Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Por que iniciar uma carreira em TI

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI

Uma pergunta muito comum para os jovens que estão se formando no ensino médio e prestando ENEM ou vestibular é: Qual área devo seguir? Se este é o seu caso, continue lendo pois este texto foi feito pensando em você!

por-que-iniciar-uma-carreira-em-TI.jpg

A tecnologia atualmente permeia todos os setores, desde a medicina até a agricultura. Programas de computadores, equipamentos, soluções inovadoras, tudo tem tecnologia, seja para aumentar a produtividade e eficiência ou mesmo para reduzir custos e lançar novos produtos no mercado.

Muito tem se mostrado em filmes, séries e novelas sobre o dia-a-dia dos profissionais de TI, desde fábricas de software - que lembram as antigas linhas de montagem de veículos - até empresas altamente descontraídas e inovadoras no ambiente de trabalho, como o Google, por exemplo.

A vida real na maioria das empresas não é nem um cenário nem o outro. Como qualquer outra profissão, os profissionais de TI têm as pressões de tempo, recursos e prazos, e são altamente demandados para manter-se sempre atualizados, visto que trabalham em um setor de mudança constante.

Assim, listamos abaixo alguns motivos do porquê iniciar uma carreira em TI:

A maioria, senão todas as empresas, precisam de profissionais de TI

Desde um hospital até uma universidade, todas as empresas precisam de profissionais que entendam e operem tecnologia. Com o avanço da Internet e sistemas mais inteligentes, a equipe de TI cuida, desenvolve, opera ambientes que suportam a operação das empresas.

Ou seja, o profissional de TI pode trabalhar em vários setores diferentes, pois apesar de algumas particularidades, o processo de desenvolvimento e operação de sistemas dentro das empresas acaba sendo parecido.

Além disto, pelo fato da codificação ser uma linguagem universal e ter empresas que a utilizam no mundo todo (como Microsoft, Oracle, Cisco, etc), os profissionais de TI podem conseguir diversas oportunidades de trabalho no exterior.

A Meca da pesquisa e desenvolvimento

Talvez o motivo mais excitante de se trabalhar com tecnologia seja o trabalho em si. Se você gosta mesmo de descobrir novas aplicações, novos processos, mudanças e inovações, esta é a área para você.

Logo, além do profissional utilizar seu talento para resolver problemas, poderá contar com um ambiente que, a sua volta, respira inovação, criatividade e desafios.

A tecnologia está em constante desenvolvimento e sendo usada de diferentes maneiras

Perceba como a tecnologia evoluiu e deixou a vida das pessoas mais fácil nos últimos anos. Pensando em nosso dia a dia, quando foi a última vez que você foi ao  banco pagar uma conta? Tudo começou a mudar com os caixas eletrônicos, depois as transações via telefone (central de atendimento), internet banking e agora, finalmente, com o uso de aplicativos para smartphones.

Novos negócios, novos processos, novos produtos, novas formas de falar com o cliente e até mesmo com os amigos só existem por conta destes profissionais de tecnologia, que transformam uma ideia em realidade e acabam ainda moldando o comportamento da sociedade (você consegue imaginar um mundo, atualmente, sem redes sociais ou WhatsApp?).

Conclusão

Apesar de bastante desafiador e exigir constante atualização dos profissionais no setor, trabalhar com TI é empolgante, vibrante, interessante e multiplural, seja em diferentes especialidades ou no uso da criatividade para resolver problemas.

O primeiro passo para ingressar nesta área é construir uma sólida formação, seja esta, por exemplo, através de um curso de Graduação. Cursos e certificações internacionais dos fabricantes e institutos oficiais ajudam a melhorar ainda mais o conhecimento técnico e a empregabilidade, enquanto uma pós-graduação pode garantir um diferencial ainda maior.

A BandTec oferece o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Coding, com duração de 2 anos e muita aula prática. Nossa metodologia de ensino é Hands On, ou seja, nossos alunos aprendem fazendo, com mais de 70% de aulas práticas. Se interessou? Então aproveite e inscreva-se para o Vestibular 2017!

vest

Referências
https://targetjobs.co.uk/career-sectors/it-and-technology/advice/438446-the-benefits-of-working-in-information-technology

http://talentegg.ca/incubator/2015/03/02/5-reasons-work-technology/

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: