Ensino HandsOn

Profissionais de TI recém-formados saem despreparados frente ao mercado

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI

profissionais-de-ti-recem-formados-saem-despreparados-frente-ao-mercado.png

Atualmente, um dos maiores problemas do mercado de TI brasileiro é a carência de profissionais especializados, o que leva as empresas a despenderem grandes verbas com consultorias de caça-talentos (também conhecidas como head hunters). Todavia, este cenário acaba sendo um reflexo da falta de ensino prático das universidades e faculdades de tecnologia.

Grande parte dos alunos que se formam nas diversas áreas da TI têm um choque ao ingressar no mercado de trabalho, uma vez que percebem a enorme defasagem entre o que é ensinado na universidade e o que realmente é cobrado no mundo empresarial. Boa parte da carga horária dos cursos é ocupada por aulas teóricas, e a parte prática geralmente aborda conteúdos e linguagens não mais utilizados no mercado.

Isto implica diretamente no aumento do número de jovens desempregados, que saem da faculdade e não conseguem ingressar no mercado de trabalho dentro de sua área de formação.

Mas esta realidade está mudando em algumas Instituições de Ensino Superior. A BandTec, Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes, apostou no ensino prático em seus cursos, criando a metodologia "HandsOn" de ensino (“mão na massa”, em inglês). Hoje, mais de 70% do currículo dos cursos é composto por aulas práticas.

O mercado de TI também apresentará sinais de melhora a partir de 2017. Segundo Donald Feiberg, vice-presidente da consultoria Gartner, o cenário voltará a evoluir neste novo ano, com as empresas passando a sentir-se mais seguras para investimentos em tecnologia, o que demandará a contratação de profissionais capacitados.

Logo, é importante que os profissionais de TI que ingressam no mercado possuam uma boa bagagem técnica, fazendo frente às necessidades das empresas. Cabem às instituições de ensino investirem nesta mudança. 

vest

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: