Ensino HandsOn

NO FUTURO AS FACULDADES DESAPARECERÃO ... OU NÃO? (Por Alessandro Goulart)

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: BandTec, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ensino

Em Janeiro de 2016 assumi a Faculdade Bandeirantes de Tecnologia – BandTec - e desde então, tenho ouvido que as faculdades não terão sentido nos próximos anos, especialmente as que formam profissionais de tecnologia.

E as justificativas são muito fortes: os nativos digitais irão buscar outras formas de educação uma vez que o que se aprende em mais de 3.000 horas em sala de aula (o tempo médio de um curso de bacharelado) é muito pouco aproveitado. Muito tempo desperdiçado. Muito dinheiro investido. E o aprendizado efetivo é baixíssimo. 

Após todo esse investimento, são as empresas – ou o mercado - que acabam dando a real formação para a maior parte dos profissionais. E são essas verdades que reforçam a afirmação dos que defendem o fim das faculdades. 

Eu não concordo com isso.

AS FACULDADES NÃO DESAPARECERÃO, MAS CONCORDO QUE MUITA COISA PRECISA MUDAR.

É mandatório as faculdades se unirem às empresas, uma união quase simbiótica. Não estou falando de patrocínios de salas e laboratórios, participação em conselhos consultivos ou mesmo troca de experiências, tudo isso é bom; mas estou falando de commitment. Estou falando de caminharem juntas – empresas e academia. Estou falando de se comprometerem juntas pelo real aprendizado dos futuros profissionais.

Se queremos levar o Brasil a um patamar mais alto não podemos jogar tanto tempo e dinheiro fora dando em sala de aula, durante milhares de horas, o que não será utilizado pelo profissional.As empresas precisam direcionar o ensino das faculdades e não o contrário. É o mercado que deve apontar o que precisa ser ensinado e até mesmo como se ensinar. As instituições de ensino, em sua maioria, precisam descer de sua vaidade e entender que só tem sentido ensinar o que o mercado quer comprar.

Por outro lado, em vez de as empresas investirem tanto tempo e dinheiro no recrutamento, seleção e formação dos profissionais quando eles já jogaram fora anos de suas vidas, devem se aproximar verdadeiramente das faculdades, acompanhando os futuros profissionais durante o processo de formação, o que permitirá não apenas direcionar a formação do mesmo, mas terem também o mais eficaz processo de seleção. 

POR ÚLTIMO: AS FACULDADES NÃO PODEM DESPARECER.

Pois apesar de ser possível obter a formação técnica de várias outras maneiras – inclusive com cursos a distância - um grande profissional precisa de uma formação integral. A formação socioemocional, mais do que nunca, é mandatória em nosso mundo atual para que promessas de talento não se tornem apenas promessas.E as faculdades podem e devem ser um dos principais instrumentos na formação socioemocional dessa geração digital tão conectada com o mundo e tão desconectada de suas próprias emoções.

Comente

Faculdade BandTec oferece curso de graduação altamente focado em programação

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: BandTec, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Graduação

curso-de-graduacao-altamente-focado-em-programacao.png

Levando em consideração as novas tendências e demandas do mercado de TI, a Faculdade BandTec reformulou o seu curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, agora com uma matriz curricular altamente focada em programação.

Atualmente, grande parte dos alunos que se formam em cursos de tecnologia têm um choque ao ingressar no mercado de trabalho, uma vez que percebem a enorme defasagem entre o que é ensinado na universidade e o que realmente é cobrado no mundo empresarial.

Isto faz com que os estudantes tenham de recorrer a cursos extracurriculares e treinamentos específicos que complementem seus conhecimentos, para então tornarem-se aptos a ocupar posições mais altas no mercado de trabalho.

Em contrapartida a BandTec, faculdade de tecnologia do Colégio Bandeirantes, uma das instituições de ensino mais respeitadas de São Paulo, reformulou o seu curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (agora com o prefixo “Coding” em sua nomenclatura), utilizando uma matriz curricular altamente focada em programação e nas principais tecnologias do mercado.

O curso, que tem mais de 70% de aulas práticas, explora as últimas tendências em TI, como Internet das Coisas (IoT), Design Thinking, User Experience (UX), Cloud Computing e Desenvolvimento de Apps para dispositivos móveis e ambientes web.

Assim, por conta da metodologia prática, um dos principais diferenciais da BandTec, os alunos saem realmente preparados para o mercado de trabalho, uma vez que constroem uma sólida base que alia teoria e prática. Se interessou? Aproveite e faça sua inscrição para o Vestibular 2017.

vest

Comente

Por que escolher a BandTec?

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: BandTec

vestibular-faculdade-de-TI.jpg

Na dúvida em se inscrever para o vestibular 2017 da Faculdade BandTec? Então é melhor continuar lendo, pois este post é para você!

A BandTec é mais do que uma faculdade de tecnologia, disponibilizando aos alunos ferramentas e conteúdos atualizados e alinhados às necessidades das empresas. Além disto, leva o que há de mais moderno em tecnologia para a sala de aula, sempre estimulando a aplicação prática do conteúdo!

Estes atributos fazem com que a BandTec esteja entre as melhores Faculdades de Tecnologia de São Paulo.

Confira abaixo nossos principais diferenciais:

  • Cursos com conceito 4 no Enade e infraestrutura avaliada como Excelente pelo MEC;

  • Foco no mercado, com programas atualizados e aderentes às demandas das empresas;

  • Abordagem prática dos cursos através do OpenLab, onde os alunos podem trabalhar vivenciar casos reais que acontecem no dia-a-dia das organizações;

  • Visão integrada, desenvolvendo os alunos não apenas nos aspectos técnicos, mas também comportamentais (soft skills);

  • Excelência nos serviços – nos importamos verdadeiramente com a experiência e o aprendizado dos nossos alunos;

  • Agilidade na atualização dos programas e disponibilização de materiais e ferramentas de qualidade;

Vestibular 2017

As inscrições para o vestibular 2017 da BandTec estão abertas. Confira abaixo nossos cursos:

A próxima prova ocorrerá no dia 12/11/2016 (sábado) às 10:00. Estaremos te esperando!

vest

Comente

Você já conhece a história do Danilo Ribeiro, ex-aluno da BandTec?

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Carreira de TI, BandTec

A Bandtec já existe há 8 anos. Nesse tempo, já passaram por aqui uma série de alunos que hoje estão avançando rapidamente na carreira. Por isso, é fácil encontrar ex-alunos com várias histórias de sucesso. Hoje vamos contar a história do Danilo Ribeiro.

O Danilo se formou em Redes de Computadores em 2015. Ele estudava na Fundação Bradesco, que é parceira da faculdade desde o começo das nossas atividades. O que chamou a atenção para a área de TI, segundo ele: “Sempre gostei de computadores e tinha curiosidade em descobrir coisas novas voltadas para TI. Foi aí que, então, eu fiz o curso técnico de informática para decidir se era realmente isso que eu queria. Neste curso, dentre todas as matérias, eu decidi seguir para a área de infraestrutura que foi a que eu mais me identifiquei.

Notebooks_2_Diferenciais-1.jpg

Logo que ele soube dessa parceria entre as instituições e da oportunidade, ele decidiu participar do vestibular, motivado também pela disciplina de inglês na grade curricular, e conquistou a sua vaga. A partir daí, foi uma experiência melhor que a outra! Além do escritório de projetos, que simula o ambiente real de uma empresa, teve a maior parte das aulas em laboratório e com o auxílio dos professores, que trabalham em empresas de TI e conhecem as necessidades dessas. Segundo ele: “O que eu mais gostei foi a forma que são conduzidas as aulas, quase todas as aulas eram realizadas em laboratório facilitando o entendimento e trazendo os alunos para o dia a dia de quem trabalha em TI.”

Ele disse ainda que “na empresa que eu estou há bastante exigência de conhecimentos em Linux e essa foi uma das matérias que a faculdade mais deu ênfase. Além disso, o inglês foi imprescindível, pois os melhores cursos ou manuais de TI estão disponíveis somente em inglês”.

E não para por aí; a BandTec proporcionou uma viagem para o Vale do Silício, que fica em São Francisco, nos Estados Unidos, para os melhores alunos de cada um dos cursos de graduação daquele ano, e o Danilo estava entre eles! Teve a oportunidade de conhecer de perto e conversar com gestores de tecnologia de empresas como Google, Mozila, Wallmart, Facebook, Ruckus, Stanford, Survey Monkey e muitas outras. “A experiência mais marcante para mim foi à viagem que ganhei da faculdade para o Vale do Silício, lá conhecemos empresas e instituições referências no mundo inteiro.

Ele nos disse durante a entrevista que somente a experiência não é suficiente para entrar nesse mercado de trabalho; que a graduação e as certificações são essenciais: “A graduação é a porta de entrada do mercado de TI, sendo um investimento de suma importância para quem quer trabalhar na área e não basta apenas ter o certificado. As situações que os alunos se deparam nos laboratórios muitas vezes ocorrem no dia a dia de trabalho”.

Agora, ele começa a se especializar na área de virtualização, que teve contato já na faculdade: “Quanto às matérias, as que mais me identifiquei foram àquelas voltadas para virtualização” [...] “Atualmente estou estudando para me especializar em virtualização, mais especificamente ferramentas VMware. Após concluir essa e outras certificações que considero necessárias para a minha carreira, pretendo realizar um curso de Pós Graduação e/ou MBA.

Para encerrar, perguntamos à ele o que chama mais sua atenção no mercado de TI. Ele respondeu que “é a velocidade com a qual as coisas acontecem em TI, trata-se de uma área muito dinâmica que exige cada dia mais de seus profissionais, pois o que hoje é novo, pouco tempo depois já é legado, sendo necessário cada vez mais buscar novos conhecimentos.

Danilo Ribeiro, ex-aluno da BandTec, foi convidado para palestrar na IX Feira de Informação Profissional realizada pela Fundação Bradesco no dia 04 de junho de 2016.

Parabéns!

Faça como o Danilo e venha estudar na BandTec! Inscreva-se agora para o vestibular de inverno 2016:

vestibular2016

Comente

BandTec compõe Jurí do Hackathon MasterCard Shift 2016, promovido em parceria com o Facebook

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Notícias, BandTec

Realizado na sede do Facebook nos dias 11 e 12 de junho, o Hackathon MasterCard Shift 2016 desafiou participantes a criar soluções inovadoras, simples, seguras e inteligentes, repensando o futuro do comercio eletrônico e de soluções de pagamento que facilitem a vida e ofereçam experiências de alto nível para os consumidores.

O grupo vencedor vai conhecer o Tech Hub da MasterCard em Nova York, polo mundial de tendências e inovação onde são desenvolvidos os protótipos da companhia, e ganhar uma vaga no FbStart, programa Global para desenvolvedores do Facebook. O 1º Lugar recebe um prêmio de até US$ 80.000 em benefícios, o 2º Lugar até US$ 40.000 e o 3º Lugar até US$ 15.000. Os integrantes do grupo vencedor, receberão uma bolsa de 50% nos cursos de graduação e pós-graduação da BandTec (www.bandtec.com.br).

O81G700.jpg

Para apresentar as ideias que podem transformar a indústria de meios de pagamento, os participantes tiveram acesso às APIs (interface de programação de aplicativos) da MasterCard e do Facebook. Pela MasterCard o destaque é o API do MasterPass, que possibilita a criação de carteiras digitais, a instalação e a integração do botão de pagamento MasterPass. Já o Facebook disponibilizou suas APIs e SDKs que ajudam startups e empresas do mundo inteiro a integrar seus apps à plataforma do Facebook e aproveitar todas as oportunidades oferecidas por essa integração.

O hackathon também buscou incentivar o empreendedorismo feminino na tecnologia. Para isso, contou com a presença das profissionais da MasterCard e de outros segmentos em  momentos chave da maratona, como mentoria, composição dos jurados, além de sessões paralelas com foco em carreira e networking.

Com o objetivo de preparar os participantes para o desafio, a MasterCard disponibilizou um material completo sobre o funcionamento do ecossistema de pagamento online, bem como vídeos com informações essenciais para estruturação do plano de negócio a ser criado durante o hackathon. Além disso, ao longo da maratona, os líderes de cada grupo participaram de workshops sobre processo criativo, modelo de negócio Canvas, técnicas de apresentação, estratégias para pitch etc.

A BandTec esteve no evento, representada por Alessandro Goulart, sócio e CEO da faculdade. Ele foi um dos jurados, ao lado de grandes nomes das empresas presentes como Marcelo Theodoro e Miriam Oliveira, Heads da MasterCard, Dario Dal Piaz, Head do Facebook, Flavio Pripas, Diretor do Cubo, Dafna Blaschkauer, General Manager da Nike Women, Camila Fernandez Achutti, Fundadora da Ponte21 e Cristina de Luca, jornalista especializada em mercado digital.

“A inovação é um pilar estratégico da MasterCard em escala global. Eventos como os hackathons permitem trazer as ideias e insights do mercado para dentro do nosso negócio, contribuindo para oferecer à sociedade soluções simples,  seguras e inteligentes em todas as transações; seja por parte dos consumidores como para os demais players do ecossistema como varejistas, credenciadoras, processadoras e emissores”, avalia Valério Murta, vice-presidente de Produtos da MasterCard para Brasil e Cone Sul.

Parabéns aos grandes ganhadores do MasteCard Hackaton Shift 2016! Foi um sucesso!

vestibular2016

Comente

Começar uma Faculdade de TI em tempos de crise é uma boa opção?

Postado por Ricardo Bortolansa

Tópicos: Carreira de TI, BandTec

Você está em dúvida se deveria iniciar a Faculdade em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Redes de Computadores agora no segundo semestre?

Pois não fique em dúvida. Sabe por que?

São três motivos bem simples que mostram que agora é o momento de você investir na sua carreira!

O6S0JT0.jpg

Motivo 1 – O mercado de tecnologia continua a crescer e contratar, apesar da crise

Mesmo com a desaceleração da economia, o IDC Brasil (uma consultoria especializada em inteligência de mercado) estima que o mercado de tecnologia irá crescer 2,6% em 2016.

De acordo com a Brascom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) atualmente existem mais de 50 mil postos de trabalho esperando por profissionais qualificados.  Na crise, as empresas buscam eficiência e a tecnologia é uma forma de automatizar processos, desenvolver novos produtos e serviços que se adaptem as necessidades do mercado. Há ainda a expectativa que nos próximos quatro anos, o Brasil vai precisar de 750 mil profissionais de tecnologia!

Com a Faculdade de tecnólogo é possível, em um curto espaço de tempo, que o profissional seja capacitado para desempenhar as mais diversas funções nas empresas. Cursos tecnólogos são muito orientados a prática, permitindo aos alunos uma visão do que acontece no dia a dia das empresas.

Motivo 2 – A crise vai acabar

Com o desenrolar da crise política, os reflexos na economia serão muito grandes. Os analistas mais otimistas estimam que já no início do próximo ano, o Brasil retomará o crescimento econômico, gerando maior demanda por produtos e serviços e desta forma acelerando ainda mais a contratação de profissionais qualificados, especialmente no setor de tecnologia.

Além disso, profissionais com conhecimento em inglês e certificações de TI serão ainda mais valorizados. Portanto, saia na frente da concorrência. Comece a estudar agora para que quando a quantidade de vagas em TI aumentarem, você seja um candidato preparado e diferenciado.

Motivo 3 – Os salários são bem atrativos

Em um levantamento feito pela Robert Half (empresa de consultoria de RH) os salários iniciais na área de tecnologia em infraestrutura variam de 3.100 a 4.500 reais em grandes empresas, podendo chegar em cargos mais seniores até 7 mil reais. No campo de análise e desenvolvimento de sistemas, os salários de entrada variam de 3.600 a 6.500 reais, podendo chegar a mais de 10.000 reais em cargos seniores. Porém, esta mesma publicação ressalta a importância de os profissionais de tecnologia se aperfeiçoarem não somente nos aspectos técnicos (certificações e especializações) mas também nas chamadas soft skills, que incluem, trabalho em equipe, gestão do tempo, liderança, gestão de projetos, entre outros.

E por que a BandTec é perfeita para você?

Nossos cursos são com enfoque prático de 2 anos e meio, com 75% das aulas em laboratório em equipamentos individuais, utilizando softwares e hardwares de mercado de grandes fabricantes como Microsoft, Oracle e Cisco. Você estuda inglês integrado no currículo das matérias, trazendo um diferencial em relação ao mercado. Adicionalmente, nos 5 semestres, além de colocar em prática o que você aprendeu através do Escritório de Projetos, você ainda trabalha gestão de equipes, projetos, relacionamento com os pares e trabalho em equipe, as famosas soft skills.

Vem estudar com a gente nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores!

Invista na sua carreira! Saia na frente, pois o seu futuro começa hoje!

As inscrições para o vestibular de Inverno já estão abertas. Inscreva-se no site www.bandtec.com.br

 

Referências

http://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2016/01/mercado-de-tecnologia-da-informacao-deve-crescer-26-em-2016-aponta-idc.html

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/02/mercado-de-ti-e-um-dos-setores-que-nao-pararam-de-contratar-no-brasil.html

http://computerworld.com.br/pesquisa-revela-salarios-de-ti-no-brasil-em-2016

https://s3-us-west-2.amazonaws.com/cfn-itmcc-izs3bucket-prod-izdbms3bucket-x9xmcuenerv0/Brazil/2015/Robert-Half-Brasil_Guia-Salarial-2016.pdf?elqaid=219&elqat=2&elqTrackId=a940cdf011cc466781d09abdfd66f179

vestibular2016

Comente

Você sabia que a BandTec foi escolhida case da Microsoft no Brasil?

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: BandTec

A BandTec é a faculdade de tecnologia do Colégio Bandeirantes que possui mais de 70 anos de mercado em São Paulo, e oferece cursos especializados de graduação e pós-graduação tecnológica reconhecidos pelo MEC. A ideia foi aplicar uma nova tecnologia que permitisse aos alunos vivenciar na prática a criação de um negócio na nuvem, através da combinação de serviços cloud integrados e tecnologias inovadoras, presentes na maioria das empresas do segmento.

Como solução, a plataforma Microsoft Azure foi utilizada para virtualizar servidores, bases de dados, sistemas web e mobile, e sites. Além da plataforma, também foram utilizadas outras soluções de serviço de nuvem Microsoft, tais como o Sharepoint, como portal de conteúdo acadêmico, o OneNote Class, como caderno virtual, o Yammer, como rede social acadêmica, o Sway, para apresentações e diário de bordo de projetos, o OneDrive para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os alunos, e o Project online para gestão de projetos, junto com todo o Office 365. Durante esse processo foi percebida a necessidade de trazer a plataforma Azure de forma marcante para o dia-a-dia dos cursos, dentro da sala de aula.

Microsoft_Azure_630x300_1.jpg

A solução, elaborada em parceria com a Microsoft, foi buscar uma disciplina que se adaptasse rapidamente e esse ambiente. Foi escolhida a disciplina de Escritório de Projetos. Nela, os alunos são desafiados a criar soluções ou resolver problemas reais através do uso de tecnologia. Para conseguir montar o projeto, o aluno passa por situações cotidianas de mercado, tais como gestão financeira com valores reais do projeto, divisão de acessos e tarefas na plataforma, visão de mercado, montagem dos ambientes, integrações, entre outras.

Para a BandTec, era essencial expor os estudantes ao que há de mais recente em tecnologia no mercado atual. Ao utilizarem o Microsoft Azure como infraestrutura em seu projeto, os alunos têm autonomia sobre o gerenciamento da ferramenta, para gerir seus próprios bancos de dados, sistemas e redes, e a responsabilidade de controlar a utilização dos recursos. Assim, vivenciam a melhor experiência de criação de um negócio gerido pela nuvem e, com isso, destacam-se para o mercado de trabalho.

Além dos laboratórios para a prática de projetos, os estudantes também podem assistir às aulas em qualquer lugar do campus, sem a necessidade de estarem presencialmente em um determinado espaço físico.

SOLUTION

Foi implementado o Microsoft Azure, uma combinação de serviços de nuvem integrados que oferecem melhores resultados, além de maior agilidade.

RESULTS

Com o Microsoft Azure, os estudantes podem assistir às aulas em qualquer lugar do campus, e ainda desenvolvem habilidades gerenciais, uma vez que têm autonomia sobre o gerenciamento da ferramenta, e podem gerir seus próprios bancos de dados, sistemas e redes. Os alunos vivem a melhor experiência de criação de um negócio gerido pela nuvem, e com isso, se destacam para o mercado de trabalho.

vestibular2016

Comente
Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: