Ensino HandsOn

Afinal, Inglês é importante ou não na área de TI?

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Inglês

“Se você trabalha com TI, falar inglês não é uma exigência.”

Já ouviu essa frase antes? Caso sua resposta seja sim, nossa dica é: não caia nessa! Que a língua inglesa é considerada universal, temos certeza que você já sabia. Mas isso não vale apenas para quando você está viajando e quer pedir um hamburguer na lanchonete ou quando joga online com pessoas do mundo todo. O inglês é, acima de tudo, a língua universal dos negócios. Então se você quer se dar bem no mundo corporativo, é bom começar a estudar e praticar!

Afinal, Inglês é importante ou não na área de TI?

Já comentamos que para se destacar na carreira de TI é preciso estar sempre atualizado e atento às novas tecnologias. Para isso, o profissional deve acompanhar notícias, eventos, blogs, webinars e podcasts sobre tecnologia da informação, bem como buscar informações em livros e e-Books. Acontece que as principais fontes de conhecimento sobre a área estão em… English!

E não para por aí! Sabe aquele curso que você quer fazer ou aquela certificação que iria te ajudar a conquistar uma promoção dentro da empresa? Pois é, há grandes chances dos materiais de estudo ou provas serem também em inglês. Neste post que falamos sobre cursos gratuitos na área de TI, isso fica evidente.

E se você está pensando: “Não tem problema, dá para esperar pela tradução dos materiais para o português”. Mas será que dá mesmo? Pense que enquanto você está esperando por esse conteúdo, outros profissionais que falam inglês já estão fazendo uso desses novos conhecimentos. E você sabe que, quando falamos em tecnologia, tudo evolui muito rápido… então existe a possibilidade de que quando esse material traduzido estiver pronto, seja tarde demais.

Até para aprender adequadamente linguagens básicas de programação você precisará do inglês, uma vez que uma parte das API’s e diversos termos específicos da área estão escritos nessa língua. E no mercado, ainda mais se você trabalha ou pretende trabalhar em grandes corporações, o inglês sempre estará presente, por mais que você tente escapar. O treinamento que vem da sede no Reino Unido? Será em inglês. O comunicado do CEO sobre as metas para o próximo semestre? Em inglês. A nova ferramenta que foi implementada? Todinha em inglês.

Por fim, se você deseja assumir posições mais estratégicas e de gestão dentro de uma empresa, já sabe, não é? Falar outros idiomas é fundamental, tanto para continuar seu desenvolvimento profissional quanto para se relacionar com organizações de outros países, em projetos globais.

Opções gratuitas para aprender inglês

Caso você não tenha dinheiro para matricular-se num curso agora, existem plataformas online e gratuitas para começar a aprender e praticar: Livemocha e Duolingo. O Livemocha é a maior comunidade online do mundo para aprender outras línguas. Já o Duolingo é um aplicativo bastante didático e ganhador de diversos prêmios. Está disponível para iOS, Android e Windows Phone. Existem muitas outras opções, é só procurar!

Outra possibilidade é verificar se a instituição de ensino escolhida por você para cursar a graduação em TI oferece aulas de inglês ou parcerias com escolas especializadas no ensino de línguas. Aqui na BandTec, por exemplo, oferecemos aos nossos alunos aulas de inglês durante os 5 semestres dos cursos de graduação. E não pense que não conta nota, pois conta sim! Exigimos dos nossos alunos a mesma dedicação dada às outras matérias, com uma vantagem, claro, o inglês é praticado dentro da faculdade, em apresentações de projetos e outras atividades com foco em TI e no mercado de trabalho.

E você aí está esperando o quê para se dedicar ao idioma da terra do iPhone? Bons estudos!

Ebook - As novas áreas da Tecnologia da Informação
 
 
Comente

A Special Visitor

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Inglês

On March 10th BandTec received a very special visit. Bob Lamm, writer and teacher at NYU (New York University) took some time off from sightseeing and got to know our students and BandTec modern facilities. BandTec students had the opportunity to practice their English (which they learn as a part of the IT courses) by attending Bob’s lecture and asking him questions about life in New York and his impressions of São Paulo and Brazil.

At NYU, Bob teaches classes on “The Joy of Improv,” “Novels With a Social Conscience,” and “Plays With a Social Conscience”. Bob has published several articles on newspapers and magazines such as the New York Times, the Village Voice and others. On his second visit to Brazil, Bob talked to the students about the main current political issues in United States, as well as the life and people in New York City. We learned about how the city has changed with the different waves of immigration, and how each of these immigrant people has made a contribution to the local culture.

Students and teachers at BandTec were enthusiastic about the opportunity. We are looking for Bob Lamm’s next visit!

Comente

Inglês é fundamental!

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Inglês

“Inglês é fundamental” é uma matéria que foi feita por Jacqueline Lafloufa, na qual de forma bem objetiva e clara é explicado qual é a real importância de conhecer outro idioma, principalmente o Inglês, além do próprio Português para o profissional de TI.

“Houve um tempo em que saber inglês era um diferencial para a carreira profissional. Hoje, em especial na área de TI, o conhecimento do idioma é fundamental, já que grande parte das atividades relacionadas envolve seu uso. Essa necessidade básica advém da globalização do mercado, que atualmente conta com multinacionais que elegem o inglês como língua ‘universal’ dentro da empresa. “Em multinacionais, muitos dos líderes e gestores são estrangeiros, fazendo com que as reuniões e comunicações internas sejam realizadas em inglês, mesmo que você utilize a língua local para conversar com seus colegas de mesmo nível hierárquico”.

Comente

Em parceria com a English Central, professores apresentam case sobre o Ensino de Inglês diferenciado na BandTec

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Inglês

Parceira da BandTec, a English Central oferece uma plataforma online para aprendizado do inglês. A plataforma se baseia no uso de vídeos autênticos, com palestras, entrevistas e comerciais de TV, e de uma avançada tecnologia para reconhecimento de voz que permite que os alunos assistam aos vídeos, aprendam o vocabulário das falas e gravem sua própria voz, praticando os diálogos apresentados nos vídeos. A plataforma grava e analisa a produção dos alunos em tempo real através de seu sistema com base na “nuvem”, e mostra onde podem melhorar em termos de pronúncia e entonação.

Essa plataforma vem sendo utilizada com grande sucesso pelos alunos e professores da BandTec, possibilitando a avaliação constante dos resultados e também promovendo a evolução dos alunos no aprendizado do idioma, um dos pilares da proposta da BandTec na formação de novos profissionais de tecnologia.

No próximo dia 22 de janeiro, das 19h às 21h, os professores de Inglês da BandTec farão a apresentação de um case, mostrando toda a implementação e utilização da ferramenta.

Serviço

EnglishCentral Roundtable in Brazil
Data: 22 de janeiro, terça-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Rua Estela, 268 | 04011-001 | São Paulo – SP
Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link abaixo http://roundtableinbrazil.eventbrite.com/#

Vagas limitadas.

 

Participe e entenda como o ensino do Inglês pode ser diferenciado!

Comente

Inglês técnico torna-se diferencial

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Inglês

Paulo A estudante Natália Cançado, 21, atesta a relevância do inglês técnico para manter-se atualizada em sua área de formação: “A medicina é muito dinâmica”.

“Não perco o ritmo para entender conceitos e me mantenho competitivo”, justifica Antônio Carlos, 60, que faz inglês voltado à área de TI.

A área de informática é uma das que mais demandam conhecimento específico da língua, segundo as escolas.

Esse foi um dos motivos para a BandTec (Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes) ter inserido inglês técnico na grade dos cursos.

“A ideia é que [o conhecimento específico do idioma estangeiro] seja mais uma competência”, avalia o coordenador Mauricio Pimentel. É nisso que aposta o aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na BandTec Gustavo Rodrigues, 19, que diz ver no inglês técnico uma chance de melhorar o currículo.

Especialistas em recursos humanos, porém, recomendam cautela antes de se matricular em um curso focado. O peso do conhecimento técnico de outro idioma “dependerá da área atuação e da empresa”, indica Elaine Saad, gerente-geral da consultoria Right Management.

Fonte: Folha de São Paulo

Comente

Ensino do Inglês é fator decisivo para o sucesso em TI

Postado por Equipe BandTec

Tópicos: Inglês

A BanTec produziu um vídeo bem completo para explicar a importância do inglês na área de TI. Além do vídeo, vamos dar algumas dicas de como treinar seu inglês para agilizar seu aprendizado, e se dar bem em uma das línguas mais importantes e mais faladas no mundo!

Pois é, além de frequentar salas de aula e praticar o inglês com frequência, confira algumas dicas que vão te ajudar a compreender melhor o idioma e acelerar seus estudos:

  • Assista filmes com áudio em inglês e com legendas tambêm em inglês. Nada de dublagem, é inglês! Você se familiariza com as pronúncias e ainda descobre jargões, frases de efeito e maneiras diferentes de entender as expressões usadas no dia-a-dia;
  • Revistas, artigos, portais, blogs, livros, twitter, música, embalagens de produto, manuais de uso do produto, vale tudo! É sempre muito bom entender a maneira de como são fornecidas as informações que estamos acostumado a lidar, só que em inglês. De quebra você vai descobrir novos universos, aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos e acabar com a preguiça de ler!
  • Dicionário! Aquele velho amigo empoeirado pode ajudar você, e MUITO, na compreensão de muitas palavras. Diversas vezes uma só verbo, por exemplo, pode ter significados que você nem imagina. E claro, é sempre bom consultar o dicionário e aprender novas palavras e significados para multiplicar seu repertório;
  • Redes socias! Pode ser no Facebook, no Orkut, no MySpace, no Twitter, não importa onde! As redes são canais incríveis para você descobrir pessoas que querem trocar figurinhas e falar sobre seus hobbies e sobre o mundo. Você também pode procurar um amigo que goste do idioma e treinar com ele. Ambos podem dar muitas risadas e aprender juntos.
Comente
Nova chamada à ação

          

Posts recentes

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: