Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Quer atuar em TI? Saiba como fazer seu currículo

Postado por Equipe BandTec

Tags: Carreira de TI, Graduação

Está procurando um estágio ou um emprego na área de TI mas não tem recebido retorno das empresas? Saiba que o problema pode estar no seu currículo. Por isso neste post daremos algumas dicas que te ajudarão a estruturar um bom currículo para a área de TI! Vamos lá:

1. Faça um resumo de suas qualificações

Um bom resumo profissional é importante para atrair a atenção dos recrutadores, que têm muitos currículos para avaliar diariamente e podem acabar não chegando ao final de todos.

Se o seu resumo for atrativo, você já ganha pontos e pode sair à frente dos demais candidatos. Ele não deve ter mais do que um parágrafo, então seja objetivo e informe com precisão: sua formação acadêmica e principais habilidades e experiências profissionais. Você pode também mencionar vivências internacionais, fluência em idiomas ou domínio de ferramentas específicas, caso seja relevante para determinada vaga.

2. Destaque suas habilidades

Se você ainda não tem muita (ou nenhuma) experiência profissional na área de tecnologia da informação, dedique uma parte do seu cv para falar sobre suas competências. Destaque as ferramentas e sistemas que domina, sua habilidade com linguagens técnicas, programação e demais conhecimentos relevantes em sua área de atuação.

3. Não esqueça de inserir certificações e cursos

Não deixe de informar suas certificações e cursos. Este item compõe o seu perfil profissional e pode ser de grande interesse para as empresas. Vale lembrar que você deve sempre colocar também as instituições onde fez cada curso e o ano de conclusão.

4. Cuidado com os erros de português

Não é porque o seu negócio é programar que você pode deixar o português correto de lado. Erros desse tipo serão sempre mal vistos, em qualquer momento ou situação da sua trajetória profissional. Mas se o erro estiver no seu cv, pode acabar custando aquela vaga que você tanto queria!

5. Evite fazer um currículo longo

Ainda mais se você está no início de sua vida profissional, evite fazer um cv com mais de duas páginas. Como já mencionamos, os recrutadores têm muitos currículos em mãos e não gostam de perder tempo lendo diversas páginas.

Além disso, pode parecer que você está querendo “encher linguiça”, o que não agradará nem um pouco. Então seja conciso, ressalte apenas as informações que são realmente necessárias! Uma boa dica é informar o seu perfil do LinkedIn, assim o recrutador poderá encontrar mais informações sobre você, caso queira.

Modelo de CV para área de TI

Como a gente gosta de facilitar, disponibilizamos aqui um modelo de currículo para a área de TI:

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: