Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Em que século está sua cabeça?

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Notícias

Você vive no século XXI, mas e sua cabeça vive em que época?

324659432_3789a82f13_o

No século XVIII, o pensador e filósofo matemático Renè Descartes definiu o pensamento e a razão como a grande força estruturante de todo o conhecimento. Em busca de definir ideias claras e distintas, ele formulou a máxima “Penso, logo existo”.

Todavia, você já deve ter se deparado com a dificuldade contemporânea de pensar nosso mundo e nosso tempo. Como explicar, por exemplo, a motivação religiosa dos ataques terroristas a Paris? Sob a lógica cartesiana, isso seria quase impossível… Além disso, como avaliar as causas e consequências de cada atitude humana, numa sociedade complexa e em rede como a nossa?

Vivemos um emaranhado de conceitos muito complicados e marcados pela liquidez: o que é ético? O que é justo? O que é correto? A impressão que temos é que as respostas a essas perguntas sempre dependem de algum outro fator que não conseguimos levar em conta. Para algumas pessoas, a solução desse conflito é pensar como os homens medievais e acreditar que, no final das contas, o que vale é a lei do mais forte.

Para fazer um upgrade em seu pensamento, seguem algumas dicas:

Pense complexo

Nunca busque uma solução única para um determinado problema. Aceite que as variáveis são sempre infinitas e que mudam o tempo todo. Lembre-se de que, mesmo na Física, há situações em que partículas apresentam-se como energia, e vice-versa.

Pense em rede

Abandone pensamentos lineares baseados em causa-consequência. Na verdade, uma única causa pode gerar consequências diversas, organizadas em rede e, muitas vezes, num padrão caótico. Da mesma forma, as causas podem ser variadas e desorganizadas. O melhor é pensar sempre no formato de uma rede, em que pontos diferentes se interconectam na busca de variados significados para um mesmo evento.

Pense em sistema

Um evento nunca está isolado e nem pode ser explicado de uma forma exclusiva. Procure sempre trazer novas e diferentes contribuições para sua compreensão de um fato.

Pense colaborativamente

Não vale a pena pensar sozinho. Permita que diferentes opiniões o auxiliem a construir seu pensamento. Da mesma maneira, contribua para o pensamento dos demais. Na troca e na construção coletiva, o saber deixa de ser um bem individual e se torna uma construção coletiva.

Em suma, se você pensa de modo fundamentalista/medieval ou renascentista/cartesiano é preciso fazer uma atualização para uma versão 2.1 de pensamento, em que termos como complexidade, física quântica, design thinking, teoria dos sistemas, etc possam auxiliar você com novas ferramentas para pensar o mundo contemporâneo.

E, como se costuma usar nas redes sociais, #ficaadica: “Não conseguimos respostas novas com perguntas antigas”.

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: