Ensino HandsOn

Entenda o que é Cloud Computing

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Cloud Computing

Cloud computing pode ser definido como um modelo no qual a computação (processamento, armazenamento e softwares) está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via internet.

A vantagem do cloud computing é a flexibilidade. Se você precisa de mais processamento, você pode fazer um upgrade imediato de capacidade, sem precisar trocar componentes ou até equipamentos inteiros para isto. O mesmo vale para armazenamento ou até mesmo upgrades de software.

Nomes de peso como Amazon, AT&T, Dell, HP, IBM, Intel, Microsoft e Yahoo já anunciaram planos e investimentos na área e o Gartner acaba de liberar um relatório que aponta o cloud computing como uma das três mais importantes tendências emergentes nos próximo três a cinco anos. Um dos maiores desafios dessas empresas são a questão de confiabilidade na segurança e privacidade dos dados, pois estão tratando de informações vitais de outras empresas.

Comente

BandTec sedia evento da dinamarquesa Zendesk

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Eventos, Cloud Computing, Pós-Graduação

Empresa conheceu a BandTec por meio da visita de alunos a sua sede, no Vale do Silício, e escolheu a instituição para sediar seu primeiro evento no Brasil

Em setembro, ao escolher as empresas que seus alunos visitariam durante a “Silicon Trip”, viagem cultural realizada no final do curso para a região do Vale do Silício, EUA, a BandTec, incluiu uma das startups recém-chegadas à San Francisco, Califórnia, em seu roteiro de visita. A Zendesk, empresa de plataformas na nuvem de atendimento e suporte ao cliente, de origem dinamarquesa e criada em meados de 2009 por três amigos, representa o espírito empreendedor e inovador que permeia toda a região.

No encontro, que aconteceu em meados de setembro no Vale do Silício, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre suas soluções e seu dia-a-dia. Fruto desse encontro, a Zendesk escolheu a BandTec para sediar o evento que marca sua chegada em solo brasileiro: Zendesk BootCamp.

 Durante o evento, que acontece na BandTec, no dia 09 de novembro, das 9h às 17h, a empresa pretende divulgar suas boas práticas e apresentar a Zendesk e seus produtos para o mercado brasileiro. Segundo Clayton da Silva, Gerente de Serviços ao Cliente da Zendesk, a empresa pretende investir no mercado brasileiro. “Queremos entender as necessidades locais e, com isso, traçar nossas estratégias de recursos financeiros, materiais e humanos para a operação brasileira”, afirma. 

Comente

BandTec reestrutura curso de Banco de Dados com foco em Big Data e Cloud Computing

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Big Data & Analytics, Cloud Computing, Banco de Dados

A BandTec, Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes, anuncia a reestruturação da grade curricular de seu curso de Banco de Dados. As mudanças visam a incorporação de assuntos atuais no mercado de Tecnologia da Informação: Cloud Computing e Big Data. O objetivo é possibilitar que seus alunos desenvolvam habilidades em Business Intelligence (BI), com análise preditiva e, assim, ampliem suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

“Dentre as alterações, está a inclusão de novas disciplinas que sustentam a frente de BI e Big Data, como estatística, indicadores de negócio e análise preditiva. Além delas, que abordam a infraestrutura necessária à implementação e disponibilização de recursos para computação em nuvens, houve a realocação das disciplinas de programação. Queremos que o aluno esteja apto a capturar e transformar os dados em informações estratégicas que agregam valor ao negócio da empresa”, comenta Edson França, coordenador do curso de Banco de Dados. Para isso, novas disciplinas passam a compor o curso de Banco de Dados, a partir do segundo semestre deste ano: infraestrutura e ambientes operacionais; metodologias de gerenciamento de requisitos e testes de software; arquitetura e implementação de soluções web; estatística e indicadores de negócio; análise preditiva; sistemas de armazenamento de dados; arquitetura e integração para sistemas de banco de dados; metodologias e modelagem de dados dimensional.

Com isso, após a conclusão do curso tecnólogo, o formando estará apto a: projetar modelos de dados e estruturas do banco de dados; implementar objetos estruturais  e de lógica no banco de dados por meio de SQL (Structured Query Language); garantir a integridade dos dados pela estratégia de segurança e recuperação; monitorar performance em termos de acesso, fragmentação e volume dos dados; aplicar a análise e predição de negócio por meio de indicadores de desempenho, planejamento e implementação de práticas de BI, Balanced Scorecard e Datawarehouse; e gerenciar projetos e serviços a partir das melhores práticas de mercado, tendo como referência   o PMI (Project Management Institute) e o ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

“Nós, da BandTec, estamos sempre atentos às novidades e tendências do mercado de TI e, assim, abrimos um leque mais amplo de atuação para nossos egressos, incluindo cargos que vão além do tradicional”, completa França. Dentre as novas possibilidades profissionais, estão: analista de BI, desenvolvedor Front End (Cubo, Report, Dashboard), desenvolvedor ETL (Extract, Transform and Load), analista de Dados e analista de Qualidade de Dados.

Comente

Quer ser um arquiteto de infraestrutura de cloud?

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Carreira de TI, Cloud Computing, Graduação

A nuvem está fisgando empresas de diferentes setores e a temporada de caça por profissionais de cloud já começou e deve ser intensificada em 2013, de acordo com analistas do setor de Tecnologia da Informação (TI). Números comprovam a movimentação. Os gastos com cloud deverão gerar cerca de 14 milhões de empregos no mundo até 2015, segundo a consultoria IDC. Mas o que é necessário para conquistar um lugar ao sol nesse mercado?

Visão de gestão, opina Sandro Melo, coordenador do curso de Rede de Computadores da BandTec, entidade educacional localizada em São Paulo. “Ele também tem de dominar o lado técnico”, completa Melo. O conhecimento em virtualização vale ouro nesse profissional, acredita. “Afinal, essa tecnologia é ponte para a nuvem.”

Além disso, o velho discurso da fluência em inglês também vale para o arquiteto de cloud, já que muito material disponível sobre o tema está disponível na língua.

Uma reportagem recentemente publicada no site Infoworld nos Estados Unidos, listou quatro competências que os profissionais devem ter para se tornarem uma arquiteto de cloud de sucesso. Veja abaixo.

1. Compreender a maior parte das tecnologias de computação em nuvem, tanto privada quanto pública

Tente acompanhar o assunto por pelo menos um mês. É cansativo. Contudo, aqueles que criam soluções em nuvem precisam ter uma compreensão holística da tecnologia disponível, incluindo sua função e uso corretos. Isso significa compreender todos os produtos OpenStack e CloudStack, as ferramentas de gestão, as soluções de segurança em nuvem e, é claro, onde os Amazon Web Services – AWS se encaixam nessa mistura.

2. Saber as melhores práticas arquitetônicas de até 20 anos atrás

A habilidade de projetar soluções em nuvem é baseada em procedimentos arquitetônicos e métodos antigos. Caso você compreenda o que eles são e tenha experiência na utilização dessas abordagens, não correrá o risco de reinventar a roda no mundo da computação em nuvem. Isso inclui conhecer arquitetura orientada a serviço (SOA) e outras arquiteturas corporativas mais tradicionais.

3. Repensar o que não funciona e buscar o que funciona

Grande parte do trabalho do arquiteto de computação em nuvem é testar coisas novas, ver se elas funcionam e, caso não funcionem, encontrar alternativas. Os melhores arquitetos são abertos em relação à utilização da tecnologia e estão sempre buscando a melhor solução. Mas lembre-se: só porque algo funciona não significa que seja a solução correta.

4. Vontade de compreender e trabalhar com o negócio

Soluções de computação em nuvem bem-sucedidas são aquelas que atendem diretamente as necessidades do negócio e os arquitetos da nuvem precisam compreender o negócio e trabalhar diretamente com as partes interessadas. Muitos profissionais da tecnologia tendem ficar presos a uma tecnologia e não chegam a compreender os problemas centrais do negócio que precisam ser solucionados. Isso não leva a algo bom.

Fonte:  Computerworld

Comente
Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: