Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Graduações tecnólogicas dão acesso rápido ao mercado de trabalho

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Tecnólogo, Graduação

 

A demanda por mão de obra qualificada em diferentes segmentos tem feito com que as universidades invistam na criação de graduações tecnológicas, que formam o profissional em um menor tempo, se comparadas ao bacharelado ou à licenciatura.

O curso de tecnólogo é uma modalidade de graduação de nível superior, focada em uma área específica do conhecimento e voltada para o mercado de trabalho. Embora tenha a sua origem no setor de tecnologia, atualmente diversas áreas estão descobrindo a metodologia, como gestão, comércio, turismo e comunicação.

Segundo o último levantamento do MEC, existem quase cinco mil cursos de tecnólogo em todo o país. Os cursos são de nível superior e tem duração mais curta, de dois a quatro anos. Todos são criados para atender uma procura específica do mercado, por isso a chance de contratação passa de 80% em quase todas as áreas.

Para os tecnólogos não é regulamentado um piso salarial, quem define é o mercado. Segundo o pessoal da área da engenharia do CREA a remuneração varia de R$1.800 a R$3.000. O valor depende da formação e da empresa que a pessoa trabalha, sendo que as grandes empresas pagam mais.

 

No vídeo ao lado a economista da FGV, Celina Ramalho, tira dúvidas sobre os cursos que estão em alta e também as áreas que vão crescer.

Entenda a diferença entre os cursos de tecnologia e os técnicos:

Os cursos de tecnologia são cursos de nível superior que formam profissionais para atender áreas específicas do mercado de trabalho. A duração dos cursos podem variar de 2 a 4 anos, tendo como carga horária mínima 1.600 horas para as áreas de gestão e 2.400 horas para as áreas da engenharia. Ao terminar o curso pode ser dada continuidade aos estudos, cursando pós graduação Lato Sensu (especializações e MBA) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Já os cursos técnicos são cursos que formam profissional de nível médio. Esse tipo de curso poder ser realizado de forma concomitante ou posterior ao ensino médio. Tem como objetivo capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo, tendo como um dos propósitos o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo a reinserção no mercado. A duração mínima desses cursos é de 800 horas e máxima de 1.200 horas.

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: