Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Por que ter uma certificação COBIT

Postado por Equipe BandTec

Tags: Cursos de Extensão, Certificação

por-que-ter-uma-certificacao-cobit.png

O acrônimo COBIT significa Control Objectives for Information and related Technology, um framework desenvolvido e atualizado pela ISACA, instituto composto por empresas globais de tecnologia que gere certificações com foco em segurança de TI, risco e governança.

A principal função do COBIT é fornecer um grupo de boas práticas no que tange a governança de TI em uma empresa, atualmente em sua quinta versão.

Este framework busca garantir que a tecnologia foque o negócio da empresa e não necessariamente no departamento de TI, alinhando, desta forma, as atividades de TI com o negócio principal da empresa.

Além disto, o COBIT está integrado com outros frameworks utilizados no mundo da tecnologia, seja na gestão de serviços, como o ITIL, ou mesmo na gestão de risco de TI, como o ISSO. Logo, a utilização do COBIT pela empresa fornece uma visão holística com foco nos negócios e nas necessidades dos principais stakeholders da organização.

Mas afinal, por que a certificação COBIT é importante para um profissional de TI?

Visão estratégica de TI e do negócio da empresa

Um profissional certificado em COBIT tem a percepção e a capacidade de analisar como a tecnologia da informação influencia, trabalha e opera para que os negócios e os objetivos da empresa sejam alcançados.

Como o foco do framework é gerar valor ao negócio, um profissional com esta certificação acaba tendo um entendimento de como os diferentes stakeholders interagem, suas necessidades e como a tecnologia deve apoiar os diferentes processos dentro da empresa, não estando limitado apenas ao departamento de TI.

O COBIT 5 tem como base cinco princípios-chaves:

  • Princípio 1: Atender as Necessidades das Partes Interessadas.

  • Princípio 2: Cobrir a Empresa de Ponta a Ponta.

  • Princípio 3: Aplicar um Framework Único, Integrado.

  • Princípio 4: Capacitar uma Abordagem Holística.

  • Princípio 5: Separar a Governança do Gerenciamento.

Cada um destes princípios tem como base a visão estratégica e não apenas operacional ou gerencial. Desta forma, ao conseguir a certificação COBIT, o profissional passa a ter uma visão completa de todo o ecossistema que envolve tecnologia na companhia.

Maior abrangência em outras disciplinas de TI

O COBIT 5 aborda temas que muitas vezes não são trabalhados por todos os profissionais de TI e que normalmente são responsabilidade de alguns especialistas ou departamentos específicos, como por exemplo, segurança da informação e gerenciamento de risco.

Além disto, outros frameworks são usados na implementação do COBIT 5 nas empresas, como por exemplo, PMBOK, ISO, ITIL entre outros. Desta forma, o profissional com a certificação em COBIT acaba tendo contato com outros frameworks e padrões já utilizados e reconhecidos no mercado, com uma visão integrada de como a empresa utiliza diferentes metodologias no dia a dia de suas operações.

Finalmente, ao ser certificado no COBIT 5, o profissional acaba entrando em contato com estas disciplinas, porém com uma visão muito mais estratégica. Este conhecimento acaba sendo útil em projetos complexos, pois com o conhecimento adquirido durante a certificação, baseada nas melhores práticas disponível no mercado, o mesmo poderá participar ativamente das discussões, influenciando na tomada de decisão.

Conclusão

Profissionais com uma visão mais estratégica, ampla e holística, com foco no negócio e com o selo de qualidade de uma certificação internacional, possuem mais destaque no mercado e, por consequência, maiores possibilidades de crescimento.

Atualmente se fala cada vez mais em profissionais generalistas com foco em resultados e grande capacidade de integração com diferentes departamentos. Ou seja, uma certificação COBIT 5 entrega exatamente este grupo de atributos que são tão desejados pelo mercado.

Curso de Gestão de TI (ITIL e Cobit)

A BandTec oferece o curso Gestão de TI, preparatório para a Certificação COBIT. O curso está com inscrições abertas, clique para saber mais!

Referências

http://www.citicus.com/images/cobit5_process_reference.jpg

http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/pratica/o-que-e-cobit-e-como-ele-vai-melhorar-sua-gestao-de-ti

http://www.isaca.org/cobit/pages/default.aspx

http://blog.freshservice.com/itil-cobit/

http://www.heitmanagement.com/blog/2016/04/an-introduction-to-cobit/

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: