regulamentos.jpg

Escritório de Projetos: uma maneira de efetivar a teoria de TI na prática

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Escritório de Projetos, Bacharelado

Quando  se  fala  no  cenário  de  Tecnologia  da Informação é comum se deixar levar por uma imagem que contempla teorias e mais teorias relacionadas ao universo da computação e suas vertentes.

Entretanto,  é  fundamental  abandonar  essa  imagem para  entender  que  não  existe  TI  sem  prática,  e o verdadeiro profissional da área deve compreender a importância de aplicar os conceitos teóricos no dia a dia do mercado de trabalho.

Uma das formas de permitir esse aprendizado na universidade é proporcionar ao estudante uma simulação do ambiente da empresa, permitindo a utilização do aprendizado de sala de aula para resolver problemas reais.

Para isso, na BandTec, os alunos contam com o Escritório de Projetos. Trata-se  de  um  ambiente inteiramente elaborado para aplicar todo o aprendizado de tecnologia e gestão de projetos, em um panorama que simula as condições reais dos núcleos empresariais.  Esse  novo  modelo  de aprendizagem, possibilita que o aluno tenha contato com a prática de TI em todos os semestres.  Contudo, vale ressaltar,  que o Escritório  de  Projetos  exige  uma  grande dedicação dos alunos já que seus esforços serão  focados  no  desenvolvimento de soluções, práticas e criativas, para os desafios apresentados.

Escritório de Projetos: uma maneira de efetivar a teoria de TI na prática

Entendendo os objetivos

O  Escritório  de  Projetos surgiu fora do ambiente acadêmico, nas maiores corporações do mundo, e também é conhecido como PMO, sigla para Project Management Office. Uma unidade organizacional que centraliza, planeja e conduz  todo o gerenciamento de projeto sob domínio da empresa.

O objetivo central é implementar uma estrutura de suporte  à  inovação,  onde  as  empresas  têm  a direção  de  TI  orientada  por  grandes  projetos.  Instituições como a BandTec se apropriaram desse modelo para inserí-lo no ensino superior com o objetivo de prover os pilares essenciais na prática engajada dos conceitos assimilados em  sala de aula.

Em  suma,  o  aluno  assume  um  papel de protagonista dentro de um grupo responsável pela condução do projeto (planejamento, desenvolvimento, produção e implementação), compartilhando suas competências e ações com  outros  membros (estudantes),  utilizando  suas  técnicas (Hard Skills) e seu domínio em relações humanas em nível comportamental (Soft Skills). A execução de todas as etapas  do  projeto  só  ocorrerá  se  houver  um somatório  das  habilidades  de  cada  um  em função  das  diretrizes  estratégicas  já  definidas.

Ao mesmo tempo em que integra conhecimentos e competências fundamentais para a formação de um profissional de TI, o Escritório de Projetos estimula o trabalho em equipe. A iniciativa, que  integra tecnologia, processos e pessoas, permite que o estudante ao ingressar no mercado de trabalho consiga solucionar problemas utilizando a experiência adquirida durante as atividades desenvolvidas na faculdade.

Dessa  forma,  o profissional finaliza o seu curso superior, de graduação ou pós-graduação, com um atestado de  suas  competências  e  com  uma  maturidade decisiva  para  a  evolução  de  sua  carreira  em Tecnologia da Informação.

vestibular2016

 

 

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: