Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Falta de mão de obra atrasa TI no País

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI

Com a aproximação de grandes eventos como Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, virão grandes desafios estruturais. Diante desse cenário, o Brasil está pronto para o próximo passo em direção à inovação tecnológica? O País pode contar com pessoas capacitadas em Tecnologia da Informação?

Na visão de Mauricio Pimentel, coordenador-geral da BandTec, o Brasil tem ficado atrás de muitos países em termos de desenvolvimento tecnológico. Para ele, a falta de profissionais capacitados é um problema educacional, desde a base escolar.

“O País tem um potencial enorme de crescimento em todos os segmentos do mercado. Mas, com poucos profissionais qualificados para lidar com ambientes de TI, o avanço de hoje pode estagnar amanhã e esse reflexo atinge também a economia brasileira”, aponta Pimentel.

De fato, a escassez de profissionais atinge todos os segmentos de negócio, independente do tamanho da empresa. Na opinião do coordenador-geral da BandTec, o Brasil precisa seguir exemplos de países como o Chile e a Índia. “Essas nações investiram na educação e profissionalização da mão de obra em TI e, hoje, têm grande volume de contratos fechados com empresas do mundo inteiro. Eles são reflexos do avanço na área de capacitação profissional”, aponta Mauricio Pimentel.

“A demanda por TI é grande no Brasil, mas com a escassez nesse setor temos chances de perder vagas para técnicos estrangeiros. Esse cenário já é realidade, mas precisamos mudar o jogo capacitando melhor os profissionais brasileiros”, conclui Pimentel.

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: