Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Empresas demandam profissionais de TI

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Graduação

empresas-demandam-profissionais-de-TI.png

Já não é novidade que mesmo com a crise econômica que assola o país nos últimos anos o mercado de tecnologia continua contratando profissionais. Mas quais são os fatores que fazem com que a demanda por profissionais de TI continue crescendo? E o que estes profissionais precisam fazer para aproveitar estas oportunidades? Continue lendo e confira as respostas para estas perguntas!

A tecnologia da informação, por mudar muito rapidamente, demanda das empresas atualização constante (seja na infraestrutura de TI ou nos aplicativos e sistemas), o que faz com que àquelas que queiram manter-se competitivas invistam em novas tecnologias.

Um bom exemplo seriam os servidores em nuvem, que geram uma economia para a empresa - uma vez que esta não precisa alugar equipamentos físicos e desembolsar altos investimentos -. e demandam profissionais com habilidades específicas para fazer o planejamento, implementação e gestão do projeto.

O que poderia ser uma notícia ruim para profissionais especialistas em redes, banco de dados e manutenção de servidores, já que há menos equipamentos locais e, portanto, menos demanda por estes profissionais, ao mesmo tempo abre um leque de possibilidades interessantes.

Estes mesmos profissionais que se especializaram em virtualização de servidores ou cloud computing há alguns anos atrás, hoje conseguem escolher qual empresa desejam trabalhar, dada a demanda no mercado por estes profissionais.

O exemplo acima foi de uma mega-trend que começou a ser discutida há pelo menos quatro anos atrás. O mesmo está acontecendo com outras tecnologias que hoje muito se fala. A Internet das Coisas (IoT) – que significa vários equipamentos/coisas (de roupas até geladeiras) conectadas na Internet, irá trazer uma série de desafios e possibilidades para os profissionais de tecnologia num futuro que já começou a acontecer.

Outro fator que obriga as empresas a se atualizarem o tempo todo é a mudança nos hábitos de consumo e uma sociedade cada vez mais conectada. Você provavelmente já ouviu falar de bancos totalmente digitais, certo!? Aqueles que não têm agências físicas e que possibilitam abrir a conta corrente pelo celular? Pois é! Estas pequenas empresas fazem com que gigantes do setor financeiros tenham que se mexer para não ficar para trás.

Desta forma, estes mesmos bancos, que hoje são referência no Brasil com uma base de clientes de dar inveja para qualquer empresa, se viram obrigados a desenvolver aplicativos de celular tão seguros, eficientes e que reduzem a burocracia para conseguir fazer frente a estes bancos inovadores e extremamente tecnológicos.

E onde o profissional de TI entra neste contexto? São estes profissionais que fazem as mudanças acontecerem nas empresas para que elas se mantenham competitivas. São eles que definem, programam, testam, lançam atualizações de sistemas, páginas web, aplicativos, atualizam o banco de dados, criam rotinas de backup, enfim, são peças fundamentais para que as empresas sobrevivam e prosperem. Aliando a estratégia de negócio com conhecimento técnico, são capazes de desenvolver sistemas que sustentam a operação cada vez mais digital das empresas.

No entanto, para que estes profissionais tenham uma real chance no mercado, precisam de uma educação básica sólida. A graduação é o primeiro passo para qualquer um que busca conseguir um bom emprego.

Os cursos tecnólogos são ótimas opções para quem deseja ingressar rapidamente no mercado, pois têm o foco técnico e prático, podendo ser concluído em apenas 2 anos e com muitas atividades hands-on (ao contrário do bacharelado, que tem no mínimo 4 anos de duração).

Outro ponto são cursos e certificações dos institutos internacionais e fabricantes das tecnologias empregadas nas empresas. Um profissional afirmar no currículo que possui experiência em gestão de projetos, por exemplo, está em desvantagem em relação a um que possui a certificação PMP. Ou um profissional que afirma ser especialista em Gestão de TI (ITSM) e sequer tem uma certificação oficial ITIL Foundation v3 ou COBIT.

Além disso, cursos de pós-graduação, atualizados, tecnicamente densos, com um bom conteúdo programático e professores experientes dão aos profissionais uma visão do que está sendo utilizado de mais moderno, com uma perspectiva do que virá no futuro.

Para resumir, o segredos para entrar, se manter e prosperar no mercado de tecnologia são a educação, a atualização constante e a dedicação. A experiência é fundamental, participar de projetos desafiadores dão uma bagagem considerável, no entanto, sem uma base sólida, constantes atualizações oficiais e programas estruturados, profissionais são menos cobiçados e, portanto, têm menos oportunidades de trabalho.

vest

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: