Ensino HandsOn

Por que ter uma certificação COBIT

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Cursos de Extensão, Certificação

por-que-ter-uma-certificacao-cobit.png

O acrônimo COBIT significa Control Objectives for Information and related Technology, um framework desenvolvido e atualizado pela ISACA, instituto composto por empresas globais de tecnologia que gere certificações com foco em segurança de TI, risco e governança.

A principal função do COBIT é fornecer um grupo de boas práticas no que tange a governança de TI em uma empresa, atualmente em sua quinta versão.

Este framework busca garantir que a tecnologia foque o negócio da empresa e não necessariamente no departamento de TI, alinhando, desta forma, as atividades de TI com o negócio principal da empresa.

Além disto, o COBIT está integrado com outros frameworks utilizados no mundo da tecnologia, seja na gestão de serviços, como o ITIL, ou mesmo na gestão de risco de TI, como o ISSO. Logo, a utilização do COBIT pela empresa fornece uma visão holística com foco nos negócios e nas necessidades dos principais stakeholders da organização.

Mas afinal, por que a certificação COBIT é importante para um profissional de TI?

Visão estratégica de TI e do negócio da empresa

Um profissional certificado em COBIT tem a percepção e a capacidade de analisar como a tecnologia da informação influencia, trabalha e opera para que os negócios e os objetivos da empresa sejam alcançados.

Como o foco do framework é gerar valor ao negócio, um profissional com esta certificação acaba tendo um entendimento de como os diferentes stakeholders interagem, suas necessidades e como a tecnologia deve apoiar os diferentes processos dentro da empresa, não estando limitado apenas ao departamento de TI.

O COBIT 5 tem como base cinco princípios-chaves:

  • Princípio 1: Atender as Necessidades das Partes Interessadas.

  • Princípio 2: Cobrir a Empresa de Ponta a Ponta.

  • Princípio 3: Aplicar um Framework Único, Integrado.

  • Princípio 4: Capacitar uma Abordagem Holística.

  • Princípio 5: Separar a Governança do Gerenciamento.

Cada um destes princípios tem como base a visão estratégica e não apenas operacional ou gerencial. Desta forma, ao conseguir a certificação COBIT, o profissional passa a ter uma visão completa de todo o ecossistema que envolve tecnologia na companhia.

Maior abrangência em outras disciplinas de TI

O COBIT 5 aborda temas que muitas vezes não são trabalhados por todos os profissionais de TI e que normalmente são responsabilidade de alguns especialistas ou departamentos específicos, como por exemplo, segurança da informação e gerenciamento de risco.

Além disto, outros frameworks são usados na implementação do COBIT 5 nas empresas, como por exemplo, PMBOK, ISO, ITIL entre outros. Desta forma, o profissional com a certificação em COBIT acaba tendo contato com outros frameworks e padrões já utilizados e reconhecidos no mercado, com uma visão integrada de como a empresa utiliza diferentes metodologias no dia a dia de suas operações.

Finalmente, ao ser certificado no COBIT 5, o profissional acaba entrando em contato com estas disciplinas, porém com uma visão muito mais estratégica. Este conhecimento acaba sendo útil em projetos complexos, pois com o conhecimento adquirido durante a certificação, baseada nas melhores práticas disponível no mercado, o mesmo poderá participar ativamente das discussões, influenciando na tomada de decisão.

Conclusão

Profissionais com uma visão mais estratégica, ampla e holística, com foco no negócio e com o selo de qualidade de uma certificação internacional, possuem mais destaque no mercado e, por consequência, maiores possibilidades de crescimento.

Atualmente se fala cada vez mais em profissionais generalistas com foco em resultados e grande capacidade de integração com diferentes departamentos. Ou seja, uma certificação COBIT 5 entrega exatamente este grupo de atributos que são tão desejados pelo mercado.

Curso de Gestão de TI (ITIL e Cobit)

A BandTec oferece o curso Gestão de TI, preparatório para a Certificação COBIT. O curso está com inscrições abertas, clique para saber mais!

Referências

http://www.citicus.com/images/cobit5_process_reference.jpg

http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/pratica/o-que-e-cobit-e-como-ele-vai-melhorar-sua-gestao-de-ti

http://www.isaca.org/cobit/pages/default.aspx

http://blog.freshservice.com/itil-cobit/

http://www.heitmanagement.com/blog/2016/04/an-introduction-to-cobit/

Comente

5 motivos para ser um certificado ITIL

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Carreira de TI, Cursos de Extensão, Certificação

motivos-para-ser-um-certificado-ITIL.jpg

O acrônimo ITIL significa Information Techonology Infrastructure Library e nada mais é do que um framework de boas práticas no gerenciamento de serviços de TI. Esta certificação é uma das mais consumidas na indústria de tecnologia ao redor do mundo.

De maneira simples, o ITIL tem como objetivo disponibilizar para os profissionais um grupo de boas práticas que visam maximizar a eficiência da tecnologia, reduzindo custos e riscos e trazendo ao usuário final uma experiência consistente no decorrer do tempo.

Atualmente a certificação ITIL possui quatro diferentes níveis:

  • ITIL Foundation: Nesta certificação o aluno aprende os conceitos básicos e conhece a terminologia que é a base do framework;certificacao-ITIL.jpg

  • ITIL Intermediate: Neste nível o aluno pode escolher entre duas disciplinas: Service Lifecycle e Service Capability. Caso o mesmo também
    tenha interesse em chegar ao nível Expert, deverá se certificar em Managing Across the Lifecycle;

  • ITIL Expert: Neste nível o detalhamento do framework é maior e analisa diferentes processos;

  • ITIL Master: Destinado aos profissionais que planejam, gerenciam e operam serviços de TI, normalmente em cargos de gestão.

Mas por que é importante ter certificações ITIL?

1. Modelo comum no mundo de TI

É um modelo internacional e comumente usada em todos os departamentos de TI de grandes empresas. Não apenas em se tratando de terminologia, mas também em normas e processos. Falar com a equipe, dar orientações, comunicar problemas ou oportunidades aos superiores utilizando os termos deste framework é muito mais fácil comparado com quem não possui a certificação.

2. Empregabilidade

Justamente por ser utilizado mundialmente em várias empresas, sólidas e reconhecidas, estas, na hora de contratar um novo colaborador, irão dar preferência para aqueles que já estão familiarizados com a forma que elas operam a TI, ou seja, buscarão profissionais certificados já que a curva de aprendizagem dos contratados será menor e eles demonstrarão menos dificuldade para se adaptar na operação da empresa.

Além disto, o ITIL está muito próximo de outros frameworks, como o ISO/IEC 20000, ou seja, para companhias com este grau de certificação e qualidade, ter profissionais certificados em ITIL é quase uma obrigatoriedade.

3. Efetividade

Os alunos certificados em ITIL possuem uma carga de conhecimento adquirido durante o treinamento que faz a diferença na execução de suas atividades. O framework, que existe desde 1980, traz as melhores práticas da área - que são replicáveis independente do setor.

Profissionais certificados acabam tendo uma visão completa e profundas dos processos e serviços de TI, fazendo com que os mesmos trabalhem mais rápido e performando melhor, quando comparado com os profissionais que não possuem a certificação.

4. Visão abrangente 

Por ser um framework que reúne boas práticas no mundo de serviços de TI, os profissionais certificados em ITIL acabam com uma visão sistêmico-integrada da área. Mesmo profissionais com foco altamente técnico e especializados precisam de uma visão completa dos serviços de TI, capacitando-os a ocupar outras vagas ou possibilitando o crescimento da carreira para um viés de gestão.

5. O ambiente de TI está mudando muito rápido

As novidades no mundo de tecnologia já não mais novidades. Com novas tendências e produtos aparecendo todos os dias neste mercado, as empresas têm duas necessidades: estarem atualizadas, e ao mesmo tempo garantir que estas atualizações aconteçam de modo a não atrapalhar a operação que acontece naquele momento. Nestas situações os profissionais certificados acabam se destacando ainda mais, pois as atualizações (sejam em processos, tecnologia, produtos ou serviços) acabam sendo acomodadas dentro de um framework, metodologia e modo de operação adequados para o cenário de constante atualização de serviços de TI.

Conclusão

Mais do que uma linha no currículo, uma certificação em ITIL significa ganho real de conhecimento que pode ser facilmente convertido em ação e diferencial competitivo para os profissionais. Além disso, a certificação garante acesso a um framework usado no mundo inteiro e que é a base da operação de serviços de TI nas maiores e mais importantes empresas do globo. Para profissionais que trabalham em empresas menores, a certificação pode ser usada como uma fonte de conhecimento para promover significativas mudanças nas áreas de TI das companhias, melhorando a eficiência e reduzindo custos e riscos.

A Faculdade BandTec oferece o curso de Gestão de TI, preparatório tanto para a certificação ITIL quanto para a certificação COBIT. Ao final do curso, você escolhe qual certificação deseja fazer! As inscrições estão abertas. Clique aqui para saber mais.

Curso de Gestão de TI (ITIL e Cobit)

Referências

https://www.techopedia.com/2/28631/it-business/it-careers/itil-certification-why-you-need-it-how-to-get-it

http://www.simplilearn.com/11-reasons-to-get-itil-certification-article/all-resources

http://www.villanovau.com/resources/itil/itil-certification-benefits/#.V9cE0JgrLIU

http://www.venki.com.br/blog/o-que-e-uma-certificacao-itil/

Comente

Bandtec quer pensar as implicações do uso de tecnologia na educação

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Cursos de Extensão

IT in education

Não há dúvida de que as tecnologias digitais vieram para estabelecer novos fazeres pedagógicos e para mediar a relação dos alunos com os conteúdos aprendidos.

Mas não sabemos ainda quais consequências trará para a sociedade e para a educação a aproximação inevitável entre sala de aula e as tecnologias da informação.

Não basta apenas saber operar as novas máquinas e seus infinitos aplicativos, mas conseguir pensar como – e se – essa nova realidade trará enfrentamentos e novas fronteiras a serem desbravadas.

A Bandtec – através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – oferecerá nos próximos quatro sábados de Agosto o curso “Discussões filosóficas sobre educação e tecnologia”. O objetivo do curso é trazer a contribuição de teorias filosóficas contemporâneas que auxiliem os educadores e os alunos a compreenderem a relação entre Tecnologia e Aprendizagem no novo contexto social que se organiza.

O curso será ministrado pelo Prof. Luiz Claudio Bido e toda a comunidade poderá participar. Será oferecido certificado aos que frequentarem 75% do curso, mas os interessados podem participar de quantas aulas quiserem ou puderem.

Os temas das aulas são:

Aula 1 – A representação social da tecnologia e da educação mediada por tecnologia da informação.

Aula 2 – A questão da legitimação dos discursos acerca da tecnologia aplicada à educação.

Aula 3 – A sociedade complexa e os saberes necessários à educação do futuro.

Aula 4 – As redes sociais e sua implicação na educação contemporânea.

Para inscrições e pagamentos, entre em contato com Mariana Leopoldino, através do e-mail mariana.leopoldino@bandtec.com.br ou pelo telefone (11) 5087-3691, a partir das 17:00 hs.

Carga horária: 12 horas

Data: 9, 16, 23 e 30 de Agosto

Local: Faculdade BandTec (Rua Estela, 268 – Paraíso) Sala A31

Horário: das 9h às 12h

Professores e funcionários do Colégio Bandeirantes e BandTec: convidados.

Alunos da BandTec: R$ 60,00

Público em geral: R$ 200,00

Comente
Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: