Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes

Uma experiência de trabalho com valores

Postado por Equipe BandTec

Tags: Laboratório

Muito se discute sobre a importância do treinamento de softskills no ambiente de trabalho com Tecnologia. Acontece que tais habilidades dependem fundamentalmente de valores que as precedem, como exemplifiquei no post sobre “Saber ouvir…”. Habilidades são treináveis e focam comportamentos. Trabalhar com valores, todavia, exige mais tempo, mais dedicação e implica na construção ou modificação de culturas organizacionais.
 
Na BandTec, instituição da qual faço parte, temos trabalhado com a perspectiva de educar valores. Mais do que treinar skills de relacionamento, procuramos modificar o clima e a cultura de forma a estabelecer parâmetros mais flexíveis e tolerantes em membros de toda a comunidade educativa.
 
Logo que nossos alunos ingressam no curso, eles são desafiados a trabalhar em grupo, de modo colaborativo e construindo soluções para problemas práticos. Obviamente, conflitos surgem desse processo e procuramos, com tempo e consciência, proporcionar espaços para que eles sejam trabalhados e resolvidos. Nesse sentido, é fundamental considerar que resolver conflitos não é exatamente evitá-los ou superá-los. Para resolver situações conflituosas é preciso ter paciência e abertura à alteridade, tema central em nossas vivências e discussões.
 
Os alunos partem do confronto com sua própria história e significações – questionando a escolha da carreira, sua postura pessoal e profissional, bem como sua vida dentro e fora do ambiente escolar – para, aos poucos, ir tomando consciência do Outro, dos fatores que o motivam, de sua responsabilidade e da necessidade de engajamento para tornar-se um cidadão e um profissional mais responsável e autônomo.
 
O trabalho se estende aos professores e demais colaboradores, para que se crie um clima propício à discussão e reflexão sobre os relacionamentos humanos. Em certas ocasiões, também as empresas do mercado de TI são convidadas para se integrar ou apenas conhecer o processo todo. Na BandTec, acreditamos que educar leva tempo e necessita de exemplos. Por isso, todos que participam do processo são convidados a dar sua colaboração, sejam eles alunos, professores, colaboradores, empresas ou comunidade em geral. 

Equipe BandTec

Equipe de publicações da Bandtec Digital School


Nova chamada à ação

          

Cursos Graduação

Cursos Graduação BandTec

Os cursos são práticos, com ênfase em atividades de laboratório, estudos de casos e projetos, que fazem parte do dia a dia das empresas.

Veja os cursos:

Cursos Pós-Graduação

BandTec-pos-graduacao

As especializações visam uma formação completa voltada à empregabilidade de seus alunos. assim, incluem a abordagem de questões técnicas, mas também uma ampla visão de negócios e troca de vivências profissionais.

Veja os cursos: