador que hospeda as arquivos ou recursos que serao acessados pelos demais micros da rede.

Host Dedicado »Um serviço de hospedagem de páginas web ou outros tipos de servidores, onde o cliente dispões de um serviço exclusivo, que pode ser configurado de acordo com as necessidades e receber atualizações de software e hardaware sempre que necessario.

Html »Uma linguagem de formatação de texto desenvolvida no inicio da Internet, mais é padrão até hoje.

HTTP »Este protocolo é o conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web e permite que os autores de páginas de hipertextos incluam comandos que possibilitem saltos para recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usuário.

Hub »Dispositivo que une linhas de comunicação em um local central, fornecendo uma conexão comum a todos os dispositivos de rede.

I

 

I/O »Entrada e saída- Entrada são os dados que fluem para o seu computador. Saida são aqueles dados que já foram processados.

IAP »Provedor de Acesso a Internet.

ICQ »Programa de bate-papo desenvolvido pela Mirabilis que permite encontrar pessoas conectadas em tempo real e manter conversas ou sessões de chat. Para isso, é necessario que a outra pessoa também tenha o programa de computador instalado e esteja registrada na rede ICQ.

ID »ou username ou ainda nome do usuario, é o endereço que representa uma identidade ou uma conta pessoal em um computador.

IDC »Empresas que concentram servidores, links rápidos, salas refrigeradas, equipe tecnica e toda a infra-estrutura para armazenar servidores.

Impressão »Ë uma maneira de medir quantas vezes um banner é mostrado, contando-se como uma impressão toda vez que isso ocorre.

Inch » Polegada. Uma polegada equivalente a 2,54 cm.

Informática »Estudo cientifico de informação automática, compreendendo coleta, armazenamento, classificação, transformação e disseminação da informação.

InfoBahn »O mesmo que super-rodovia de informações ou super infohighway. É o conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, com meios de
comunicação extremamente rápidos. Nome usado as vezes abusivamente pela mídia tradicional para designar as redes atualmente existentes, em particular a Internet,
pois a grande maioria delas ainda tem interligações bastante lentas.

Input/Output »Entrada /Saida- Duas das três atividades que caracterizam um computador. Entrada e Saida são tarefas complementares de leitura e transferencia de dados ao microprocessador.

Interativo »Processo de comunicação, atraves do qual o usuario recebe resposta imediata a um comando dado ao computador.

Interface »Placa,conector ou outro dispositivo que conecta componentes de hardware ao computador, para que as informações possam ser transferidas de um local ara outro.

Interface Gráfica »É um meio de comunicação ou de transmissão de informações.É um termo bastante generico, usado em relação a um interface, que facilita o uso de um programa.

Internet »É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP. Originalmente criada nos EUA, se tornou uma associação mundial de redes interligadas ,em mais de 70 países.

Internet provider »Provedor de acesso- Empresa que nos fornece acesso à Internet.

Interpolação »Um processo utilizado por scanners e câmeras digitais,entre outros didpositivos, suportado tambem pela maioria dos programas de tratamento de imagebs, que permite aumentar artificialmente a resolucão das imagens, adicionando pontos de cores intermediárias entre os já existentes.

Internic »Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem os pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial. Também mantém uma série de informações a respeito da Internet. Você pode acessar estas informações via FTP, utilizando o endereço ftp.internic.net.

Intranet »São redes corporativas que se utilizam da tecnologia e infra-estrutura de comunicação de dados da Internet. Utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.

IP »O mais importante dos protocolos em que se baseia a Internet. Parte IP do protocolo TCP/IP, é responsável por direcionar os pacotes de informação na rede
da origem até o destino.

IRC »Sistema interativo no qual os usuários da Internet podem conversar (através do teclado) em tempo real, possibilitando ainda a transferência de arquivos entre os usuários. Depois do e-mail, é o serviço mais popular da Internet. Existem várias opções de canais, proporcionando maior privacidade. No Brasil, existem vários
servidores de IRC que podem ser acessados através de programas como o Global Chat ou o popular mIRC.

ISDN »Integrated Services Digital Network – Permite acessar a Internet a 128 Kbits usando a linha telefônica. Disponível na maioria das cidades, mas pouco usado por causa das altas tarifas.

ISO »International Standards Organization- Ë a organização que cria padrões internacionais para diversas áreas, incluindo computadores e internet.

ISP »Internet Service Provider- Ë o mesmo que provedor de acesso. Uma companhia que fornece à Internet, a particulares ou empresas, seja através de linha telefônica, ou de tecnologias como ISDN, ADSL, cabo, etc.

IT »Information Technology ou Tecnologia da Informação- Área responsável pelo estudo, implementação e desenvolvimento da tecnologia usada para o processamento e armazenamento de informações.

J

 

Java »Linguagem de programação multiplataforma, com uma sintaxe parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes. Os programas Java podem ser executados em qualquer sistema operacional, desde que a Java Virtual Machine esteja instalada. Este programa converte o código Java em comandos que o sistema operacional possa executar.

JavaScript »Linguagem baseada em scripts, desenvolvida pela Netscape Communications e pela Sun Microsystems, que combinada ao HTML confere mais dinamismo e interatividade às páginas de um site.

JPG »Joint Photografic Experts Group- Extensão de arquivos de imagens e fotos, muito usados na Internet, que podem ser demostrados e gerenciados por diversos aplicativos como browsers e o Paint da Microsoft.

K

 

KB/S »Kybytes por segundo- Medida de velocidade de transferencia de dados.

Kbps »Kbits por segundo- Kbps é a velocidade de tráfego de dados, equivalente a mil bits por segundo. Lembrando que 8 bits eqüivalem a 1 byte.

Keyboard » Teclado.

Kerning »Medida do espaço existente entre os caracteres que compõem um texto.

Keyframe »quadros chave- Um recurso de produção de imagens animadas, onde são criadas apenas algumas das principais cenas, que se tornam as cenas-chaves, de onde as demais animações são criadas.

Keyword »Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto.

Kilobyte »Unidade de medida equivalente a 1024 bytes.

Knowbot »Uma ferramenta que permite que sejam pesquisados diversos bancos de dados diferentes a procura de endereços eletrônicos e outras informações sobre usuários da Internet.

L

 

LAN »Local Area Network ou Rede Local- Ë uma rede com dois ou mais computadores, que não se estende para além dos limites físicos da edificação onde a rede foi estabelecida.

Largura de Banda »É a capacidade de enviar informações por um determinado canal( fio de cobre, canal de satélite ou fibra otica ). Ou seja, o numero de bits por segundo que se pode transmitir através de um canal qualquer.

Layer »Camadas.

Layout »Em síntese , é a ideia, a forma, o arranjo ou composição de uma página em qualquer suporte.

LCD »Liquid Crystal Display- Tela de Ceista líquido.

Leading »Medida vertical do espaço existente entre a linha base do texto e a linha de base seguinte.

Ler »Lesão por Esforço Repetitivo- Doença causada por movimentos repetitivos. Manifesta-se como tendinites,cotovelo-de-tenista, incapacidade de segurar objetos e dor aguda nos dedos, punhos e cotovelos.

Library »Biblioteca-Na programação é uma coletânea de rotinas gravadas em um arquivo. Cada conjunto de instruções da biblioteca tem um nome, e cada qual executa uma tarefa diferente e especifica. Conjunto de softwares e arquivos de dados.

Linguagem script »Linguagem de programação cujo código fonte é interpretado pelo programa em tempo de execução. Assim o browser interpreta HTML, JavaScript e VbScript.

Linha Comutada »Dial-up- Conexão entre dois computadores ligados através de linhas telefonicas comuns e modems. A maioria das pessoas que se conectam à Internet de suas residencias utilizam linhas comutadas.

Linha Discada »Ë uma linha telefonica comum. Pode estar sujeita a ruidos e interrupções. Também conhecida como linha comutada.

Link »É a ligação de um item em um hiperdocumento a outros documentos. Este link pode levar a um texto, uma imagem, som, vídeo, outro hiperdocumento ou mesmo outro protocolo, através do seu endereço na Rede.

Linux » Sistema operacional baseado em UNIX com distribuição livre para PCs.

Listas de discussão »São grupos de pessoas que se unem para a discussão de temas predeterminados através de e-mail. Todos os participantes do grupo podem enviar perguntas para serem respondidads por outros integrantes, bem como matérias e informações pertinentes ao assunto em pauta.

Listserv »Programa que fornece o processamento automático de muitas funções envolvidas com as listas de correspondência (Mailing Lists). O envio, através do correio eletrônico, de mensagens apropriadas para esse programa automaticamente o inscreve (ou cancela a inscrição) como usuário de uma lista de discussão. O listserv também responde solicitações de índices, FAQs, arquivos das discussões anteriores e outros arquivos.

Load » Carregar. Instruções usada para abrir arquivos, programas.

Local »É como se denomina o computador que solicita um serviço.

Log »Registro das transações ou atividades realizadas em um sistema de computador.

Login »É a identificação do usuario para Ter acesso ao servidor da rede.

Logoff »Encerrar uma seção em computador acessado através de uma linha de comunicação.

Logout »Ato de  desconectar-se de um sistema ou computador.

Loop »Conjunto de instruçoes de um programa executado  repetidamente.

LPOO »Linguagem de Programação Orientada a Objetos-

Luminância »É a quantidade de luz irradiada ou refletida por um objeto.

Lynx »Um browser para ser usado em terminais textuais, ou seja, só se pode visualizar a informação em forma de texto; as demais informações ficam disponiveis para gravação no disco, podendo ser manipuladas posteriormente.

M

 

M »mega- Em computação é a abreviação de Mega. Valor que corresponde a 1024 vezes 1024.

MB/s »Megabytes por segundo-Serve como medida de transferencia de dados de um dispositivo qualquer em Megabytes por segundo.

Mbps »Megabits por segundo- Velocidade de tráfego de dados, equivalente a um milhão de bits por segundo.Lembrando que 8 bits equivalem a 1 byte, 8 Mbps equivale a 1 MB/s.

Macintosh »Série bastante conhecida de computadores pessoais, lançada em janeiro de 1984 pela Apple Computer Corporation.

MacOS »Sistema operacional utilizado nos computadores da Apple.

Macro »Pequena rotina de programaçào.Muito utilizada para realizar tarefas repetitivas e longas.

Macromedia »Empresa criadora de vários software de sucesso.

MailingList »Este termo foi usado durante muito tempo em relação a grandes servidores, que controlavam centenas ou milhares de terminais de pequeno desempenho. Mesmo atualmente, os mainframes continuam em moda com varios processadores, varios gigabytes de memoria RAM.

MAN »Metropolitan Area Network ou Rede Metropolitana- Ë uma rede extensa que interliga computadores; normalmente algumas centenas de computadores de uma dada região.

Menu »Lista de opções a serem escolhidas, geralmente exibidas no video. Para acionar um função, escolha no menu.

MIDI »Musical Instrument Digital Interface- Ë um padrão para sintetizadores de áudio, placas e som, teclados etc. Um teclado MIDI pode ser ligado no conector de joystick da placa de som, usando o cabo adequado. Com isso é possivel gravar no micro as notas  tocadas no teclado.

Mídia »Refere-se aos veículos de comunicação, enquanto que mídias de transporte designam os sistemas de armazenamento digital, como disquetes, zipdrives, CD-ROMs, etc.

MIME »Multipurpose Inernet Mail Extension- Formatação que permite o envio de arquivos de qualquer tipo em e-mail. Os emails formatados em MIME são compativeis com praticamente todos os servidores, porém os arquivos ficam muitos maiores devido à formatação.

Mips »Milhões de instruções por segundo.Medida utilizada para determinar a velocidade de transmissão dos grandes computadores.

Mirror »sites espelhado- Servidor que contém um conjunto de arquivos, que é uma duplicata do conjunto existente em outro servidor. Os sites-espelho existem para dividir a carga de distribuiçào entre os sites.

Modem »Contração de Modulador/Demodulador. Transforma os sinais digitais em sons que podem ser transmitidos pelo sistema telefônico comum, decodificados pelo modem receptor.

Moiré »lê-se muarê- Padrão de interferencia indesejavel, causada pela sobreposição de dois ou mais padròes regulares, tais como pontos ou linhas.

Monitor Matriz Ativa »Melhor qualidade. Tem melhor brilho, contraste e nitidez.

Monitor Matriz Passiva »Monitor de menor custo e qualidade.

Morph »Neologismo inglês, que indica a técnica que se utilizam para criar a metamorfose entre um objeto e outro, de maneira que, quando um objeto vai perdendo as suas formas, ele simultaneamente passa a assumir a forma do outro objeto.

Mosaic »Primeiro navegador da Internet com habilidade para mostrar imagens. Foi criado pelo National Center for Supercomputing Applications(NCSA), nos EUA, em 1993.

Mouse »Dispositivo que auxilia no manuseio do sistema, principalmente sistemas gráficos.

Mousetrapping »É bem possível que você já tenha caído nesta “armadilha”ao acessar algum site pornô, de algum cassino, etc. Ao tentar fechar a janela do browser, ou digitar uma nova URL, será aberta um nova janela do browser do mesmo site, impedindo que o usuário saia.

Movie-Clip »O principal tipo de símbolo que o aplicativo Macromedia Flash utiliza para controlar outras timilines.

MP3 »É o formato mais adotado para compressão de som na web. Esse formato faz com que os arquivos de som não comprimidos, que normalmente possuem tamnahos proibitivos para serem transmitidos pela Internet, sejma transformados em arquivos bem pequenos.

Mpeg »Algoritmo de compressão de arquivos de áudio e vídeo. O formato de Mpeg mais famoso é o MP3.

MS-DOS »Microsoft Disk Operating System- O MS-DOS, como os outros sistemas operacionais , supervisiona operações como I/O de disco, o suporte ao vídeo, o controle do teclado e diversas funções internas relacionadas á zexecução e á manutenção de arquivos.

MUD »Multiple User Dungeon ou Multiple User Dimension- Um jogo para vários usuarios da Internet, normalmente disponivel em qualquer servidor da Web.

Multimídia »Capacidade de um computador ou programa de usar recursos de texto, imagens, sons, animação e vídeo.

N

 

Nanômetro »Um nanômetro equivale à bilonésima parte de um metro, a milonésimo de milímetro, ou ainda a um milésimo de mícron.

Nanossegundo »Medida de tempo. Corresponde a um bilionésimo de segundo.

Navegabilidade »é o que permite ao usuario “ passear” pelas telas ou interfaces de um sistema.

Navegador »O mesmo que browser.

NC »Network Computer- Esta é uma idéia em moda desde o tempo dos terminais burros. Consiste em usar computadores simples e baratos, ligados a potentes servidores, que fariam a maior parte do processamento e armazenamento de informações.

NetFind »Ferramenta utilizada para procurar os endereços eletrônicos dos usuários da Internet.

Network »Rede de computadores, sejam PCS ou aparelhos de qualquer plataforma interligados.

Newsgroup »É uma discussão que ocorre na Internet. Existem milhares de foruns de discussão na Internet, cada um falando detalhadamente sobre um assunto especifico, cobrindo desde cozinha para leigos até discussões acadêmicas sobre astrofísica.

Netiqueta »Comportamento aceitável na rede. Regras de ciberconvivência baseadas no bom senso. Se refere às boas maneiras de usar a Internet, como não enviar mensagens que possam ofender alguém ou escrever com letras maiúsculas, o equivalente a gritar numa conversa.

NetSplit »Perda de conexão entre dois ou mais servidores de uma rede. Os usuários de cada lado vêem como se o pessoal que ficou do outro lado tivesse saído do
IRC, mas na verdade é como se fossem criadas duas redes temporariamente. Em geral ele dura pouco tempo.

Nick »Forma de identificação usada no IRC, é como se fosse seu nome no IRC.

Nó »Qualquer dispositivo conectado a uma rede, inclusive servidores e estações de trabalho.

Noise »Ruído- Interferencia que prejudica a comunicação entre componetes eletônicos, especilamente em redes de computadores.

NTSC »National Television Standart Committee- Formato de arquivo de video não-comprimido e que necessita de 27Mb de espaço em disco paa ser armazenado.

Nuke » União de um canal de IRC,  seu nick é precedido por uma @. Eles podem retirar do canal ou impedir de entrar determinado usuário.

O

OCR» Optical CharacterRecognition ou Reconhecimento Óptico de Caractere- Permite que caracteres impressos ou escritos sejam reconhecidos oticamente e convertidos oticamente e convertidos, de uma forma de código que o computador reconheça.

OEM» Original Equipment Manufacture ou Equipamento Original Manufaturado-Uma empresa que fabrica componentes e vende-os a outras empresas, que os usam para montar seus produtos, ou os revendem para o consumidor final.

Offboard» Fora da placa. Este termo se refere a componentes, como placas de vídeo, modens, placa de som, rede, etc. que vem na forma de placas de expansão, não embutidas na placa mãe. A vantagem nesse caso, é que os componentes podem ser trocados com mais facilidade e aproveitados em futuro upgrades. A desvantagem é o preço.

Off-line» Quando um computador não esta conectado a outro sistema.

On-line» Qualquer atividade executada enquanto o seu computador estiver conectado a um outro computador ou rede.

Onboard» Na placa. Refere-se a componentes que vem embutidos na placa mãe, algo cada vez mais comum hoje em dia. Muitas placas vem como vídeo,som, modem e ate mesmo rede onboard.

OP» Pessoas responsáveis pela administração de um canal de IRC seu nick é precedido por uma @. Eles podem retirar do canal ou impedir de entrar determinado usuário.

Open Source» Programas que tem seu código aberto. Qualquer um pode baixar o código fonte do programa, estuda-lo ou mesmo aperfeiçoa-lo.

OS/2» Desde o inicio da era PC, a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do MS-DOS e outros programas para plataforma PC.Mas, em 1990 a IBM e a Microsoft se desentenderam e cada um ficou com uma parte do trabalho feito, com o qual tentaram a liderança do mercado de sistemas operacionais. Alguns brincam que a IBM ficou com a parte que funciona e a Microsoft com o resto, mas na verdade é que, apesar do OS/2 da IBM ser tecnicamente muito superior ao Windows 95 da Microsoft, foi o sistema das janelas que levou a melhor, pois era mais fácil usar e contava com a familiaridade dos usuários com o Windows 3.1.

P

 

Packet» Em uma transmissão por rede, os dados são desmembrados em pequenas porções chamadas de pacotes. O tamanho dos pacotes pode variar de 40 ate 32.000 bytes, dependendo da rede.

Páginas Estáticas» Não quer necessariamente dizer que elas sejam paginas paradas, mas, que elas não apresentam um conteúdo dinâmico, ou seja, que possa ser atualizado rapidamente, logo que o conteúdo é editado.

Page view» Toda vez que uma webpage completa é vista, conta-se um page view.

Panning» É uma técnica de fotografia, que utiliza um tempo de exposição longo do filme, e permite fotografar algo que vai a uma velocidade razoável.

Paridade» Um esquema de verificação mas não necessariamente de correção de erros de nível bastante baixo para comunicações por modems e outras comunicações assíncronas usado os oitos bits de dados.

Password» Senha de segurança utilizada para dar acesso a serviços privados.

Path» Caminho que um aplicativo precisa seguir para encontrar uma informação.

PC» Personal Computer- Computador Pessoal.

PCI» Peripheral Componebt Interconnect ou Interconexão de Componentes Periféricos- Um padrão de conexão de hardware inventado pela Intel que permite a adição de até 10 dispositivos de barramento local e suporta operação simultânea da CPU e do barramento mestre.

PDA» Pessonal Digital Assistants – Computadores que cabem na palma da mão e que tem recursos para organização pessoal e comunicação móvel.

PDF» Portable Document Format- Formato em que as especificações do arquivo são visualizados identicamente em qualquer plataforma. Esse formato de arquivo foi desenvolvido pela empresa Adobe para gerar documentos eletrônicos. Ele permite incluir texto, fontes e imagens num arquivo protegido.

Ping» Pequeno utilitários empregado para verificar se uma determinada ligação encontra-se  ativa e qual o tempo que uma mensagem leva para ir de um ponto ao outro da ligação.

Pixel» Picture Element- È o menor ponto de luz que possui cor própria , cuja cor e luminosidade podem ser controladas na tela.

Plataforma» O tipo de computador , processador ou sistema operacional em uso.

Plug & Play» Dispositivos de hardware e software que facilitam a instalação de periféricos, pois faz com que estes sejam automaticamente reconhecidos pelo computador.

Plug-in» É um pequeno programa que adiciona funções extras para que um determinado programa possa executar uma operação especifica.

PNG» Portable Network Graphic – Extensão dos arquivos gerados pelo programa Macromedia Fireworks.

Point of view» Ponto de vista.

Pop» Post Office Protocol- Protocolo de armazenamento de mensagens ate que o usuario se conecte a rede.

POP3»  Post Office Protocol- Protocolo usado por programas de correio eletrônico para o recebimento de correspondência.

PostScript» Linguagem criada pela empresa Adobe e que descreve um arquivo pronto para ser impresso matematicamente para uma impressora profissional.

Posting» Um artigo individual mandado para um grupo de discussão ou o ato de mandar um artigo para o mesmo.

PPP» Point to Point Protocol- O Protocolo Ponto a Ponto implementa o protocolo  TCP/IP numa linha telefonica, para que , atraves dela, um computador pessoal possa liga-se á Internet e usufruir de todos os serviços e aplicações existentes.

Pop-up» Uma pequena janela que se abre automaticamente, a partir de uma janela inicial, após uma ação direta ou indireta do visitante, oferecendo um leque de múltiplas opções que se encontram vinculadas aquele link principal.

Porta» Este termo é usado tanto com relação a um encaixe de expansão quanto em relação as portas TCP/IP, que são portas lógicas que permitem varias conexões simultâneas a um único host.

Portal» Site de um determinado conteúdo na Internet ou diversos, por exemplo, o PCDicas é um Portal de Informática, onde você pode achar tudo ou quase tudo relacionadoao seu assunto.

Preview» Imagem de baixa qualidade, que é mostrada atencipadamente para que o usuário tenha uma visualização rápida da imagem final.

Procurador» O mesmo que bussula ou mecanismo de busca. È uma empresa digital que presta serviço de localização de informações na web

Profile» Perfil. Uma receita que indica a melhor forma de executar uma tarefa.

Profundidade de Bit» Número de bits usados para representar cada ponto de uma imagem escaneada.Quantos mais bits por ponto, mais cores e melhor será a fidelidade da imagem; porém, maior será o arquivo gerado.

Profundidade de Cor» Medida através do numero de bits usados para representar cada ponto da imagem.

Prompt» Sinal de espera para entrada de dados.

Propaganda Rotativa» Programa rotativa ou ad rotator. Controla a exibição rotativa de banners exibidos na página.

Protocolo» Conjunto de regras que devem ser obedecidos para que se possa transmitir uma informação de um computador para outro, em uma rede de computadores.

Provedor de acesso» Empresa com dispositivos ligados á Rede para obter conectividade IP e repassá-la a outros indivíduos.

Proxy» Servidor- Serve como um intermediário entre o PCs de uma rede e a Internet.

PSD» Photoshop Document- Extensão nativa dos arquivos gerados pelo programa Adobe Photoshop.

Public Domain» Domínio publico.

Pulse» Impulso-Um linha telefônica comunica-se através de impulsos: os sinais são enviados na forma de serie de pequenos pulsos separador por espaços.

Q

 

Query» Processo de extração de informações de um banco de dados e sua apresentação em forma adequada ao uso.

Quicktime» Um formato de arquivos multimídia desenvolvido pela Apple. Apesar dos usos mais comuns serem vídeo e áudio, os arquivos quicktime podem também armazenar animações e texto. Usam as extensões: qt,mov ou mov.

QIC» Quarter Inch Cartridge- Cartucho de Um Quarto de Polegada.

R

 

Ratio» Taxa;proporção.

Realidade virtual» Não quer dizer que ela seja inexistente, e sim, que precisa de um suporte para desencadear algo que possibilite informações se transformarem em situações.

Real-time» Em tempo real; um aplicativo que é capaz de lidar com novos dados tão rápido, que tudo pareça instantâneo.

Rede» Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços.

Reload» Recarregar- Atualizar a página.

Remoto» É como se denomina o computador que fornece um serviço.

Renderizar» É um processo que o computador utiliza para descrever uma imagem na tela do monitor.

Reply» Resposta.

Resolução» É o volume de informações armazenado em uma imagem. Ou seja, é a quantidade de pixels que existe em uma polegada quadrada.

Retail» Componentes destinados a venda no varejo. Ao contrario dos componentes OEM, vem com caixa, manual,programas,garantia maior, etc.

RGB» Vermelho (Red), Verde ( Green) e Azul (Blue), que são as cores com as quais o monitor trabalha.

Ripper» Programa usado para extrair as faixas de áudio de um CD de musica, gravando-as no HD na forma de arquivos em Wav ou MP3.

Root» raiz.

Roteador» Um dispositivo que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão.

Router» Computador, software ou sistema dedicado que interliga duas ou mais redes efetuando automaticamente o endereçamento correto das mensagens de uma rede para outra.

Ruído» Mesmo que noise.

S

 

Sampling » Amostragem;processo de conversão de um som analógico para o digital.

Scanner » Dispositivo usado para digitalizar imagens.

Script» Na programação de computador , o script consiste em um conjunto de instruções para um programa de aplicativo ou de ferramenta. Um script geralmente expressa instruções utilizando as regras e a sintaxe da ferramenta ou do aplicativo, combinadas com estruturas de controle simples, como loops e expressões if/then.

Script de logon» Arquivos que podem ser atribuídos a contas de usuário. Normalmente um arquivo em lotes, um script de logon é executado automaticamente sempre que o usuário faz logon. Pode ser utilizado para configurar um ambiente de trabalho do usuário sempre que o logon for feito e permite ao administrador influenciar um ambiente de usuário sem gerenciar todos os aspectos dele. Um script de logon pode ser atribuído a uma ou mais contas de usuário.

SCSI» Small Computer Systems Interface- Interface paralela padronizada de alta velocidade. È usada para conectar microcomputadores a dispositivos periféricos SCSI, como alguns discos rígidos e impressoras, e a outros computadores e redes locais.

Search » Pesquisa.

Search Engine» Máquina de pesquisa. Computadores que têm como tarefa principal pesquisar e catalogar por categoria ou palavra chave, os sites cadastrados e, posteriormente, disponibilizar em forma de banco de dados.

Seção» Parte do Registro que aparece como arquivo no disco rígido. A subárvore do Registro é dividida em seções. Uma seção é um corpo distinto de chaves, subchaves e valores que tem como raiz o topo da hierarquia do Registro. Uma seção tem como reserva um único arquivo e um arquivo .log que estão nas pastas raiz_do_sistemaSystem32Config ou raiz_do_sistemaProfilesnome_do_usuário.

Segurança» Em uma rede, é a proteção de um sistema de computador e seus dados contra perda ou danos, implementada especialmente para que só usuários autorizados possam obter acesso a arquivos compartilhados.

Segurança da camada de transporte (TLS)» Protocolo padrão usado para fornecer comunicações seguras pela Web na Internet ou em intranets. Permite que clientes autentiquem servidores ou, opcionalmente, que servidores autentiquem clientes. Além disso, fornece um canal seguro ao criptografar as comunicações. A TLS é a versão mais recente e segura do protocolo SSL.

Segurança de retorno de chamada» Forma de segurança de rede na qual um servidor de acesso remoto responde a um usuário em um número predefinido, após o usuário ter feito uma conexão inicial e ter sido autenticado.

Segurança do protocolo Internet (IPSec)» Conjunto de serviços e protocolos de proteção baseados em criptografia padrão do setor. O IPSec protege todos os protocolos do conjunto TCP/IP e as comunicações pela Internet usando L2TP.

Selecionar » Especificar um bloco de dados ou texto na tela realçando-o ou marcando-o de alguma forma, com a finalidade de realizar alguma operação nele.

Semicondutor de óxido metálico complementar (CMOS)» Tipo específico de tecnologia de semicondutor que requer pouquíssima energia. O termo se popularizou com o significado de uma pequena área de armazenamento em que o sistema controla determinados parâmetros de hardware como, por exemplo, o tamanho do disco rígido, o número de portas seriais que o computador possui e assim por diante. O CMOS também é chamado de RAM de configuração.

Senha» Medida de segurança utilizada para restringir os nomes de logon em contas de usuários e o acesso aos sistemas e recursos do computador. Uma senha é uma seqüência de caracteres que deve ser fornecida antes de um nome de logon ou um acesso ser autorizado. Pode ser constituída de letras, números e símbolos, e diferencia maiúsculas de minúsculas.

Senha criptografada» Senha que está embaralhada.

Senha de usuário» A senha armazenada em cada conta de usuário. Cada usuário geralmente tem uma senha de usuário exclusiva e deve digitá-la ao fazer logon ou acessar um servidor.

Seqüência de caracteres» Grupo de caracteres ou bytes de caracteres tratados como uma entidade única. Os programas de computador usam seqüências de caracteres para armazenar e transmitir dados e comandos. A maioria das linguagens de programação considera seqüências de caracteres (como 2674:gstmn) diferentes de valores numéricos (como 470924).

Seqüência de identificação do usuário transmissor (TSID)» Seqüência que especifica a ID do assinante transmissor enviada pelo aparelho de fax ao enviar um fax para um aparelho receptor. Normalmente, essa seqüência é uma combinação do número de fax ou de telefone e do nome do estabelecimento comercial. Em geral, é o mesmo que a ID do assinante chamado.

Seqüência de identificador do assinante chamado (CSID)» Seqüência de caracteres que especifica a ID do assinante chamado transmitida pelo aparelho de fax receptor ao receber um fax. Normalmente, essa seqüência é uma combinação do número de fax ou de telefone e do nome do estabelecimento comercial. Em geral, é o mesmo que a ID

Serviço » Programa, rotina ou processo que executa uma função específica do sistema para dar suporte a outros programas, especificamente em um nível baixo (próximo ao hardware). Quando os serviços são fornecidos em uma rede, é possível publicá-los no Active Directory, facilitando a administração e o uso centralizado do serviço. Alguns exemplos de serviços são o serviço Gerenciador de contas de segurança, o serviço de duplicação de arquivos e o Roteamento e acesso remoto.

Serviço Alerta» Serviço usado pelo servidor e por outros serviços para notificar usuários selecionados e computadores sobre alertas administrativos que ocorrem em um computador. O serviço Alerta requer o serviço Messenger.

Serviço DDE de rede» Serviço que fornece transporte e segurança de rede para conversações do DDE.

Serviço de cadastramento na Internet do Windows (WINS)» Serviço de software que mapeia endereços IP dinamicamente para nomes de computadores (nomes NetBIOS). Permite que os usuários acessem os recursos pelo nome em vez de solicitar que usem endereços IP difíceis de serem reconhecidos e lembrados. Os servidores WINS oferecem suporte a clientes executando o Windows NT 4.0 e versões anteriores dos sistemas operacionais da Microsoft.

Serviço de cluster» O componente de software essencial que controla todos os aspectos de operação de cluster de servidor e gerencia o banco de dados do cluster. Cada nó em um cluster de servidor executa uma ocorrência do serviço de cluster.

Serviço de concessão de permissão (TGS)» Serviço Kerberos V5 fornecido pelo centro de distribuição de chaves (KDC) do Kerberos V5 que emite permissões de serviço as quais permitem que usuários autentiquem-se para serviços em um domínio.

Serviço de diretório» A fonte e também o serviço de informações de diretório que tornam as informações disponíveis e utilizáveis. Um serviço de diretório permite que os usuários localizem um objeto de acordo com qualquer um de seus atributos.

Serviço de fax» Serviço de sistema que oferece serviços de fax para clientes locais e de rede remota. Os serviços de fax incluem o recebimento e o envio de documentos, mensagens do assistente de fax e emails.

Serviço de mensagens entre sites (ISM)» Serviço que oferece suporte às mensagens assíncronas entre sites. Cada transporte serve a duas funções principais: consultas de topologia e envio/recepção (como, por exemplo, consultas sobre quais são os vários sites conectados por esse transporte e a que custo). Os serviços de mensagens entre sites fornecidos com o Windows são RPC e SMTP (correio).

Serviço de no-break» Serviço que gerencia um sistema de alimentação ininterrupta (no-break) conectado a um computador.

Serviço de resolução de endereço de difusão seletiva (MARS)» Serviço que resolve endereços IP de difusão seletiva para os endereços ATM dos clientes que ingressaram naquele grupo de difusão seletiva. O MARS pode funcionar em conjunto com o MCS e os clientes para distribuir dados de difusão seletiva através de conexões ponto a multiponto.

Serviço de texto» Programa que permite que um usuário digite ou edite texto. Os serviços de texto incluem layouts de teclado, programas de reconhecimento de texto manuscrito e fala, e Editores de método de entrada (IMEs). Os IMEs são utilizados para inserção de caracteres de idiomas do leste asiático com um teclado.

Serviço Localizador de computadores» Serviço que mantém uma lista atualizada de computadores e fornece a lista aos aplicativos quando solicitado. O serviço Localizador de computadores fornece as listas de computadores exibidas nas caixas de diálogo Meus locais de rede, Selecionar computador e Selecionar domínio e na janela Gerenciador de servidores (esta última somente para Windows 2000 Server).

Serviço Log de eventos» Serviço que grava eventos nos logs de aplicativos, de sistemas e de segurança. O serviço de Log de eventos está localizado em Visualizar eventos.

Serviço Messenger» Serviço que envia e recebe mensagens transmitidas por administradores ou pelo serviço Alerta.

Serviços de diretório Novell (NDS)» Em redes executando NetWare 4.0 da Novell, um banco de dados distribuído que mantém informações a respeito de cada recurso da rede e fornece acesso a esses recursos.

Serviços de instalação remota» Serviços de software que permitem que um administrador configure novos computadores clientes remotamente, sem ter de visitar cada cliente. Os clientes alvo devem oferecer suporte à inicialização remota.

Serviços de roteamento» No Enfileiramento de mensagens, um serviço em um servidor de Enfileiramento de mensagens que fornece serviços de roteamento de mensagens.

Serviços simples de TCP/IP » Quatro serviços de TCP/IP: Character Generator, Daytime Discard, Echo e Quote of the Day.

Service Pack » Um upgrade que corrige bugs ou deficiências do programa e, em alguns casos, também adiciona novos recursos.

Servidor» Em geral, computador que fornece recursos compartilhados para usuários de rede.

Servidor da área de armazenamento » Serviço do sistema que dá suporte ao visualizador da área de armazenamento, que permite que as páginas sejam vistas por áreas de armazenamento remotas.

Servidor de acesso remoto » Computador baseado em Windows que executa o serviço de Roteamento e acesso remoto e está configurado para oferecer acesso remoto.

Servidor de arquivos para Macintosh » Serviço de integração de rede AppleTalk que permite que clientes do Macintosh e clientes de PCs compartilhem arquivos. O servidor de arquivos para Macintosh também é chamado de MacFile.

Servidor de configuração de emulação de LAN » O serviço que atribui clientes individuais da emulação de rede local (LANE) a redes locais emuladas (ELANs) específicas, direcionando-os para o servidor de emulação de LAN (LES).

Servidor de difusão seletiva (MCS) » Serviço que gerencia zero ou mais grupos de difusão seletiva e distribui dados de difusão seletiva enviados a ele por clientes desses grupos através de conexões ponto a multiponto.

Servidor de emulação de rede local (LES)» O ponto de controle central para uma rede local emulada (ELAN). Permite que os clientes de emulação de LAN ingressem na ELAN e converte endereços LAN em endereços ATM.

Servidor de encapsulamento » Servidor ou roteador que encerra encapsulamentos e encaminha o tráfego para hosts na rede de destino.

Servidor de horário » Computador que sincroniza periodicamente a hora em todos os computadores de uma rede. Isso assegura a precisão da hora usada pelos serviços de rede e pelas funções locais.

Servidor de impressão » Computador dedicado ao gerenciamento de impressoras em uma rede. O servidor de impressão pode ser qualquer computador na rede.

Servidor DHCP » Computador executando o serviço DHCP da Microsoft que oferece configuração dinâmica de endereços IP e informações relacionadas aos clientes com DHCP ativado.

Servidor DNS » Serviço que mantém informações sobre uma parte do banco de dados do sistema de nomes de domínios (DNS) e responde e resolve consultas DNS. Um computador que execute esse serviço também é conhecido como servidor DNS.

Servidor do Enfileiramento de mensagens» No Enfileiramento de mensagens (também conhecido como MSMQ), um computador que pode fornecer enfileiramento de mensagens, roteamento e serviços de diretório a computadores clientes.

Servidor mestre » Servidor DNS autorizado para uma zona. Os servidores mestre podem variar e constituem um dos tipos existentes (mestre primário ou secundário), dependendo de como o servidor obtém seus dados de zona.

Servidor preferencial » O servidor NetWare ao qual você se conecta por padrão, ao fazer logon no computador. O servidor preferencial valida suas credenciais de usuário e é consultado quando você solicita informações sobre recursos disponíveis na rede NetWare.

Servidor Web » Computador que é mantido por um administrador de sistema ou provedor de serviços de Internet (ISP) e que responde a solicitações de um navegador de usuário.

Servidores de arquivos e de impressão para Macintosh » Componente de software que permite que usuários Macintosh tenham acesso a um computador que esteja executando qualquer versão da família Windows Server. Os serviços fornecidos por este componente permitem que usuários de PC e Macintosh compartilhem arquivos e recursos, como impressoras na rede AppleTalk ou impressoras instaladas no servidor Windows.

Servidores raiz » Os servidores DNS autorizados para a raiz do espaço para nome.

Sessão » Conexão lógica criada entre dois hosts para troca de dados. Normalmente, as sessões usam seqüenciamento e confirmações para enviar dados com confiança.

Setor de inicialização da partição » Parte de uma partição de disco rígido que contém informações sobre o sistema de arquivos do disco e um pequeno programa de linguagem de máquina que carrega o sistema operacional Windows.

Setup» Programa que configura o sistema. Quando o computador é ligado ou resetado, o BIOS verifica no setup qual a composição do computador.

SGBD» Sistema de gerenciamento de Banco de Dados-È um recurso para a manipulação eficiente de um grande conjunto de informações, estruturadas e armazenadas de forma organizada e integrada.

SGML» Standard General Markup Language- A linguagem geral  de Maração padrão é a linguagem de descrição de páginas em formato de hipertexto de onde o HTML foi derivado.

Shape » Forma.

Share» Dividir, compartilhar. Torna arquivos, diretórios ou pastas acessíveis a outros usuários, através de um rede.

Shareware» Programa que tem todas as funções da versão completa, mas funciona por um certo tempo.

Shockware» É um componente da empresa de software Macromedia para profissionais que desenvolvem elementos de mídia digital para a web.

Simbiose» Relação estabelecida na integração entre dois elementos para beneficio de ambos.

Símbolo » Qualquer elemento textual não redutível em dados que esteja sendo analisado. Por exemplo, o uso, em um programa, de um nome de variável, uma palavra reservada ou um operador. O armazenamento de símbolos como códigos breves diminui os arquivos de programas e acelera a execução.

Sinalizador de som » Recurso do Windows que produz uma pista visual, como um piscar de tela ou uma barra de título piscante, sempre que o computador reproduz um som do sistema.

Sincronizar » Reconciliar as diferenças entre os arquivos armazenados em um computador e as versões dos mesmos arquivos em outro computador. Depois de determinadas as diferenças, ambos os conjuntos de arquivos são atualizados.

Sistema Operacional » Programa normalmente fornecido pelo fabricante para o controle e coordenação de todas as operações de um computador.

Sistema de alimentação ininterrupta (no-break) » Dispositivo conectado entre um computador e uma fonte de energia para garantir que a alimentação elétrica não seja interrompida. Os no-breaks usam baterias para que o computador continue ligado por um período de tempo após uma queda de energia. Geralmente, os no-breaks fornecem proteção contra picos e quedas de energia.

Sistema de arquivos » Em um sistema operacional, a estrutura geral na qual os arquivos são nomeados, armazenados e organizados. NTFS, FAT e FAT32 são tipos de sistemas de arquivos.

Sistema de arquivos com criptografia (EFS) » Recurso desta versão do Windows que permite aos usuários criptografar arquivos e pastas em um disco de volume NTFS para protegê-los do acesso de intrusos.

Sistema de arquivos NTFS » Sistema de arquivos avançado que fornece desempenho, segurança, confiabilidade e recursos avançados não encontrados em nenhuma versão de FAT. Por exemplo, o NTFS garante a consistência do volume usando um log de transações padrão e técnicas de recuperação. Se um sistema falhar, o NTFS usará as informações de seu arquivo de log e de pontos de verificação para restaurar a consistência do sistema de arquivos. No Windows 2000 e no Windows XP, o NTFS também fornece recursos avançados, como permissões de arquivo e de pasta, criptografia, cotas de disco e compactação.

Sistema de caracteres Unicode (UCS) » Uma referência de conjunto de caracteres de padrão internacional que é parte do padrão Unicode. A versão existente mais utilizada do padrão UCS é o UCS-2, que especifica valores de caracteres de 16 bits, atualmente aceito e reconhecido para codificar a maior parte dos idiomas do mundo.

Sistema de entrada e saída básico (BIOS) » Em computadores compatíveis com x86, o conjunto de rotinas essenciais que testa o hardware na inicialização, inicia o sistema operacional e dá suporte à transferência de dados entre dispositivos de hardware. O BIOS é armazenado em memória somente leitura (ROM) para que seja executado quando o computador for ligado. Apesar de ser vital para o desempenho do computador, o BIOS normalmente fica invisível para os usuários.

Sistema de entrada e saída básico de rede (NetBIOS) » Interface de programação de aplicativo (API) que pode ser utilizada por programas em uma rede local (LAN). O NetBIOS fornece programas com um conjunto uniforme de comandos para solicitar os serviços de nível inferior necessários para gerenciar nomes, conduzir sessões e enviar datagramas entre nós em uma rede.

Sistema de gerenciamento » Host ativado pela rede que executa o software de protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP). Este software solicita informações de agentes SNMP. O sistema de gerenciamento também é chamado de console de gerenciamento.

Sistema de nomes de domínios (DNS) » Banco de dados distribuído de modo hierárquico que contém mapeamentos de nomes de domínios DNS para vários tipos de dados, como, por exemplo, endereços IP. O DNS permite a localização de computadores e serviços por nomes amigáveis, além de possibilitar a descoberta de outras informações armazenadas no banco de dados.

Site » Uma ou mais sub-redes TCP/IP bem conectadas (altamente confiáveis e rápidas). Permite que os administradores configurem o acesso ao Active Directory e a topologia de replicação com rapidez e facilidade para tirar proveito da rede física. Quando os usuários fazem logon, os clientes Active Directory localizam servidores Active Directory no mesmo site do usuário.

Slave» Escravo. Sempre que conectamos dois HDs na mesma porta IDE, um deverá ser configurado como máster (mestre) e outro como slave.

SMTP» Simple Mail Transfer Protocol- É um protocolo usado para enviar e-mails. Os dados vão da sua máquina para o servidor SMTP do provedor e, em seguida para o destinatário.

Software de Domínio Publico» Um programa não protegido por copyright, que pode ser utilizado sem que seja necessário fazer alguma forma de pagamento para seu autor.

Spam» No geral, refere-se a emails enviados indevidamente para a caixa postal do usuário, resultando em desperdício de espaço no disco e largura de banda nos meios de transmissão.

SQL» Um sublinguagem de bancos de dados, usada para a consulta, atualização e gerenciamento de banco de dados relacionais

Storyboard » Uma seqüência descritiva das cenas de um filme, que são esboçadas no papel, como se fosse um gibi.

Streaming» A tecnologia streaming envia dados ao desktop que solicitou a informação, direta e continuamente, mas não baixa o arquivo todo.

SysadminèAdministrador do Sistema- O responsável por um sistema.

SWF» Portable Network Graphic- Extensão dos arquivos gerados pelo programa Macromedia Flash.

Slot de expansão » Um soquete em um computador, designado para armazenar placas de expansão e conectá-las ao barramento do sistema.

Slot de expansão ISA » Soquete de conexão para um periférico criado para a arquitetura padrão da indústria (ISA) na placa-mãe de um computador.

Slot de expansão PCI » Soquete de conexão para um periférico criado para o barramento local de interconexão de componentes periféricos (PCI) na placa-mãe de um computador.

Snap-in » Tipo de ferramenta que você pode adicionar a um console ao qual o Console de gerenciamento Microsoft (MMC) dá suporte. Um snap-in autônomo pode ser adicionado por si próprio, enquanto uma extensão snap-in só pode ser adicionada para estender a função de outro snap-in.

Solicitação de cliente » Solicitação de serviço de um computador cliente a um computador servidor ou, para o balanceamento de carga de rede, a um cluster de computadores. O balanceamento de carga de rede encaminha cada solicitação de cliente para um host específico de acordo com a diretiva de balanceamento de carga do administrador do sistema.

Solicitação de comentário (RFC) » Documento oficial da Internet Engineering Task Force (IETF) que especifica os detalhes dos protocolos incluídos na família TCP/IP.

Soquete » Identificador de determinado serviço em um nó específico de uma rede. O soquete consiste em um endereço de nó e um número de porta que identifica o serviço. Por exemplo, a porta 80 em um nó da Internet indica um servidor Web. Existem dois tipos de soquetes: fluxos (bidirecionais) e datagramas.

Soquete não processado » Soquete que fornece acesso direto a protocolos de rede de nível inferior.

Soquete UDP » Soquete que transmite datagramas pelo protocolo de datagrama de usuário (UDP).

Spooler de impressão » Software que aceita um documento enviado para uma impressora e o armazena em disco ou na memória até que a impressora esteja pronta para recebê-lo. Esse conjunto de bibliotecas de vínculo dinâmico (DLLs) recebe, processa, agenda e distribui os documentos para impressão. Spooler é um acrônimo do termo em inglês simultaneous print operations on line(operações de impressões simultâneas em linha).

Subárvore » Qualquer nó dentro de uma árvore, junto com qualquer seleção de nós descendentes conectados. Na estrutura de Registro, as subárvores são o nó primário e contêm chaves, subchaves e entradas de valores.

Subchave » Chave dentro de uma chave. Na estrutura do Registro, as subchaves são subordinadas a subárvores e chaves. As chaves e subchaves são semelhantes à seção de cabeçalho nos arquivos .ini; entretanto, as subchaves podem executar funções.

Sub-rede » Subdivisão de uma rede IP. Cada sub-rede tem seu próprio identificador de rede em sub-rede exclusivo.

Substituir o comando de exibição por » Quando ativado, abre o aplicativo de servidor DDE conforme especificado pelo número inteiro em valor. Os valores possíveis são 1 (normal), 2 (minimizado), 3 (maximizado) e 10 (padrão do aplicativo).

Sufixo DNS » Para o DNS, é uma seqüência de caracteres que representa um nome de domínio. O sufixo DNS mostra onde um host está localizado em relação à raiz DNS, especificando a localização de um host na hierarquia DNS. Normalmente, o sufixo DNS descreve a última parte de um nome DNS, após um ou mais dos primeiros rótulos de um nome DNS.

Sufixo do nome principal do usuário » O sufixo UPN é a parte do nome principal do usuário à direita do caractere @. O sufixo UPN padrão para uma conta de usuário é o nome do domínio DNS do domínio que contém a conta de usuário. O sufixos UPN alternativos podem ser adicionados para simplificar a administração e os processos de logon de usuários ao fornecer um único sufixo UPN para todos os usuários. O sufixo UPN é usado somente dentro da floresta do Active Directory e não precisa ser um nome de domínio DNS válido.

SYSVOL » Diretório compartilhado que armazena a cópia do servidor dos arquivos públicos de domínio, que são replicados entre todos os controladores do domínio no domínio.

T

 

Tabela de alocação de arquivos (FAT)» Sistema de arquivos usado pelo MS-DOS e outros sistemas operacionais baseados em Windows para organizar e gerenciar arquivos. A tabela de alocação de arquivos (FAT) é uma estrutura de dados que o Windows cria quando você formata um volume usando sistemas de arquivos FAT ou FAT32. O Windows armazena informações sobre cada arquivo na FAT para que possa recuperá-lo posteriormente.

Tabela de arquivos mestre (MFT)» Arquivo de sistema NTFS nos volumes formatados NTFS que contém informações sobre cada arquivo e pasta no volume. O MFT é o primeiro arquivo em um volume NTFS.

Tabela de partição GUID (GPT) » Esquema de particionamento de disco usado pela interface de firmware flexível (EFI) em computadores compatíveis com Itanium. A GPT oferece mais vantagens do que a partição do registro de inicialização principal (MBR), pois permite até 128 partições por disco, fornece suporte a volumes de até 18 exabytes, permite tabelas de partição primárias e de backup para redundância e oferece suporte a identificadores (GUIDs) de partição e disco exclusivos.

Tag» Barras em códigos html que fornecem a descrição de como montar a página no browser do cliente.

Tamanho da memória virtual» No Gerenciador de tarefas, a quantidade de memória virtual, ou espaço de endereço, destinada a um processo.

Taxa de amostragem » O numero de amostras por segundo de um som digitalizado.Para ter qualidade de CD, são necessárias 44.000 amostras por segundo, com 16 bits de resolução por amostra.

Taxa de atualização» A freqüência com que a tela de vídeo é redesenhada para evitar que a imagem fique piscando. A área da imagem inteira da maioria dos monitores é atualizada aproximadamente 60 vezes por segundo.

Taxa de bits constante (CBR) » Tipo de serviço ATM que dá suporte à alocação constante de largura de banda. Esse tipo de serviço é usado para transmissões de voz e vídeo que requeiram pouca ou nenhuma perda de célula e controles de tempo rigorosos durante a transmissão.

Taxa de transmissão » A velocidade na qual um modem se comunica. A taxa de transmissão refere-se ao número de vezes em que a condição da linha é alterada. Será equivalente a bits por segundo somente se cada sinal corresponder a um bit de dados transmitidos.

TCP/IP » Protocolo de controle de transmissão/ Protocolo de Internet. Os dois protocolos básicos da Internet, usados para vibializar a transmissão e troca de dados de redes diferentes, permitindo assim, que os computadores se comuniquem.

Teclas de aderência » Recurso do teclado que permite que você pressione uma tecla modificadora (CTRL, ALT ou SHIFT) ou a tecla de logotipo do Windows e a mantenha ativa até que uma tecla não-modificadora seja pressionada. É útil para pessoas que têm dificuldade de pressionar duas teclas simultaneamente.

Teclas de alternância» Recurso que define seu teclado para apitar quando uma das teclas de bloqueio (CAPS LOCK, NUM LOCK ou SCROLL LOCK) é ativada ou desativada.

Teclas de filtragem» Recurso do teclado que o faz ignorar teclas pressionadas breve ou repetidamente. Você também pode ajustar a taxa de repetição do teclado, que é a taxa em que uma tecla é repetida quando você a mantém pressionada.

Teclas para mouse » Recurso do teclado que permite que o usuário utilize o teclado numérico para mover o ponteiro do mouse, clicar, clicar duas vezes e arrastar.

Telnet» Protocolo de emulação de terminal muito utilizado na Internet para logon em computadores de rede. Telnet também indica o aplicativo que usa o protocolo Telnet para os usuários que fazem logon de locais remotos.

Tema » Conjunto de elementos visuais que fornecem uma aparência unificada para a área de trabalho do computador. Um tema determina a aparência dos diversos elementos gráficos da sua área de trabalho, como as janelas, os ícones, as fontes, as cores e as figuras de plano de fundo e do protetor de tela. Também pode definir os sons associados a eventos como abertura e fechamento de um programa.

Tempo de CPU» No Gerenciador de tarefas, o tempo total do processador, em segundos, usado por um processo desde que foi iniciado.

Tempo de failover » O período de tempo que um recurso leva, individualmente ou em um grupo, para completar o processo de failover.

Tempo de vida (TTL)» Valor de timer incluído em pacotes enviados através de redes baseadas em TCP/IP que informa aos destinatários por quanto tempo devem manter ou usar o pacote ou quaisquer dados incluídos nele antes da expiração e do descarte do pacote ou dos dados. Para o DNS, os valores TTL são usados em registros de recurso em uma zona para determinar em quanto tempo os clientes devem armazenar em cachê e usar essas informações quando aparecerem em uma resposta de consulta de um servidor DNS para a zona.

Tentativa de processamento » No gerenciamento de cores, a abordagem usada para mapear as cores especificadas em um arquivo de imagem para a gama de cores do monitor ou da impressora. A gama de cores é o intervalo de cores que um dispositivo pode produzir.

Tentativa de união » As consultas de acompanhamento ou pesquisas sucessivas feitas para resolverem registros de união em uma zona para outros servidores DNS remotos que sejam autorizados para uma zona derivativa. Ao executarem a tentativa de união, os registros de recurso do servidor de nomes (NS) para servidores DNS delegados são perseguidos ou seguidos por consultas sucessivas, para resolverem os servidores denominados nos registros NS para os registros de recurso de endereço (A) de host e para obterem endereços IP do servidor.

Terminal» Dispositivo que consiste em uma tela de exibição e um teclado e que é usado para se comunicar com um computador.

Terabyte» Unidade de armazenamento de dados. Um terabyte equivalente a 1.024 Gigabyte.

Território » Conjunto de princípios de segurança, em um ambiente de rede diferente do Windows, sujeitos à autenticação do Kerberos.

Texto sem formatação» Dados não criptografados. Às vezes chamado de texto não criptografado.

TIFF» Tagged Image File Format- Formato de arquivo que descreve imagens bitmaps, com ou sem compressão.

Timeline» Linha de Tempo- A parte mais crucial da interface do flash. È onde você vai organizar seus trabalhos, sincronizar imagens e sons, definir a sobreposição dos objetos, a animação , a duração do filme, etc…

Time-out» Tempo esgotado- Sinal que um dispositivo emite quando chegou o tempo limite, no qual estava esperando receber um informação.

Tinta» Opção que permite a inserção de texto manuscrito. Em vez de converter o texto manuscrito em texto digitado, o texto é convertido em um objeto e exibido exatamente da maneira como você o escreveu.

Tipo de arquivo» No ambiente Windows, uma designação das características operacionais ou estruturais de um arquivo. O tipo de arquivo identifica o programa, como o Microsoft Word, que é utilizado para abrir o arquivo. Os tipos de arquivos são associados a uma extensão do nome do arquivo. Por exemplo, os arquivos com extensão .txt ou .log são do tipo documento de texto e podem ser abertos com qualquer editor de texto.

Tipo de arquivo personalizado » Geralmente, arquivos com extensões criadas para tipos especiais de arquivos. Os tipos de arquivos personalizados não são rastreados pelo Registro do sistema.

Tipo de arquivo registrado» Tipos de arquivos que são rastreados pelo Registro do sistema e são reconhecidos pelos programas instalados no computador.

Tipo de comutação» O tipo de interface ao qual o dispositivo ISDN está sendo conectado. O tipo de comutação também é chamado de comutador.

Tipo de fila» No Enfileiramento de mensagens, um identificador exclusivo (GUID) especificado pelo aplicativo que criou a fila.

Tipo de hardware» Classificação para dispositivos semelhantes. Por exemplo, o dispositivo de imagens é um tipo de hardware para câmeras digitais e scanners.

Tipo de quadro» Maneira como um tipo de rede, como Ethernet, formata dados para serem enviados em uma rede. Quando vários tipos de quadro são permitidos por um tipo de rede específico, os pacotes são estruturados de forma diferente e são, portanto, incompatíveis. Todos os computadores em uma rede devem usar o mesmo tipo de quadro para se comunicar. O tipo de quadro também é chamado de formato de quadro.

Tipos de backup» Tipo que determina quais dados sofrem o backup e a forma como o backup é feito. Há cinco tipos de backup: de cópia, diário, diferencial, incremental e normal.

Tipografia» Oficio de criare/ou estudar símbolos que possam ser interpretados como caracteres ortográficos e para-ortografico( sinais de pontuação).

Tolerância a falhas» A capacidade que um hardware ou software de computador possui de assegurar a integridade dos dados quando ocorrem falhas de hardware. Os recursos de tolerância a falhas aparecem em diversos sistemas operacionais e incluem volumes espelhados, volumes RAID-5 e clusters de servidores.

Topologia» No Windows, as relações entre um conjunto de componentes de rede. No contexto de replicação do Active Directory, topologia se refere ao conjunto de conexões que os controladores de domínio usam para replicar informações entre si.

Topologia de replicação » Descrição de conexões físicas entre réplicas e sites. Em contrapartida, as topologias do DFS descrevem as conexões lógicas.

Topologia DFS» A hierarquia lógica global do sistema de arquivos distribuídos (DFS), incluindo elementos como raízes, conexões, pastas compartilhadas e conjuntos de réplica, conforme descrito no console administrativo do DFS. Não deve ser confundida com o espaço para nome DFS, que é o modo de exibição lógico dos recursos compartilhados visto pelos usuários.

Trabalho de impressão» O código fonte que contém os dados a serem impressos e os comandos para impressão. Os trabalhos de impressão são classificados em tipos de dados com base nas modificações, se houver, que o spool deve fazer no trabalho para que ele seja impresso corretamente.

Traffic» Trafego de dados na rede. Quando a quantidade de dados que trafega é muito grande, a rede torna-se congestionada e as transferências ficam cada vez mais lentas.

Transação» No Enfileiramento de mensagens, o emparelhamento de duas ou mais ações que são realizadas juntas como uma única ação. A ação tem êxito ou falha como um todo. O uso do Coordenador de transações distribuídas da Microsoft (MS DTC) assegura que as duas ações tenham êxito ou que nenhuma seja executada.

Transceptor» Dispositivo que pode transmitir e receber sinais. Em redes locais (LANs), um transceptor é o dispositivo que conecta um computador à rede e converte sinais entre formas seriais e paralelas.

Transferência de arquivos via infravermelho» Transferência de arquivos sem uso de fios entre um computador e outro computador ou dispositivo usando luz infravermelha.

Transferência de zona» A sincronização de dados DNS autorizados entre servidores DNS. Um servidor DNS configurado com uma zona secundária consulta periodicamente os servidores DNS principais para sincronizar seus dados de zona.

Transferência de zona incremental (IXFR)» Tipo de consulta alternativa que pode ser usado por alguns servidores DNS para atualizar e sincronizar dados da zona quando uma zona for alterada. Quando a transferência de zona incremental tiver suporte entre os servidores DNS, eles poderão manter o controle e transferir somente as alterações incrementais do registro de recurso entre cada versão da zona.

Transferência de zona plena (AXFR)» O tipo de consulta padrão que tem suporte de todos os servidores DNS para atualizar e sincronizar os dados da zona quando ela for alterada. Quando houver uma consulta DNS usando a AXFR como o tipo especificado de consulta, toda a zona será transferida como resposta.

Treinamento» O processo de ensinar ao mecanismo de reconhecimento de fala a reconhecer sua voz e seu jeito de falar. O mecanismo de fala procura padrões no seu jeito de falar, possibilitando maior precisão quando você dita um texto.
Trialè Versão distribuída gratuitamente de um software, para que o usuário possa testá-lo.

Tutorial » Curso, Treinamento.

TTL mínimo» Tempo de vida (TTL) padrão definido em segundos para ser usado com todos os registros de recurso de uma zona. Esse valor é definido no registro de recurso Início de autoridade (SOA) para cada zona. Por padrão, o servidor DNS inclui esse valor nas respostas a consultas para informar aos destinatários por quanto tempo ele pode armazenar e usar os registros de recursos fornecidos na resposta à consulta antes que os dados de registros armazenados expirem. Quando os valores TTL forem definidos para os registros de recurso individuais, eles substituirão o TTL mínimo.

TWAIN» A instalação de um Scanner, quase sempre se resume à instalação de um drive TWAIN. “ Drive” neste caso , é apenas uma maneira de dizer, pois o “drive” TWAIN é, na verdade, apenas um pequeno programa encarregado de controlar o scanner.

Tweening» Uma das técnicas de animação quadro-a-quadro.

U

 

Unicode » Padrão de codificação de caracteres desenvolvido pelo Unicode Consortium que representa quase todos os idiomas escritos do mundo. O conjunto de caracteres Unicode tem várias formas de representação, incluindo UTF-8, UTF-16 e UTF-32. A maioria das interfaces Windows usa o formato UTF-16.

Unidade » Área de armazenamento formatada com um sistema de arquivos e que possui uma letra de unidade. O dispositivo de armazenamento pode ser um disquete, CD, disco rígido ou outro tipo de disco. Você pode visualizar o conteúdo de uma unidade clicando em seu ícone no Windows Explorer ou em Meu computador.

Unidade de alocação» A menor quantidade de espaço em disco que pode ser alocada para armazenar um arquivo. Todos os sistemas de arquivo usados pelo Windows organizam discos rígidos com base nas unidades de alocação. Quanto menor o tamanho da unidade de alocação utilizada, mais eficiente será o armazenamento de informações no disco. Se você não especificar um tamanho da unidade de alocação durante a formatação do disco, o Windows selecionará o tamanho padrão com base no tamanho do volume. Os tamanhos padrão são selecionados para reduzir a quantidade de espaço perdido e a quantidade de fragmentação no volume. Uma unidade de alocação também é chamada de cluster.

Unidade de DVD » Dispositivo de armazenamento em disco que usa a tecnologia de disco de vídeo digital (DVD). Uma unidade de DVD lê CD-ROMs e DVDs. No entanto, você deve ter um decodificador DVD para exibir filmes DVD na tela do computador.

Unidade lógica » Volume que você cria dentro de uma partição estendida em um disco básico de registro mestre de inicialização (MBR). As unidades lógicas são semelhantes às partições primárias, exceto pelo fato de que você está limitado a quatro partições primárias por disco, embora possa criar um número ilimitado de unidades lógicas por disco. Uma unidade lógica pode ser formatada e ter uma letra de unidade atribuída a ela.

Unidade montada » Unidade instalada em uma pasta vazia em um volume NTFS. As unidades montadas funcionam da mesma maneira que qualquer outra unidade, mas recebem um rótulo ou nome em vez de uma letra de unidade. O nome da unidade montada é obtido com um caminho de sistema de arquivos completo em vez de somente uma letra de unidade. Os participantes do grupo Administradores podem usar o Gerenciamento de disco para criar unidades montadas ou reatribuir letras de unidades.

Unidade organizacional » Objeto recipiente do Active Directory usado nos domínios. Uma unidade organizacional é um recipiente lógico em que usuários, grupos, computadores e outras unidades organizacionais são colocados. Pode conter objetos somente de seu domínio pai. Uma unidade organizacional é o menor escopo ao qual um objeto de diretiva de grupo pode ser vinculado ou pelo qual uma autoridade administrativa pode ser delegada.

UNIX» Sistema operacional desenvolvido em 1969, pela empresa americana AT&T, capaz de executar ao mesmo tempo varias tarefas solicitadas por diferentes usuários simultaneamente.

UDP» Protocolo usado para transmitir vídeo através da Internet, de maneira mais rápida e confiável, mas a conexão não pode apresentar falhas ao longo da transmissão do arquivo.

UP-date » Atualizar.

Upgrade» Atualização.Significa troca alguns componentes para melhorar a performance de um PC antigo.

Upload» É a transferência de um arquivo do seu computador para outro computador.

URL» É um protocolo de comunicação que emprega um método uniforme para designar a localização de um determinado tipo de informação na Internet.

USB» Nova interface para conexão ao micro, com funcionamento Plug and Play, capaz de receber, de maneira simples e rápida, até 127 dispositivos externos, ligados por meio de um concentrador.

Usabilidade» A usabilidade é a relação que se estabelece entre as ferramentas de trabalho e os usuários das mesmas.

Uso de CPU» No Gerenciador de tarefas, a porcentagem de tempo em que o processo usou a CPU desde a última atualização. Na guia Processo do Gerenciador de tarefas, o cabeçalho da coluna é CPU.

Uso de memória» No Gerenciador de tarefas, o conjunto de tarefas atualmente ativo, em quilobytes. O conjunto atualmente ativo é o número de páginas residentes na memória no momento. Na guia Processo do Gerenciador de tarefas, o cabeçalho da coluna é Uso de memória.

Usuário » Pessoa que usa um computador. Se o computador estiver conectado a uma rede, o usuário poderá acessar os programas e arquivos no computador, assim como os localizados na rede (dependendo das restrições de conta determinadas pelo administrador da rede).

Usuário local » Pessoa que usa um computador que não esteja conectado a uma rede. Um usuário localé geralmente alguém que usa um computador em casa.

Usuário padrão » O perfil que serve como base para todos os perfis de usuários. Todo perfil de usuário começa como uma cópia do perfil de usuário padrão.

Usuários» Grupo especial que contém todos os usuários que têm permissões de usuário no servidor. Quando um usuário de Macintosh atribui permissões a todos, essas permissões são dadas aos convidados e usuários do grupo.

Usuários e computadores do Active Directory » Ferramenta administrativa destinada à realização de tarefas de administração diárias do Active Directory. Essas tarefas incluem a criação, exclusão, modificação, movimentação e definição de permissões em objetos armazenados no diretório. Esses objetos incluem unidades organizacionais, usuários, contatos, grupos, computadores, impressoras e objetos de arquivo compartilhados.

User» O usuário dos serviços de um computador, normalmente registrado através de um login e um password.

 

V

 

válvula» as válvulas tem seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. a idéia é que o filamento metálico da válvula ao ser aquecido, emite elétrons que agitados graças à alta temperatura, conseguem vencer a barreira superficial do metal e fechar o circuito com outro filamento localizado próximo ao primeiro. as válvulas já atingiam freqüências de alguns megahertz, o problema é que esquentavam demais, consumiam muita eletricidade e se queimavam com facilidade. era fácil usar válvulas em rádios, que usavam poucas, mas construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e caro. apesar de tudo isso, os primeiros computadores baseados em válvulas começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. os principais usos eram a codificação e decodificação de mensagens e cálculos de artilharia. apartir da década de 50, as válvulas foram rapidamente substituídas pelos transistores e mais tarde pelos circuitos integrados e microchips.

vapoware» programas ou pacotes de programas que são anunciados para comércio em data definida e são lançados com grande atraso ou nunca são lançados.

Como exemplo temos o windows 1.0 anunciado para 1083 mas só apareceu em 1985. uma versão do lótus 123 para os/2 anunciado para abril de 1987 mas somente foi posto a venda em 1991.

varredura » método para varrer o feixe de elétrons num crt, através do qual o feixe explora repetidas vezes, da esquerda para a direita, enquanto se desloca de cima para baixo, para cobrir a superfície da tela inteira.

velocidade de varredura horizontal» número de linhas varridas por segundo, geradas por uma placa de vídeo com uma determinada resolução.

velocidade de varredura vertical » número de varreduras completas da tela do crt executado pelo feixe de elétrons por segundo. ela deve exceder 50 hz para evitar tremulação perceptível.

verônica» um poderoso sistema para pesquisa de informações em diversos bancos de dados da internet. a pesquisa é feita em servidores gopher a partir de palavras chaves fornecidas pelo usuário.

vesa(vídeo electronic standards association) » interface para controle de monitores de vídeo que a microsoft recomenda para os pcs atuais.

vetor de interrupção» único elemento de uma tabela contendo endereços iniciais de rotinas de serviço de interrupção. ele permite à cpu descobrir para onde transferir o controle ao receber uma interrupção.

vga » vídeo graphics array èsistema gráfico de vídeo. padrão para monitores de vídeo. permite boa qualidade de imagens. pode ser monocromático (uma cor) ou policromático (colorido).

viewer » rama que permite ver um arquivo gravado num determinado formato.

Existem portanto viewer de gif, jpeg, postscript, etc.

vetor» designar uma imagem que é montada tendo por base cálculos matemáticos. por isso, as imagens vetoriais são muito mais fáceis de serem manipuladas.

vírus » programa estranho ao sistema de computador, capaz de copiar e instalar a si mesmo. é concebido para provocar efeitos nocivos ou estranhos a funcionalidade do sistema ou aos dados nele armazenados. pode causar prejuízos irreparáveis ao sistema e ate mesmo ao d.

vírus de macro» vírus criado em uma linguagem de macro, que é associado a uma aplicação. é transportado por arquivo de documento usado com essa aplicação e é executado quando o documento é aberto.

visões » em banco de dados refere-se a visualização das informações dispostas em forma de listagens independentes das tabelas e organização lógica dos dados.

visicalc » visicalc estabelece as planilhas eletrônicas como aplicativo obrigatório em microcomputadores. criado em 1979 pelo estudante do primeiro ano da harvard bussines school, dan bricklin, e por bob frankston, do mit, o visicalc foi uma dádiva dos céus para os usuários de wall street que tinham comprado os primeiros microcomputadores dois anos antes. no início roda no apple ii e era praticamente o único responsável pela venda desta máquina.

visual basic» linguagem de programação da microsoft líder de mercado na área de programação para microcomputadores.

vram » deo ram – tipo especial de memória dram, próprias  para utilização em placas de vídeo. as placas de vídeo de maior desempenho utilizam vram enquanto que as outras mais lentas utilizam dram.

vt100 » tipo de emulação de terminal muito freqüente na internet.

vms» virtual memory system- sistema operacional da digital equipment corporation/dec, muito utilizado em dispositivos wap.

vrml» virtual reality modeling language- é uma linguagem para criação de mundos virtuais. trata-se de uma serie de comandos que, quando interpretados pelo programa apropriado, permite criar objetos e animações, posicionar câmeras, luzes e assim por diante.

voice mail» refere-se a sistema de e-mail (ver) que suporta áudio, permitindo que os usuários remetam e recebam o apropriado arquivo de áudio com a mensagem.

W

 

waffle» um programa que possibilita a um bbs tornar-se um site usenet.

wap» wireless application protocol ou protocolo para aplicação sem fio- um protocolo de dados desenvolvido para uso em dispositivos sem fio, como celulares, para receber mensagens pela internet.

watermark» informações ocultas num sinal de video ou de audio, que permitem criar varios sistemas antipirataria. estes codigos podem orientar o dispositivo a simplesmente não copiar o video; pode distorcer as imagens ou o som durante a copia, prejudicando o resultado final.

wais» wide area information serve – sistemas de recuperação de informações usados, para rastrear palavras ou expressoes indexadas dentro dos arquivos e não apenas pelo seu nome. enquando archie, gopher e veronica pesquisam  menus, diretorios e arquivos, o wais procura informações dentro de documentos individuais.

wan» wide area network- uma arede que interliga computadores  geograficamente distantes, localizados em outras cidades, estados, ou mesmo do outro lado do mundo.

wap weblog» diario on-line. paginas que podem ser criadas na internet sem nenhum conhecimento tecnico, sendo atualizadas diaramente. trazem uma visão pessoal sobre os mais diversos assuntos.

wav» waveform audio, o formato nativo de audio da familia windows. os arquivos em wav são gravados de forma não compactada. o formato suporta varias taxas de amostragem. uma musica em wav pode ficar ate 1/10 do tamanho convertida em mp3.

whois » whois é um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de diretório de usuários da internet.

web» “teia”em inglês. é um termo usado para se referir a redes de computadores. o termo surgiu devido o formado de uma teia de aranha lembrar a disposição fisica de uma rede, com cabos interligando os pontos. otermo www significa “word wide web”, ou larga teia mundial, sendo usado com relação à internet.

webdesigner» profissional da area de design voltado para a criação digital, em especial no meio internet.

webmaster » pessoa responsável por administrar um site na internet. o webmaster é coordenador do site ou pode ser o dono do site.

webserver» servido web – computador onde estão hospedada as páginas web.

window » janela.

win2000 » versão do windows nt, lançado no final de 1999. software para uso corporativo, concorrente do unix, linux e novell.

winchester» unidade para armazenamento de informações, programas, dados, etc, normalmente instalado no interior do microcomputador, conhecido como disco rígido ou hd (hard disk) ou ainda hdd (hard disk drive).

windows 2000» ambiente gráfico de trabalho.

windows 3.x » ambiente gráfico de trabalho lançado pela microsoft em 1985, passou o restante dos anos 80 como uma espécie de piada. era lento, feio e fraco. Então microsoft lançou o windows 3.0, uma completa versão reescrita, em um festival de hype multimídia de costa a costa cuidadosamente orquestrado na primavera de 1990. acabara o limite de memória de 640 kb do dos (mais ou menos); uma enxurrada de aplicativos chegou, juntamente com um tipo de multitarefa e o ambiente de desktop no qual vive hoje a maioria dos usuários. a versão lançada em 1992, acrescentou velocidade e estabilidade, sem falar no ole, nas fontes true type e nos comandos arrastar-e-soltar.

windows 95» sistema operacional de 32 bits

windows 98» sistema operacional de 32 bits.

windows me (milenium edition)» ambiente gráfico de trabalho.

windows nt» sistema operacional de 32 bits, para médios e grandes computadores (mainframe) ligados em rede. em 1991, ele era conhecido como os/2 3.0 ou os/2 nt. então a ibm e a microsoft donas do sistema tiveram um pequeno desentendimento e o nt retornou em 1993 e era totalmente windows nt.

winsockè programa que capacita o ambiente windows a operar na internet.

wireless» sem fios. um termo de moda atual, que refere-se a aparelhos, capazes de transmitir dados via radio, infravermelho ou outra tecnologia que não envolva o uso de fios. já existem varias tecnologias de transmissão de dados sem fio, como o bluetooth.  o principal uso são redes sem fio, hand-helds, celulares e outros tipos de dispositivos portáteis.

wmll » inguagem utilizada no wap.

word » um dos melhores e o mais utilizado dos editores de textos. fabricado pela microsoft, está na sua versão 2000, mas foi lançado para o ms dos.

wordperfect » um dos melhores editores de textos, foi criado pela novell, hoje é propriedade da corel como o nome de corel wordperfect como parte do corel suite, juntamente com demais aplicativos como corel quatro pro corel presentations e corel central.

wordstar » criado a partir do primeiro editor de textos o eletric pencil, um editor para escrever manuais de programas. mas o primeiro programa a explorar o potencial da editoração de textos foi o wordstar, criado por seymour rubenstein em 1980.

workgroups » trabalho em grupo.

workstation» estação de trabalho. este termo é geralmente usado em relação a computadores com um grande poder de processamento. apresentam processadores mais poderosos, maior quantidade de memória ram e sistemas operacionais mais avançados e estáveis como o unix e windows nt.

worm » acrônimo de write once read many. 1. ferramenta de busca na rede web; 2. verme programa que, explorando deficiências de segurança de hosts, logrou propagar-se de forma autônoma na internet na década de 80.

w3c» órgão que regulamenta as tecnologias que são aplicadas à internet.

wysiwyg» what you see is what you get ou o que você vê é o que você tem – ate parece letra de musica mas, na verdade, este termo se refere-se a maioria dos programas que trabalham visualmente uma informação que encontra-se em forma de códigos de programação. em contraste, existem os programas que utilizam marcação, onde é preciso utilizar comandos para formatar o layout de uma pagina. a vantagem dos editores wysiwyg é a facilidade de uso.

X

 

x.25 » protocolo de roteamento muito utilizado em redes públicas de pacotes.

x.400 » um protocolo que especifica serviços do tipo store-and-forward, sendo o serviço de correio eletrônico message handle system (mhs) o mais conhecido deles, como parte das recomendações osi/iso.

x.500 » é um padrão itu-tss/iso para serviços de diretório eletrônico.

x86 » família de microprocessadores que mantém esta compatibilidade. criada em 1981 e utilizada até hoje nos processadores da intel, amd. cyrix e outros fabricantes de processadores.

xc » microcomputador de baixo custo, compactos, para uso doméstico, com recursos específicos para educação, internet, controle bancário, entretenimento, etc.

xerox » corporação americana, responsável pela criação e desenvolvimento da xerografia, técnica responsável pela elaboração de fotocópias de documentos. a xerox é uma empresa envolvida em várias outras áreas da informática como a criação do conceito de placas de rede quando em 1981 lançou a lan star ethernet series.

xml » extensible markup language- o xml é uma linguagem para paginas web semelhante ao html ate certo ponto. a principal diferença é que em vez de simplesmente usar tags disponíveis , como no html, é possível criar tags personalizadas. esse é o motivo do nome extensible, algo como extendivel. o xml ainda é um padrão relativamente novo, quem vem ganhando espaço. atualmente, todos os principais browsers suportam o padrão.

xms » acrônimo de extended memory specification, ou especificação de memória estendida. é o conjunto de regras para que um programa possa acessar a memória estendida através do dos. esses regras foram desenvolvidas em conjunto pela lotus development, intel corporation, microsoft corporation e pela ast. o dos vem com um gerenciador de memória xms chamado himem.sys.

xt » acrônimo de extende tecnology, em português: tecnologia estendida. tipo de pc, xt, que é uma evolução em relação ao primeiro modelo lançado pela ibm. utiliza processador 8088 da intel e eventualmente o modelo 8086. antecessor ao pc at.

Z

 

z80 » um processador de 8 bits, fabricado pela zilog corporation, largamente utilizado nos primeiros computadores pessoais, que usavam o sistema operacional cp/m.

Ainda é usado em aplicações simples, como por exemplo, processador interno do teclado do pc.

zap » método de remoção permanente de um arquivo do disco, de forma que não existe a possibilidade de recuperação. através de um programa como o undelete.

zif » (zero inserction force – força de inserção zero) – é um soquete para circuito integrado. o zif implementa uma alavanca que aumenta ou diminui a pressão dos orifícios do soquete nos terminais do chip, o que facilita sua inserção e remoção.

zip » formato de compressão. deu origem ao verbo “zipar”, com o sentido de “comprimir”.

zip drive» mídia de transporte de media capacidade. dispositivo de armazenamento semelhante a um drive de discos flexíveis. tem uma grande capacidade de armazenagem.

zipcode » código de endereçamento postal (cep).

zmodem » um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao xmodem e ao ymodem, em particular, mais rápido.

vest

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: