Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

O que são soft skills no mercado de TI

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Programa H

Se você tem a ideia de que o profissional de TI é aquele que fica numa sala fechada, sentado atrás de um computador o dia todo e não interage com os colegas de trabalho, saiba que esse perfil não é mais bem aceito nas empresas. Então, se você achava que apenas as habilidades técnicas te levariam longe… Não é bem assim! Para ter sucesso na carreira de TI é preciso também desenvolver soft skills.

O que são soft skills no mercado de TI

Soft Skills? Isso mesmo. Esse é o nome dado às habilidades comportamentais e aspectos da personalidade de cada indivíduo, que podem ser estimulados e desenvolvidos.

Além dos conhecimentos técnicos adquiridos na faculdade em TI, as organizações esperam que o profissional também possua algumas das características a seguir: pensamento crítico, liderança, facilidade em se comunicar, dinamismo, criatividade, empreendedorismo, visão de negócio, empatia, capacidade de trabalhar em equipe, entre outras.

Hard skills versus soft skills

Você certamente já ouviu dizer que o mercado de Tecnologia da Informação está aquecido e que existe uma grande demanda por profissionais da área. Isso é verdade, mas os recrutadores têm enfrentado muitos problemas para encontrar aqueles que sejam realmente qualificados - profissionais que mantenham o equilíbrio entre as hard skills (competências técnicas) e as soft skills em TI.

Na maioria das instituições de ensino ainda há esse desequilíbrio, uma vez que focam apenas nas hard skills. Contudo, já existem faculdades que valorizam o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades comportamentais durante a formação, como a BandTec, que criou o Programa H para seus alunos. Este programa consiste em encontros com os estudantes para que possam vivenciar valores humanos e relacionais necessários para o seu crescimento na carreira em TI.

Como se aperfeiçoar?

Já existem também cursos para este fim, como o do Brasil mais TI - curso online e gratuito de Comunicação e Técnicas de Apresentação que ensina a desenvolver esse perfil profissional, mais amplo e dinâmico.

Se você gosta de ouvir e conversar com as pessoas, não reprima esse seu lado no ambiente de trabalho. Se é criativo e adora inventar coisas novas, explore essa capacidade. Se é do tipo antenado e já imaginou várias startups promissoras, use essa vontade de empreender e inovar em todos os projetos que participar.

Já viu que para ser bom no que você faz é preciso saber mais do que a teoria, certo? Aposte também em suas individualidades!

vestibular2016

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: