Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Educar bem é educar sempre

Postado por Equipe BandTec

Tags: Educação

O desafio da formação continuada no mercado de TI que inova e se reinventa a cada momento.

Muitos dos profissionais graduados até o fim dos anos 1970, já aposentados ou ainda ativos, construíram suas carreiras apoiadas e fundamentadas no curso universitário que escolheram e na “escola da vida”. É muito comum que os engenheiros, administradores, médicos, advogados, economistas, psicólogos, etc, tenham desenvolvido suas vidas profissionais com a experiência aliada exclusivamente à formação original, que, até então, era mais do que suficiente, era um grande diferenciador e um enorme capital profissional inicial.

Penso que esteja claro a todos os leitores que isso ficou no passado. O modelo que nos guia é o da educação continuada.

Há diversos desafios novos que interferem nessa realidade, o ambiente de negócios, a demanda por tecnologia e novos modelos, a inovação, a imprevisibilidade das carreiras, dentre tantos outros. Especialmente no mundo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), há ainda a alta velocidade com que se muda ferramentas, métodos e plataformas.

A educação formal ainda cumpre um papel importantíssimo, mas insuficiente para a manutenção da atualização profissional desejada.

Impõe-se um desafio: Como um profissional se mantém valioso para o mercado?

A resposta é mais simples de dizer e contar do que de implementar, mas enfim: buscando formação continuamente, sempre, a todo momento e em todo lugar.

Assim que alguém se forma para o mercado de TIC é incitado a buscar especialização, certificações, conhecer novas tecnologias, novos processos e métodos de modo a aprofundar cada vez mais o seu capital profissional. Mas também passa a ser cobrado por outras competências que os cursos da área não promovem como liderança, negociação ou gestão, e portanto é novamente levado a estudar, dessa vez ampliando o seu leque de conhecimentos, competências e experiência.

Gosto muito de contar uma história – real1 mas resumida – de um ensaio que um grupo de diretores e coordenadores de curso fizeram considerando o que seria a formação ideal em Administração. Para tanto listaram todos os itens “fundamentais” a essa formação, traduziram cada item em carga horária, somaram todos os tempos demandados e dividiram por 800h – carga horária anual de um curso universitário noturno nas Ciências Sociais. Resultado? 11 anos de graduação!

Alguém na mesa logo disse: “Imagina, uma vida!”

Hoje entendo que por caminhos tortos esse assustado colega é que estava certo. Uma formação profissional refinada, valiosa, adequada e atualizada começa sempre num curso honesto, inovador e responsavelmente administrado, mas só se cumpre numa vida, nunca no primeiro curso.

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: