Ensino HandsOn

NO FUTURO AS FACULDADES DESAPARECERÃO ... OU NÃO? (Por Alessandro Goulart)

Postado por Equipe BandTec

Tags: BandTec, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ensino

Em Janeiro de 2016 assumi a Faculdade Bandeirantes de Tecnologia – BandTec - e desde então, tenho ouvido que as faculdades não terão sentido nos próximos anos, especialmente as que formam profissionais de tecnologia.

E as justificativas são muito fortes: os nativos digitais irão buscar outras formas de educação uma vez que o que se aprende em mais de 3.000 horas em sala de aula (o tempo médio de um curso de bacharelado) é muito pouco aproveitado. Muito tempo desperdiçado. Muito dinheiro investido. E o aprendizado efetivo é baixíssimo. 

Após todo esse investimento, são as empresas – ou o mercado - que acabam dando a real formação para a maior parte dos profissionais. E são essas verdades que reforçam a afirmação dos que defendem o fim das faculdades. 

Eu não concordo com isso.

AS FACULDADES NÃO DESAPARECERÃO, MAS CONCORDO QUE MUITA COISA PRECISA MUDAR.

É mandatório as faculdades se unirem às empresas, uma união quase simbiótica. Não estou falando de patrocínios de salas e laboratórios, participação em conselhos consultivos ou mesmo troca de experiências, tudo isso é bom; mas estou falando de commitment. Estou falando de caminharem juntas – empresas e academia. Estou falando de se comprometerem juntas pelo real aprendizado dos futuros profissionais.

Se queremos levar o Brasil a um patamar mais alto não podemos jogar tanto tempo e dinheiro fora dando em sala de aula, durante milhares de horas, o que não será utilizado pelo profissional.As empresas precisam direcionar o ensino das faculdades e não o contrário. É o mercado que deve apontar o que precisa ser ensinado e até mesmo como se ensinar. As instituições de ensino, em sua maioria, precisam descer de sua vaidade e entender que só tem sentido ensinar o que o mercado quer comprar.

Por outro lado, em vez de as empresas investirem tanto tempo e dinheiro no recrutamento, seleção e formação dos profissionais quando eles já jogaram fora anos de suas vidas, devem se aproximar verdadeiramente das faculdades, acompanhando os futuros profissionais durante o processo de formação, o que permitirá não apenas direcionar a formação do mesmo, mas terem também o mais eficaz processo de seleção. 

POR ÚLTIMO: AS FACULDADES NÃO PODEM DESPARECER.

Pois apesar de ser possível obter a formação técnica de várias outras maneiras – inclusive com cursos a distância - um grande profissional precisa de uma formação integral. A formação socioemocional, mais do que nunca, é mandatória em nosso mundo atual para que promessas de talento não se tornem apenas promessas.E as faculdades podem e devem ser um dos principais instrumentos na formação socioemocional dessa geração digital tão conectada com o mundo e tão desconectada de suas próprias emoções.

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: