Ensino HandsOn

BandTec sediará o DBA Brasil 1.0

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Banco de Dados

No próximo dia 16/04 (sábado), a BandTec sediará o evento DBA Brasil 1.0, criado por alguns dos maiores DBAs do nosso país, em diferentes áreas e com diferentes SGDBs.

A intenção do evento é promover o encontro de profissionais do segmento, em um ambiente de alto nível técnico, para um debate aberto durante um dia de palestras.

Informações sobre o evento

Data: 16/04/2016 – Sábado
Horário: 9h às 19h
Local: Faculdade BandTec (Rua Estela, 268 – Vila Mariana, São Paulo/SP)

dbschema.jpg

Acesse o site do evento.

Para participar de todo esse networking você só precisará levar 1kg de alimentos não perecíveis (exceto açúcar e sal).

Confira abaixo o cronograma de palestras:

HorárioSala 1Sala 2Sala 3
09:00 Credenciamento
09:30 Abertura
10:00 Airton Lastori
Alta Disponibilidade no MySQL 5.7
Mauro Pichiliani
Comparando desempenho do disco no SGBD: HD, SDD, RamDrive e Cloud
Marcio de Souza Almeida
Segurança da Informação
11:00 Jeferson Betarello
Soluções de design para alto volume de dados em DB2 Mainframe
Caio Andrade dos Santos
Storage para SGBD
João Talles Dantas Batista
Desmistificando NoSQL
12:00 Almoço
13:30 Fábio Prado
Índices no Oracle Database, tudo o que você precisa saber sobre eles
Suellen Santos de Moraes
Otimização de indexação no SqlServer -Fazendo uma análise mais profunda
Dickson S. Guedes
Se meu elefante falasse
14:30 Fábio Cotrim
Como ser um DBA Ogro
Dennes Torres
Receitas para Troubleshooting com Extended Events no SQL Server
Fabrízio de Royes Mello
NoSQL + SQL = PostgreSQL
15:30 Intervalo
16:00 José Laurindo Chiappa
SQL Factoring – Ajustes de SQL sem Acesso aos Fontes
Thiago Ferreira
Software Defined Storage – SDS
Infraestrutura Agnóstica para Bancos de Dados
Douglas Paiva de Sousa
Certificações, vale ou não vale?
17:00 Alex Zaballa
DBA Commands and Concepts That Every Developer Should Know
Marcelo Fernandes
Usando SMB 3.0 como alternativa de storage para o SQL
Carlos Smaniotto
O Futuro do DBA em um universo as a Service
18:00 Lightning talks
19:00 Encerramento

 

Organizadores: Fábio Cotrim, Fábio Prado, Fábio Telles Rodrigues, Kenia Galiego, Mario Barduchi, Regis Araújo e Ronaldo Brito.

 

Comente

BandTec reestrutura curso de Banco de Dados com foco em Big Data e Cloud Computing

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Big Data & Analytics, Cloud Computing, Banco de Dados

A BandTec, Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes, anuncia a reestruturação da grade curricular de seu curso de Banco de Dados. As mudanças visam a incorporação de assuntos atuais no mercado de Tecnologia da Informação: Cloud Computing e Big Data. O objetivo é possibilitar que seus alunos desenvolvam habilidades em Business Intelligence (BI), com análise preditiva e, assim, ampliem suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

“Dentre as alterações, está a inclusão de novas disciplinas que sustentam a frente de BI e Big Data, como estatística, indicadores de negócio e análise preditiva. Além delas, que abordam a infraestrutura necessária à implementação e disponibilização de recursos para computação em nuvens, houve a realocação das disciplinas de programação. Queremos que o aluno esteja apto a capturar e transformar os dados em informações estratégicas que agregam valor ao negócio da empresa”, comenta Edson França, coordenador do curso de Banco de Dados. Para isso, novas disciplinas passam a compor o curso de Banco de Dados, a partir do segundo semestre deste ano: infraestrutura e ambientes operacionais; metodologias de gerenciamento de requisitos e testes de software; arquitetura e implementação de soluções web; estatística e indicadores de negócio; análise preditiva; sistemas de armazenamento de dados; arquitetura e integração para sistemas de banco de dados; metodologias e modelagem de dados dimensional.

Com isso, após a conclusão do curso tecnólogo, o formando estará apto a: projetar modelos de dados e estruturas do banco de dados; implementar objetos estruturais  e de lógica no banco de dados por meio de SQL (Structured Query Language); garantir a integridade dos dados pela estratégia de segurança e recuperação; monitorar performance em termos de acesso, fragmentação e volume dos dados; aplicar a análise e predição de negócio por meio de indicadores de desempenho, planejamento e implementação de práticas de BI, Balanced Scorecard e Datawarehouse; e gerenciar projetos e serviços a partir das melhores práticas de mercado, tendo como referência   o PMI (Project Management Institute) e o ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

“Nós, da BandTec, estamos sempre atentos às novidades e tendências do mercado de TI e, assim, abrimos um leque mais amplo de atuação para nossos egressos, incluindo cargos que vão além do tradicional”, completa França. Dentre as novas possibilidades profissionais, estão: analista de BI, desenvolvedor Front End (Cubo, Report, Dashboard), desenvolvedor ETL (Extract, Transform and Load), analista de Dados e analista de Qualidade de Dados.

Comente
Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: