Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Governo precisa dos hackers para blindar sites oficiais

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Graduação

Os hackers, que nas últimas semanas atacaram e derrubaram diversos sites do governo brasileiro, são também a solução para o problema de segurança digital no país. Segundo especialistas consultados pelo R7, o governo deve contar com os hackers para blindar páginas e servidores oficiais e impedir futuros ataques.

A possibilidade de chamar hackers para ajudar na melhoria da segurança virtual já foi mencionada pelo governo. O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse na última segunda-feira que quer chamar os hackers para trabalhar para o ministério, em projetos de transparência de dados e de sites.

– Eles são jovens talentosos que mudam a tecnologia o tempo inteiro e que nós temos que dialogar.

Para o especialista em Tecnologia da Informação Sandro Melo, que é professor da Faculdade de Tecnologia Bandeirantes (Bandtec), falta capacitação dos profissionais que trabalham com segurança digital.

– As pessoas que estão atuando na área, principalmente no governo, conhecem de segurança e conhecem programação, mas não estão focadas em segurança como deveriam.

Melo diz que há metodologias e ferramentas para investigar invasões hackers. O que falta, no entanto, são pessoas capacitadas para fazerem isso.

– Não adianta ferramental arrojado se as pessoas não entendem como as coisas acontecem.

É aí que entram os hackers. Milagre afirma que os hackers estão muito à frente dos investigadores digitais.

– O cracker está muitos passos em termos de tecnologia e difusão de conhecimento na frente dos peritos cibernéticos.

Segundo Melo, contratá-los é uma medida que “vale a pena e deve ser feita”. Mas ele alerta, no entanto, que, além do conhecimento que esses jovens têm de tecnologia, outros fatores devem ser considerados.

– O valor ético é importante. Um jovem desse no governo sem valor ético vai gerar mais problemas.

Melo sugere que o governo poderia abrir concursos públicos focados nesses tipos de profissionais.

– Isso faz girar a roda. As empresas e cursinhos começarão a olhar essa demanda, que é grande, mas está reprimida e não-oficializada.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

vest

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: