Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

O que o sucesso de House Of Cards deve ao Big Data?

Postado por Equipe BandTec

Tags: Big Data & Analytics, Pós-Graduação

Que Big Data é uma tecnologia utilizada por grandes corporações para análise do comportamento de seus clientes e para guiar decisões estratégicas das companhias, não há dúvidas. Neste artigo, vamos explorar alguns usos do Big Data Analytics e como a implementação desta tecnologia auxiliou o Netflix a tomar uma decisão estratégica.

O gigante de vídeos via streaming é reconhecido como um dos pioneiros no uso de Big Data e Analytics. Com a plataforma online, eles conseguem medir e coletar dados do comportamento de seus assinantes, utilizando plataformas NoSQL, para tomada de decisões que vão desde o que recomendar de conteúdo aos assinantes até quais séries originais lançar.

Mais do que medir a audiência de uma determinada série, o Netflix consegue identificar, por exemplo, quantos episódios foram assistidos, quais temporadas, quando o cliente pausou, voltou, avançou, qual foi a nota que ele deu à série, que dispositivo está utilizando, dados demográficos, localização, etc.

cards.jpg

Assim, conseguem saber quais os shows, atores, diretores, cenários e temas são mais requisitados pelos clientes e, com isto, investir em séries originais (que apesar de serem caras, trazem um retorno surpreendente em base de clientes).

Um ótimo exemplo seria a série House of Cards. A decisão de cria-la se deu baseada em dados históricos dos clientes através de Big Data. Ao analisar o perfil de comportamento dos melhores expectadores, aqueles que consomem muito conteúdo e são fiéis ao site, a empresa percebeu alguns padrões.

Um dos filmes mais assistidos (a Rede Social) foi dirigido por David Fincher, e após assistir este filme os usuários procuravam outros trabalhos do diretor. Adicionalmente, a versão britânica da série House of Cards (já antiga) estava com alta demanda (mesmo não havendo nenhum investimento de marketing), e os usuários que a assistiam também procuravam filmes com o ator Kevin Spacey.

Juntando estes três ingredientes, o Netflix decidiu relançar a série House of Cards, com o diretor David Fincher, e tendo como protagonista o ator Kevin Spacey. Indo além, a empresa decidiu investir em marketing de um jeito inovador. Ainda utilizando a tecnologia de big data, fizeram vários traillers diferentes, segmentando-os pelas preferências dos assinantes.

Digamos que, por exemplo, o usuário tem histórico de consumir filmes e séries com atores fortes no papel principal. Para estes clientes, o trailer é muito mais focado no ator Kevin Spacey. Já para o público em busca de atrizes fortes, o foco era na esposa do personagem principal, Claire Underwood. E finalmente, para os fãs do diretor da série, o trailer acaba sendo focado em cenas que são características dele.

Em uma entrevista ao site Gigaom, o VP de comunicação coorporativa Steve Swasey afirmou: “Nós estamos com alto nível de confiança na série House of Cards, os atores, diretores e produtores... Nós não gastamos milhões de dólares para fazer as pessoas assistirem a série. Ao invés disso, por meio dos nossos algoritmos nós encontramos quem pode estar interessado no Kevin Spacey, dramas políticos e dizer para eles: “Hey, talvez você queira assistir isso”.

Pode parecer simples, mas o processo é bem complexo. Segundo um pronunciamento do próprio Netflix, em seu blog, a plataforma coleta mais de 500 bilhões de eventos por dia, e quase 8 milhões de eventos por segundo nas horas de maior movimento (leia a matéria completa aqui). Ficou curioso para entender a topologia que a empresa usa? Clique aqui e confira a evolução das ferramentas e tecnologias usadas.

Portanto, dados e tecnologias são importantes no processo de tomada de decisão, porém o instinto e outros sentimentos humanos são fundamentais para a entrega de um produto ou serviço diferenciado. Assista a esta palestra do TED e veja como a Netflix e a Amazon tiveram resultados diferentes utilizando big data na escolha das melhores séries. 

Ainda existem muitos outros cases de sucesso realizados através de Big Data. Se interessou? Então conheça nosso curso de pós-graduação em Big Data & Analytics, com foco altamente técnico e que capacita profissionais para se diferenciarem nestas tecnologias de ponta.

Pós Graduação Big Data & Analytics

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: